Com a atual pandemia da COVID-19 trazendo graves consequências para a economia, muitas empresas precisam se adequar, seja suspendendo seu funcionamento ou transformando seu modelo de trabalho. É fato que a maioria das profissões sofreram ajustes em suas rotinas e escopo de trabalho, o que não foi diferente com o profissional de contabilidade, que também se tornou um consultor de seus clientes, zelando pelo equilíbrio econômico e apresentando possíveis cenários futuros para conter a ansiedade do empreendedor e também auxiliá-lo nos planejamentos estratégicos.
A contabilidade é responsável por cuidar dos setores financeiros, econômicos, tributários e patrimoniais das organizações, ou seja, aqueles que representam a sua saúde financeira. Com isso, gera informações valiosas para a gestão e administração, por isso o auxílio na gestão da crise é fundamental em momentos como o que estamos vivendo. Uma decisão equivocada por trazer grandes prejuízos financeiros ou até mesmo a descontinuidade do negócio.
Com o home office se tornando uma ferramenta fundamental na rotina de diversas empresas em meio à pandemia, o uso da internet também é estendido para a comunicação do contador com seus clientes, que mais do que nunca, precisa ser clara e tempestiva. Profissionais da contabilidade que ainda não estavam presentes no ambiente virtual passam a utilizar essa comunicação, inclusive para ser exemplo para seus clientes. Eles precisam ser motivadores da comunicação interna virtual, já que muitas informações e documentos podem ser compartilhados por e-mails ou plataformas seguras, principalmente para evitar que o cronograma de envio de documentos fiscais seja afetado.
Diversas mudanças e adaptações deixam os empresários, já preocupados com a continuidade do negócio, desatualizados sobre prazos e parcelamentos, por exemplo. Desde o início da pandemia, quando o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.979 que dispõe sobre o tema e tem previsão para vigorar na duração da mesma, o governo federal tem apresentado novas medidas com o objetivo de diminuir o impacto econômico nas empresas brasileiras. Além da revisão de regras previstas na CLT, aprovou novas medidas provisórias para evitar as demissões em massa, como a MP 936, que trouxe algumas alterações importantes à legislação trabalhista. Assim que essa e outras alterações entraram em vigor, muitas dúvidas surgiram, trazendo aos contadores a necessidade de revisar legislações e comunicar seus clientes, para que se adequassem as regras atuais. Aproximar-se mais das empresas, levando esclarecimentos sobre as atualizações legais, também se tornou mais uma atividade fundamental do contador.
A crise da COVID-19 traz a nossa economia efeitos negativos de longo prazo, porém o contador é capaz de ajudar a minimizar os impactos negativos das empresas, através de uma consultoria de contabilidade, indicando pontos fortes e pontos fracos que precisam de ações imediatas, sugerindo melhorias em processos gerenciais e financeiros, auxiliando no equilíbrio fiscal com um bom planejamento tributário, além de apresentar medidas que garantam a adoção de condutas para manter a sustentabilidade dos negócios.
Vivemos em uma situação sem precedentes e cabe ao contador, agora, mais do que nunca, estar atento e informado sobre os cenários e medidas impostas pelo governo. Com as informações corretas e atualizadas em mãos, poderá atuar ao lado do empreendedor, auxiliando no planejamento de estratégias capazes de fortalecer o negócio como um todo.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance , financial advisory , risk advisory , tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.