Com
a atual pandemia da COVID-19 trazendo graves consequências para a economia,
muitas empresas precisam se adequar, seja suspendendo seu funcionamento ou
transformando seu modelo de trabalho. É fato que a maioria das profissões
sofreram ajustes em suas rotinas e escopo de trabalho, o que não foi diferente
com o profissional de contabilidade, que também se tornou um consultor de seus
clientes, zelando pelo equilíbrio econômico e apresentando possíveis cenários
futuros para conter a ansiedade do empreendedor e também auxiliá-lo nos
planejamentos estratégicos.
A
contabilidade é responsável por cuidar dos setores financeiros, econômicos,
tributários e patrimoniais das organizações, ou seja, aqueles que representam a
sua saúde financeira. Com isso, gera informações valiosas para a gestão e
administração, por isso o auxílio na gestão da crise é fundamental em momentos
como o que estamos vivendo. Uma decisão equivocada por trazer grandes prejuízos
financeiros ou até mesmo a descontinuidade do negócio.
Com
o home office se tornando uma
ferramenta fundamental na rotina de diversas empresas em meio à pandemia, o uso
da internet também é estendido para a comunicação do contador com seus
clientes, que mais do que nunca, precisa ser clara e tempestiva. Profissionais
da contabilidade que ainda não estavam presentes no ambiente virtual passam a
utilizar essa comunicação, inclusive para ser exemplo para seus clientes. Eles
precisam ser motivadores da comunicação interna virtual, já que muitas
informações e documentos podem ser compartilhados por e-mails ou plataformas
seguras, principalmente para evitar que o cronograma de envio de documentos
fiscais seja afetado.
Diversas
mudanças e adaptações deixam os empresários, já preocupados com a continuidade
do negócio, desatualizados sobre prazos e parcelamentos, por exemplo. Desde o
início da pandemia, quando o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13.979
que dispõe sobre o tema e tem previsão para vigorar na duração da mesma, o
governo federal tem apresentado novas medidas com o objetivo de diminuir o
impacto econômico nas empresas brasileiras. Além da revisão de regras previstas
na CLT, aprovou novas medidas provisórias para evitar as demissões em massa,
como a MP 936, que trouxe algumas alterações importantes à legislação
trabalhista. Assim que essa e outras alterações entraram em vigor, muitas
dúvidas surgiram, trazendo aos contadores a necessidade de revisar legislações
e comunicar seus clientes, para que se adequassem as regras atuais.
Aproximar-se mais das empresas, levando esclarecimentos sobre as atualizações
legais, também se tornou mais uma atividade fundamental do contador.
A
crise da COVID-19 traz a nossa economia efeitos negativos de longo prazo, porém
o contador é capaz de ajudar a minimizar os impactos negativos das empresas,
através de uma consultoria de contabilidade, indicando pontos fortes e pontos
fracos que precisam de ações imediatas, sugerindo melhorias em processos
gerenciais e financeiros, auxiliando no equilíbrio fiscal com um bom
planejamento tributário, além de apresentar medidas que garantam a adoção de
condutas para manter a sustentabilidade dos negócios.
Vivemos
em uma situação sem precedentes e cabe ao contador, agora, mais do que nunca,
estar atento e informado sobre os cenários e medidas impostas pelo governo. Com
as informações corretas e atualizadas em mãos, poderá atuar ao lado do
empreendedor, auxiliando no planejamento de estratégias capazes de fortalecer o
negócio como um todo.
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