O IMPACTO DA COVID-19 NOS RESULTADOS DO MERCADO DE TRABALHO


A crise econômica enfrentada por muitos países em meio à pandemia da COVID-19 já traz impactos significativos nos resultados do mercado de trabalho. A iminente recessão levará à perda de empregos, redução da renda e aumento da pobreza. No entanto, os impactos diretos podem levar a outros efeitos de curto e médio prazo que podem ser igualmente dolorosos a longo prazo. Por exemplo, as perdas de empregos afetam os ganhos futuros devido a interrupções, perda de produtividade, falta de treinamento associada a longos períodos de desemprego e oportunidades perdidas de desenvolver capital humano no trabalho.

 

Mudanças já são percebidas nessa nova era do mercado de trabalho, como a consolidação do home office. Na pandemia, empregos e ocupações mais suscetíveis ao teletrabalho são os que estão em melhor situação. Na maioria dos casos, são as pessoas com experiência digital, por isso a importância de investir em tecnologia digital, pois equipar as pessoas com habilidades digitais tornou-se uma necessidade crítica. De acordo com estudiosos da área, trabalhadores qualificados são mais capazes de lidar com os desequilíbrios causados ​​por eventos como crises econômicas porque podem se adaptar às necessidades em constante mudança dos empregadores e das novas tecnologias. Além disso, os trabalhadores qualificados são mais capazes de buscar informações sobre oportunidades de emprego com a família, amigos, anúncios, ex-empregadores e agência de empregos.

 

Um estudo recente conduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta para o impacto da pandemia da COVID-19 na vida profissional dos mais jovens. Diante disso, a busca pelo aprendizado que já é fator importante no mercado de trabalho, será crucial e definirá muito das mudanças que hão de vir. Especialistas apontam crescimentos nas áreas de tecnologia, comunicação e saúde. Também acredita-se que háverá um aumento na busca por cursos envolvendo essas áreas, já que a educação e aprendizagem contínua sempre serão necessárias para um candidato aumentar seu nível de empregabilidade.

 

Além da formação acadêmica e capacitação técnica, a pandemia trouxe para o mercado de trabalho a valorização de skills pessoais, ou seja, habilidades comportamentais que trazem maior resiliência ao empregado frente à mudanças abruptas na rotina de trabalho. Nesse contexto de mudanças, vale apostar no crescimento do ensino à distância (EAD), ajudando na formação de profissionais e empresas.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL é capacitadora credenciada no CRC e possui mais de 60 cursos com pontuação no Programa de Educação Continuada do CFC, permitindo, além do aprendizado prático de contabilidade, o cumprimento da pontuação exigida pelo programa.

Para saber mais, acesse nossa página: https://www.taticca.com.br/pt-br/cursos

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse