Com a globalização acelerada e novas formas de integração entre as pessoas, a comunicação corporativa tornou-se extremamente necessária para o crescimento de sua empresa. Hoje, a falta de uma estratégia de comunicação corporativa pode acarretar em prejuízos e impactos negativos do negócio.
A comunicação corporativa é basicamente um conjunto de práticas que envolvem a gestão e integração das comunicações da empresa, internas e externas. Impactam desde os colaboradores até os investidores e afetam diretamente a repercussão e visibilidade de sua marca.
Salvo alguns enganos sobre o tema, pois muitos empresários ainda não enxergam a importância dessa prática além da publicidade, a comunicação corporativa já é incluída como elemento de planejamento estratégico e tomada de decisões em muitas empresas. O desenvolvimento de relacionamentos sólidos e frequentes com stakeholders , por exemplo, já é visto como essencial para o sucesso de qualquer negócio, bem como o impacto na atração de talentos e facilidade de captação de recursos. Até mesmo se fala da importância da comunicação corporativa nas ações de ESG, já que boas práticas de governança e ações ligadas ao meio ambiente e social, precisam, sobretudo, serem comunicadas.
A comunicação corporativa não envolve apenas relações com as mídias, mas deve ser planejada de forma consistente e unificada para os públicos internos e externos. Sejam em reuniões, conferências, entrevistas, informativos e correspondências oficiais, o compartilhamento de informações deve ser integrado e executado adequadamente, a fim de melhorar o clima organizacional, estabelecer clareza e transparência, fortalecer a cultura da empresa e proporcionar diferencial competitivo.
Para que se crie uma comunicação corporativa estratégica na sua empresa, recomenda-se primeiramente identificar e compreender os desafios que abrangem os processos e podem afetar o compartilhamento de informações.
Atualmente, a comunicação corporativa é fundamental para a empresa que se preocupa em manter-se competitiva no mercado. Uma comunicação corporativa que faz parte do planejamento estratégico do seu negócio precisa ter a premissa de compartilhamento de informações de valor, pois ela contribui com uma forma integrada de apresentação e relacionamento com o seu mercado como um todo, sendo que as vendas e a publicidade são apenas parte desse processo.
Entre em contato com a Taticca Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos, para obter mais informações, pelo site www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais.