Com a pandemia do COVID-19, o maior desafio atual é proteger a vida de milhares de pessoas e os meios de subsistência de bilhões. Em 2008, a grande crise financeira também provocou um esforço muito grande no mundo inteiro, mas a sociedade encontrou soluções paliativas e não observou as falhas estruturais da globalização. Por isso, em meio a outra luta, ainda mais desafiadora, valem algumas reflexões sobre identificar oportunidades na adversidade, para ajudar a criar uma sociedade mais sustentável, resiliente, saudável e igualitária.
As empresas podem, nesse momento de crise, agregar aos esforços de reconstrução para que eles perpetuem e deixem ao mundo um legado duradouro. O comportamento corporativo é um microcosmo do sistema econômico. O mundo das corporações acumula histórias grandiosas de integridade, energia e engenhosidade, que ajudaram em muitos combates. As empresas que prosperarão na próxima década tendem a ser aquelas que adotarem uma gestão de propósito transformado em realidade. Aquelas que pensam em seus clientes e colaboradores e acima de tudo, são úteis e relevantes para a sociedade em tudo que fazem.
As responsabilidades sociais e ambientais caminham juntas, porém a maioria dos cidadãos ainda não desviou sua atenção para a crise climática, por exemplo. É importante refletir como, em questões de semanas, algumas respostas ao COVID-19 conseguiu mobilizar tantos aspectos da vida moderna.
Em meio à pandemia, muitas pesquisas e artigos estão sendo publicados, não só ligados à doença, mas aos riscos sociais. E muitos mais registros serão produzidos pelo mundo todo durante a pandemia. Ou seja, as organizações poderão usar essas análises para elaborar planos futuros de resposta a outras possíveis crises, sem desconexão entre o risco avaliado de forma estratégica e planos de resposta emergenciais. Ambos precisam estar interligados, principalmente no que se refere ao problema da fome, já enfrentado em várias partes do globo.
A crise atual é o momento de continuar aproveitando as oportunidades trazidas pela quarta revolução industrial, cujas mudanças já estavam se apresentando na última década, que trouxe uma infinidade de plataformas digitais inovadoras agora utilizadas neste momento de isolamento social e profissional. A tendência é que mais inovações surjam no mercado de agora em diante, visto que com a crise do COVID-19 fica provado que o mercado consegue fazer as coisas acontecerem de forma rápida. Juntar na quarta revolução industrial uma visão social, política e corporativa para a coletividade é o melhor caminho para criarmos um futuro melhor. É hora de refletir se a indústria 4.0 será de propriedade de poucos, continuando um sistema desigual, ou será desenvolvida a todos os cidadãos, independentemente do nível social.
O COVID-19 também está mostrando que uma sociedade de fato existe e que ninguém prospera sozinho. A colaboração global é essencial e construtiva e nos últimos anos, as empresas demonstraram um entendimento maior de que, coletivamente, dependem de uma sociedade e de um planeta mais prósperos, aceitando a necessidade das parcerias para a criação de um novo modelo econômico, no qual empresas individuais ganham ao mesmo tempo em que a sociedade e o planeta prosperem. Isso funcionará quando as empresas priorizarem as parcerias não apenas para questões específicas, mas também para mudanças sistêmicas.
Todas as tendências citadas já eram percebidas antes do COVID-19, em empresas emergentes que ofereciam produtos e serviços priorizando o cliente, mas também a sociedade e o planeta na mesma medida. Embora inicie-se um momento difícil para as startups , que precisarão de muita energia para a continudade dos negócios após a pandemia, muitas delas são uma inspiração e um indicativo de que uma grande revolução nos negócios está chegando.
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance , financial advisory , risk advisory , tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.