ALGUNS DESAFIOS DA AUDITORIA DURANTE A PANDEMIA


Realizar uma atividade de auditoria, normalmente significa para o auditor atender seu cliente prontamente, coletando informações e compartilhando insights e reports. Com as limitações geradas pela pandemia, principalmente com relação a encontros presenciais, o processo de auditoria tem sido fortemente impactado nos seus procedimentos habituais, requerendo mais atenção em temas como segurança de dados, avaliação de variações e nível de incerteza.

 

Apesar da impossibilidade de realizar habituais reuniões presenciais com os clientes, a auditoria precisa manter seu comprometimento da qualidade da informação recolhida e por isso os auditores devem considerar questões de privacidade e segurança de dados com mais cuidado ainda para garantir que os dados sejam transmitidos e armazenados com segurança. O planejamento e outras reuniões de auditoria, como discussões sobre fraudes, que normalmente acontecem presencialmente, têm sido realizadas por meio de teleconferências ou videoconferências, sempre levando em consideração os aspectos críticos do processamento de dados. As avaliações de risco também devem levar em consideração o efeito da COVID-19 no negócio do cliente e, consequentemente, alguns riscos inerentes antes considerados insignificantes mas que podem se tornar relevantes para a auditoria do período atual.

 

Na situação atual, tanto as análises preliminares quanto as substantivas podem se tornar mais difíceis porque os dados históricos podem ser pouco correlacionados com os do ano atual. As mudanças, portanto, precisarão ser estudadas cuidadosamente pela auditoria e pode ser necessário considerar se as mudanças nas avaliações iniciais da administração em relação ao período anterior são razoáveis. Já para análises substantivas, as conclusões devem ser adequadamente suportadas, pois uma evidência de auditoria pode não se tornar aceitável se for justificada a variação apenas como causada pelo impacto do COVID-19.

 

Com relação aos testes de controle na auditoria, os profissionais geralmente precisam obter documentos originais para demonstrar a eficácia de um controle, no entanto, em uma operação remota, os documentos originais raramente estão disponíveis e, portanto, o auditor pode ter dificuldade em demonstrar o controle da eficácia operacional, embora uma cópia da documentação possa ser fornecido à equipe de auditoria por e-mail. Nessa situação, os controles alternativos que são mais fáceis de provar podem precisar ser testados ou a equipe de auditoria pode precisar considerar a execução de procedimentos substantivos adicionais.

 

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