Com
a pandemia do COVID-19, o maior desafio atual é proteger a vida de milhares de
pessoas e os meios de subsistência de bilhões. Em 2008, a grande crise financeira também
provocou um esforço muito grande no mundo inteiro, mas a sociedade encontrou
soluções paliativas e não observou as falhas estruturais da globalização. Por
isso, em meio a outra luta, ainda mais desafiadora, valem algumas reflexões
sobre identificar oportunidades na adversidade, para ajudar a criar uma
sociedade mais sustentável, resiliente, saudável e igualitária.
As empresas podem, nesse momento de crise, agregar aos
esforços de reconstrução para que eles perpetuem e deixem ao mundo um legado
duradouro. O comportamento corporativo é um microcosmo do sistema econômico. O
mundo das corporações acumula histórias grandiosas de integridade, energia e
engenhosidade, que ajudaram em muitos combates. As empresas que prosperarão na
próxima década tendem a ser aquelas que adotarem uma gestão de propósito
transformado em realidade. Aquelas que pensam em seus clientes e colaboradores
e acima de tudo, são úteis e relevantes para a sociedade em tudo que fazem.
As
responsabilidades sociais e ambientais caminham juntas, porém a maioria dos
cidadãos ainda não desviou sua atenção para a crise climática, por exemplo. É
importante refletir como, em questões de semanas, algumas respostas ao COVID-19
conseguiu mobilizar tantos aspectos da vida moderna.
Em
meio à pandemia, muitas pesquisas e artigos estão sendo publicados, não só
ligados à doença, mas aos riscos sociais. E muitos mais registros serão
produzidos pelo mundo todo durante a pandemia. Ou seja, as organizações poderão
usar essas análises para elaborar planos futuros de resposta a outras possíveis
crises, sem desconexão entre o risco avaliado de forma estratégica e planos de
resposta emergenciais. Ambos precisam estar interligados, principalmente no que
se refere ao problema da fome, já enfrentado em várias partes do globo.
A
crise atual é o momento de continuar aproveitando as oportunidades trazidas
pela quarta revolução industrial, cujas mudanças já estavam se apresentando na
última década, que trouxe uma infinidade de plataformas digitais inovadoras
agora utilizadas neste momento de isolamento social e profissional. A tendência
é que mais inovações surjam no mercado de agora em diante, visto que com a
crise do COVID-19 fica provado que o mercado consegue fazer as coisas acontecerem
de forma rápida. Juntar na quarta revolução industrial uma visão social,
política e corporativa para a coletividade é o melhor caminho para criarmos um
futuro melhor. É hora de refletir se a indústria 4.0 será de propriedade de
poucos, continuando um sistema desigual, ou será desenvolvida a todos os
cidadãos, independentemente do nível social.
O
COVID-19 também está mostrando que uma sociedade de fato existe e que ninguém
prospera sozinho. A colaboração global é essencial e construtiva e nos últimos
anos, as empresas demonstraram um entendimento maior de que, coletivamente,
dependem de uma sociedade e de um planeta mais prósperos, aceitando a
necessidade das parcerias para a criação de um novo modelo econômico, no qual
empresas individuais ganham ao mesmo tempo em que a sociedade e o planeta
prosperem. Isso funcionará quando as empresas priorizarem as parcerias não
apenas para questões específicas, mas também para mudanças sistêmicas.
Todas
as tendências citadas já eram percebidas antes do COVID-19, em empresas
emergentes que ofereciam produtos e serviços priorizando o cliente, mas também
a sociedade e o planeta na mesma medida. Embora inicie-se um momento difícil
para as startups, que precisarão de muita
energia para a continudade dos negócios após a pandemia, muitas delas são uma
inspiração e um indicativo de que uma grande revolução nos negócios está
chegando.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua
com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate
finance, financial advisory, risk advisory,
tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais
informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa
empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias
certificadas para a realização das atividades.