Em tempos de graves escândalos corporativos e de corrupção, vazamento de dados, cyber ataques, endividamento empresarial e uma enxurrada de pedidos de recuperação judicial, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de implantação e melhoria dos processos e mecanismos de governança corporativa. Não é necessário ser um mago para prever os riscos, mas é necessário conhecer os processos e os envolvidos.
Em uma estrutura de Governança é essencial permitir que a sinergia necessária de comunicação e resolução das oportunidades de melhoria estejam correlacionadas entre si.
Como forma de visualizar na prática o papel de atuação de cada departamento de uma organização, o IIA (Instituto Internacional de Auditoria Interna) elaborou a estrutura denominada “Três Linhas de Defesa” para minimizar a possibilidade de erros/falhas/fraudes ao longo de sua execução, tendo como princípios atender: i) determinar a Governança; ii) estabelecer os Papéis do Corpo Administrativo; iii) distinguir o Papel cada uma das 3 linhas; e iv) trazer independência para a Terceira linha.
Sendo assim, o uso de tecnologia funciona como aliada de uma estrutura de governança e a robotização entra como acelerador, pois a ausência ou baixo controle de dados dificulta o processo de controles internos, sendo um obstáculo para uma estrutura eficaz de Governança.
RPA (Robotic Process Automation ) é uma ferramenta tecnológica que automatiza atividades repetitivas de processos de negócios. Softwares de automação robótica de processos executam tarefas repetitivas de forma automática, aumentam a produtividade e a qualidade operacional e por isso estima-se que até 70% dos trabalhos realizados pelos serviços compartilhados ou operações terceirizadas podem ser automatizados.
Boas ferramentas de RPA são caracterizadas pela existência de uma interface amigável, na velocidade na criação de novos robôs, na economia gerada por sua utilização e o ganho em produtividade afetando diretamente o desempenho das empresas.
Para garantir o retorno do investimento na implantação de RPA, é preciso escolher as tarefas certas, aquelas que consomem muito tempo dos recursos humanos e possuem características chaves abaixo descritas: grande volume de execução de atividade, entrada de dados manual, trabalho repetitivo, acesso a múltiplos sistemas legados, processamento baseado em regras e lógica bem definida e alto número de terceirizados.
A TATICCA possui a combinação da experiência de profissionais que são referência no mercado, com o uso de parcerias ativas com as principais empresas de tecnologia do mundo. Profissionais com décadas de experiência em transformação de empresas e melhoria de resultados, com formação diferenciada.
Quer conhecer nossos cases de sucesso e saber mais sobre a robotização? Entre em contato com nossos especialistas!