AUTOMATIZANDO PROCESSOS COM O RPA

A TATICCA está implementando a tecnologia de RPA’s em seus clientes, com o objetivo de automatizar processos com mais velocidade e precisão. Em parceria com a Automation Anywhere, referência mundial em ferramenta de RPA, os consultores serão os responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de robôs em diversos clientes, sejam eles da TATICCA ou que aderirem a solução da Automation Anywhere. Vale lembrar que a TATICCA treinou intensivamente seus consultores na programação de robôs em outras plataformas também, como a UiPath e a WD.

 

Os consultores da TATICCA iniciaram recentemente um projeto de implementação da solução da Automation Anywhere em uma grande universidade brasileira. Dentre os objetivos do projeto está a melhoria dos serviços prestados pelo uso dos sistemas de tecnologia da universidade de todos os procedimentos operacionais.

 

O RPA é a sigla de “Robotic Process Automation”, uma ferramenta que utiliza robôs como rotinas operando sistemas diversos dentro do computador, sites na internet e até mesmo nos documentos em ferramentas como as do Microsoft Office. Desta forma, ele opera simulando o que um humano faria, seguindo regras pré-definidas. A evolução desta tecnologia é tão significativa que já existem ferramentas de inteligência artificial, capazes de entender tarefas de alta complexidade e se adaptar quando alterações acontecem.

Para garantir o retorno do investimento na implantação de RPA, é preciso escolher as tarefas certas, aquelas que consomem muito tempo dos recursos humanos e possuem características chaves abaixo descritas:

 

·      Grande volume de execução de atividade;

·      Entrada de dados manual;

·      Trabalho repetitivo;

·      Acesso a múltiplos sistemas legados;

·      Processamento baseado em regras e lógica bem definida;

·      Alto número de terceirizados.

 

Processos comuns que podem ser alvo de robotização:

 

·     Serviços de RH: Folha de pagamento, Gestão do tempo e atendimento, Onboarding e Offboarding, Administração de benefícios, Recrutamento (back office), Administração de pessoal, Educação e Treinamento;

 

·     Supply Chain: Gestão de Inventário, Planejamento de demanda e oferta, Gestão de contratos e avaliação de fornecedor, Gerenciamento de ordens de serviços, Processamento de devoluções, Gestão de frete;

 

·   IT Services: Monitoramento de servidor e app, Gestão do tempo e atendimento, Monitoramento e manutenção de rotina, Processamento de e-mail e distribuição, Redefinir / desbloquear senha, Back up e restauração;

 

·    Contabilidade e Finanças: Procurement to Pay (P2P) - Recebimento fiscal e gestão de notas fiscais, Order to cash (O2C) -  Gestão de ordens de venda e faturamentos, Record to Report (R2R) - consolidação de informações e geração de reportes e indicadores, Conciliações e relatórios diversos;

 

·     Atendimento ao cliente: Consultas de clientes, Gerenciamento de pedidos, Configuração de contabilidade do cliente, Processamento de documentos, Duplicação de entrada no sistema.

 

Atividades comuns que um robô pode realizar:

 

·      E-mail: Monitorar a chegada de novos e-mails, extrair informações e anexos de e-mails, redigir e enviar e-mails;

·      Internet: Acessar sites, acessar aplicações na nuvem e realizar autenticação, preencher e submeter formulários.

·      Planilhas: Criar, editar, salvar planilhas. Aplicar fórmulas e formatações, gerar gráficos e relatórios.

·      Documentos: Criar, editar, salvar documentos. Aplicar formatações e objetos, transformar para outros formatos.

·      Pastas e Diretórios: Criar, alterar, excluir pastas e arquivos. Navegar em estruturas de pastas, compactar arquivos e pastas.

·      Sistemas: Abrir janelas e executar aplicações, realizar autenticação segura, acionar menus, preencher formulários e realizar consultas em aplicações, executar comandos, acionar DLLs e APIs.

·      Comandos: Realizar cliques e duplo-cliques, realizar digitação e combinação de teclas de atalho.

 

A implementação destas automações costuma substituir o tempo que os funcionários passam em tarefas repetitivas e operacionais, proporcionando o maior tempo disponível para que eles façam atividades analíticas, melhorando a produtividade e também focando recursos qualificados em tarefas mais nobres.

Dentre as tarefas presentes na maioria das empresas que possuem grande potencial na implementação dos RPA’s estão as de Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade, Recursos Humanos e todo tipo de atendimento que envolva tarefas repetitivas.

 

Um passo fundamental para as empresas que desejam implementar RPA’s em sua organização é a seleção dos processos corretos, pois uma implementação bem-sucedida em tarefas relevantes costuma gerar um retorno financeiro imediato, financiando futuras expansões.

 

A equipe da TATICCA possui capacitação para trabalhar com as principais ferramentas do mercado, e conhecimento amplo em melhoria de processos, identificando soluções adequadas para cada cliente.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.