News Portal about the
Electrical Sector

See here for the information and tidings latest about the electricity sector. The content is curated by our specialists, considering the importance of the topic for the market.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

8/7/2025

Acelerar a transição energética é um dos temas prioritários na agenda do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) e as hidrelétricas, que geram energia limpa e renovável e compõem mais de 50% da matriz elétrica do Brasil, têm relação direta com esse objetivo.

Durante o Fórum, foi apresentado por Paulo Roberto Ribeiro Pinto, diretor presidente da Norte Energia, o trabalho realizado na Norte Energia em convergência com esse tema. Paulo reforçou a importância estratégica da Usina Hidrelétrica Belo Monte para o Sistema Interligado Nacional (SIN), para a segurança energética do país, para o desenvolvimento regional do Médio Xingu (PA), para a preservação do meio ambiente e para o atendimento dos povos indígenas.

Essencial para o Brasil, Belo Monte chega a atender até 12% da demanda de energia elétrica do país nos horários de pico de consumo e é fundamental nos momentos de entrada e saída das fontes intermitentes, devido à sua responsividade e flexibilidade. Além disso, de janeiro a maio de 2025, evitou a emissão de 10,4 milhões de CO2 na atmosfera, número comparado ao que seria emitido em caso do acionamento de térmicas a gás.

PARA LER COM CALMA

2/11/2024

Para quem está na correria e não conseguiu acompanhar os assuntos dessa semana, aqui vai um resumo das notícias:

“*Consultas Públicas, Política e Regulação no Setor Elétrico*

- Leilões de reserva de capacidade para armazenamento de potência (CP nº 176 e nº 177).

- CP para ajustes na Resolução Normativa da Aneel para o Novo Portal Único de Comércio Exterior.

- Notícias sobre o Projeto de Lei (PL) 671/2024 discutido em audiência pública sobre a proibição de distribuidoras de energia em geração distribuída.

- PL das Eólicas Offshore (PL 576/2021): O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e a Frente Parlamentar de Energia pressionam pela aprovação urgente deste projeto. 

- Planejamento de Transmissão pelo TCU: O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou a ausência de mecanismos de controle na priorização de obras do sistema de transmissão. Para avaliar a eficácia do planejamento, o TCU propõe indicadores que possam controlar o desenvolvimento das obras.

- Medida Provisória 1212 e Conta de Luz: A MP 1212, que visa reduzir a conta de luz, não terá o efeito esperado, segundo a TR Soluções. 

*Geração de Energia e Expansão de Capacidade*

- Atendimento à Demanda de Potência: O Brasil possui condições controladas para atender à demanda de potência nos próximos 4 anos. Contudo, o Plano Decenal de Expansão de Energia 2024 prevê uma necessidade incremental de 3 GW, demandando leilões anuais de potência para segurança operacional.

- Expansão Nuclear Pós-Angra 3: A Eletronuclear necessita de um novo marco regulatório para cumprir o Plano Decenal de Energia 2034. 

*Mercado Livre e Comercialização de Energia*

- Crescimento do Mercado Livre de Energia: O mercado livre registrou aumento de 50% no número de consumidores nos últimos 12 meses, com crescimento no consumo de 14%. O total de consumidores livres passou para 53.880 unidades em outubro.

- Formação de Preços para 2025: Identificado pela Abraceel como prioridade para 2025, o aprimoramento das regras de formação de preços visa adaptar o setor às novas complexidades e ao crescimento das fontes renováveis, o que exige novos modelos de precificação.

*Novidades e Inovações no Setor*

- Setor Eólico e Parcerias Tecnológicas: O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a ABEEólica e outros centros de pesquisa, busca soluções para aumentar a vida útil dos equipamentos eólicos. Essa colaboração visa melhor compreensão e resolução dos problemas da indústria.

- Certificação de Energia Renovável: A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou uma plataforma para certificação de energia renovável. Esta plataforma, prevista para operar em 2025, visa evitar a dupla contagem e promover transparência na energia certificada.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS INFORMAÇÕES DE HOJE

2/11/2024

- Portaria 88 trouxe a flexibilidade que o ONS sempre pediu, avalia Abragethttps://bit.ly/3UyGHA7

“ONS poderá empilhar as ofertas apresentadas pelas usinas e escolher primeiro as de menor preço até atender  as necessidades operacionais”.

- Retrofit de Angra 1 irá consumir R$ 720 milhões em 2024https://bit.ly/4feTUGE

“Programa deverá ter custo total de R$ 3,2 bilhões e aumentará vida útil da usina em mais 20 anos”.

- Com recuo no SE/CO, carga no SIN sobe 1% em novembrohttps://bit.ly/4el6Ppe

“De acordo com ONS, subsistema terá variação negativa de 1,3%”.

- Evolução da compensação estática para expansão das renováveis está disponível para o Brasilhttps://bit.ly/48tZqCF

“A nova solução trabalha com supercapacitores e contribui para minimizar os efeitos típicos da variabilidade de operação de fontes intermitentes em sistemas de transmissão”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

ESTUDO PARA PROPOR APRIMORAMENTOS NO DESSEM (comercialização)

2/11/2024

“A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia elegeu a formação de preços como a principal bandeira de atuação para o ano que vem. Esse tema faz parte da agenda da entidade que tem mais outras quatro bandeiras que serão foco de atuação para 2025. Entre as discussões esperadas para o ano que vem estão limites mínimos e máximos do PLD. E ele revela que a Abraceel contratou a PSR para realizar um estudo para propor os aprimoramentos no Dessem. Esse estudo deverá estar pronto ainda no 1º trimestre de 2025.

> Continue a leitura na matéria “Abraceel contrata estudo para aprimorar modelo Dessem”: https://bit.ly/3NOfw0e

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS INFORMAÇÕES DE HOJE

1/11/2024

- Auren foca na integração da AES Brasil antes de novas aquisiçõeshttps://bit.ly/3YsWyRU

“Empresa quer avançar com o processo de incorporação dos ativos na operação que deverá ser aprovada ainda nesta quinta-feira (31) e tem planos em três horizontes”.

- Isa Cteep olha com interesse leilão de bateriashttps://bit.ly/3AnxS56

“Companhia afirmou, durante teleconferência com investidores que o cronograma desse leilão é bastante desafiador e tem tudo para ser resolvido no próximo semestre”.

- Marinha Brasileira adere ao mercado livre de energiahttps://bit.ly/3CbZyun

“Licitação para fornecimento no ACL incluiu a participação das comercializadoras Matrix Energia e Urca Trading”.

- Planejamento estratégico de investimentos para modernizar a rede elétrica e enfrentar as mudanças climáticashttps://bit.ly/40sB36d

“Grandes empresas do setor elétrico têm buscado soluções mais robustas para superar a complexidade do planejamento e gerar mais valor”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS DA ELETROBRAS (distribuição)

2/11/2024

“O subprocurador Lucas Rocha Furtado solicitou ao Tribunal de Contas da União a apuração de possíveis irregularidades na antecipação de recebíveis da Eletrobras para quitação dos empréstimos das contas Covid e Escassez Hídrica. A operação foi colocada em xeque pela Agência Nacional de Energia Elétrica, ao levantar dúvidas sobre os benefícios para os consumidores da transação financeira autorizada pela Medida Provisória 1.212.

> Saiba mais na notícia “Subprocurador pede que TCU investigue antecipação de recebíveis da Eletrobras”: https://bit.ly/40NKSfp

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Accredited by the National Electric Energy Agency — ANEEL to support the regulatory body

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Our team

Professional specialists in the electrical sector
Do you have any questions?

Send us a message

por favor, preencher o campo.

Thank you for getting in touch! We received your message and will be back soon!
Unfortunately we were unable to submit your request, please try again later.