Fortemente impactadas pelos eventos climáticos extremos, distribuidoras devem investir R$ 130 bilhões até 2027
O Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que, entre 2013 e 2023, 94% das cidades brasileiras registraram eventos climáticos extremos, resultando em prejuízos bilionários da ordem de R$ 639,4 bilhões. No período, foram registradas cerca de 64,7 mil decretações de emergência ou calamidade pública, evidenciando os impactos causados pelas questões climáticas à infraestrutura das cidades brasileiras.
Clique aqui e leia a reportagem completa
A evolução do sistema de transmissão no Brasil de 2000 a 2024
Neste primeiro capítulo, o artigo evidencia dados históricos e estatísticos da evolução e crescimento das linhas de transmissão, subestações e da capacidade de transformação e traz uma visão de quem vivenciou diversos projetos neste período, tanto do ponto de vista de implantação como da operação, assim como algumas propostas de aprimoramento e evolução na gestão destes projetos.
Texto assinado por Rogério Pereira de Campos.
Clique aqui e confira na íntegra
Energia Incidente – Preparação para a nova norma ABNT
Neste primeiro capítulo, o artigo mostra a evolução da proteção contra arco elétrico, desde os dispositivos instantâneos até o desenvolvimento de normas como a NFPA-70E e o IEEE Std 1584. Com o surgimento dos relés temporizados, identificaram-se as faltas por arco, impulsionando estudos para mitigar seus impactos.
Texto assinado por Claudio Sérgio Mardegan.
Clique aqui e confira na íntegra
Equidade de gênero e transição energética: um passo necessário para a eficiência no setor elétrico
O setor de energia no Brasil está passando por transformações profundas, impulsionadas pela transição energética. Este processo abrange não apenas a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, mas também a digitalização do setor elétrico, a descentralização da geração e a diversificação das fontes de energia e da força de trabalho. Nesse contexto, o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, que apresenta dados relativos ao ano de 2023, destaca um crescimento impressionante da energia produzida pelas usinas solares fotovoltaicas: de 3.461 GWh em 2018 para 50.633 GWh em 2023, um aumento de 14,63 vezes em apenas cinco anos.
Coluna assinada por Aline Cristiane Pan.
Saiba mais
O que esperar do setor elétrico em 2025: mais curtailment e inversão de fluxo?
Normalmente, a coluna aborda os temas do setor de forma objetiva e sempre com o viés descritivo. No presente caso, o tema é conceitual: o desafio técnico da integração de fontes renováveis com elevada intermitência e sazonalidade.
Texto assinado por Frederico Boschin.
Saiba mais
Redes compartilhadas de distribuição com Telefonia e TV a Cabo conforme a NR 10 - Parte ⅓
O uso de redes compartilhadas de distribuição e transmissão de energia com empresas de telefonia e de TV a cabo é um tema ‘polêmico’, devido a interpretações divergentes entre os diversos atores, quanto à correta interpretação do disposto na NR 10 sobre o assunto.
Texto assinado por Aguinaldo Bizzo.
Saiba mais”
Fonte: REVISTA O SETOR ELÉTRICO – OSE DE 25/02/2025