Estamos numa conjuntura crítica da tecnologia e do futuro do trabalho. Um dos desenvolvimentos mais promissores desta era digital é que qualquer pessoa e organização pode ter mentalidade de automação e criar um nível surpreendente de inovação contínua e automação dentro das organizações. Com a mentalidade certa, não precisamos do mesmo nível de recursos das gerações anteriores. Com o surgimento da Inteligência Artificial – IA e tecnologias de automação, qualquer pessoa e empresa agora pode alcançar a velocidade e a escala para se transformar e prosperar.
Essa nova forma de trabalhar resulta da adoção de uma nova mentalidade de automação. Estamos numa conjuntura crítica da tecnologia e do futuro do trabalho. Um dos desenvolvimentos mais promissores desta era digital é que qualquer pessoa e organização pode ter mentalidade de automação e criar um nível surpreendente de inovação contínua e automação dentro das organizações. Com a mentalidade certa, não precisamos do mesmo nível de recursos das gerações anteriores. Com o surgimento da Inteligência Artificial – IA e tecnologias de automação, qualquer pessoa e empresa agora pode alcançar a velocidade e a escala para se transformar e prosperar.
Mas os ganhos de produtividade não acontecem apenas porque a tecnologia existe. As pessoas têm que descobrir a melhor forma de reorganizar seu trabalho em torno disso. Há a necessidade de plano para abraçar uma nova maneira de trabalhar, que se concentre no panorama geral, prospere na mudança e envolva a todos.
A Nova Era da Automação A palavra automação pode alcançar um amplo universo. Para alguns, é uma forma de substituir o trabalho manual por robôs. Para outros, gera preocupação. É importante ter mentalidade de automação e pensar na automação de uma nova maneira para não perdermos seus benefícios. No futuro, as pessoas e empresas com a mentalidade certa sobre automação prosperarão diante dos desafios, em vez de sucumbir a eles. Essa mentalidade determinará se eles aproveitam oportunidades ou se são interrompidos por elas.
As pessoas e empresas com a mentalidade certa aplicam os avanços em automação e Inteligência Artificial – IA para se tornarem líderes e se adaptarem para as novas oportunidades dos mercados que atuam ou que criam novos mercados. A automação e a IA são centrais para essa nova forma de pensar chamada de nova mentalidade de automação.
A Mentalidade do Processo na mentalidade de automação Compramos aplicativos para resolver problemas e adicionar recursos. Eles concluem tarefas ou facilitam grupos de tarefas. Mas as tarefas não são isoladas, juntos eles formam processos, que compõem os negócios. Para entender como as tarefas se encaixam no panorama geral, precisamos aplicar o pensamento sistêmico.
As empresas precisam de uma base coesa e unificada de dados, fluxos de trabalho e experiências do usuário para poder começar a impulsionar a transformação bem-sucedida em seus negócios. O verdadeiro valor da automação é conectar todos os nossos aplicativos e processos com os negócios. Para resolver o crescente problema de fragmentação em nossos processos, precisamos de algo que permita uma visão holística e multifuncional dos diferentes processos que suportam nossa organização.
A Mentalidade de Crescimento na mentalidade de automação As empresas que optam por abraçar a mudança têm uma mentalidade de crescimento. A mentalidade de crescimento não é apenas sobre nossa capacidade de reagir a grandes eventos, como a pandemia, a queda do mercado. É também sobre nossa resposta aos desafios cotidianos que persistem em nossas empresas. Nossos negócios precisam ser igualmente eficazes em responder aos desafios diários e às crises que ameaçam as empresas, onde um tema pode representar uma ameaça ou uma oportunidade, pois depende da capacidade de tomar decisões.
Estamos operando em um ambiente de mudanças rápidas e contínuas. A tecnologia, a dinâmica competitiva e, acima de tudo, os comportamentos e expectativas das pessoas estão mudando continuamente ao nosso redor. Se essas mudanças são uma ameaça ou uma oportunidade, em grande parte, se resume à adaptabilidade. Queremos que os novos processos sejam previsíveis, mas a chave é que sejam adotados para novas circunstâncias.
A Mentalidade da Escala na mentalidade de automação No passado, as empresas tentaram escalar adicionando mais. Mas aumentar continuamente o número de funcionários não é uma escolha realista ou econômica. O grande número de processos significa que nunca haverá especialistas de TI suficientes para acompanhar a demanda.
As equipes de negócios são criativas, atenciosas e ansiosas para resolver problemas. Eles são bem versados em dados, aplicativos e lógica de negócios que fundamentam os processos principais em seu domínio e conhecem coletivamente a visão e a missão da organização. Quando as equipes de negócios não estão capacitadas para resolver seus problemas, é uma oportunidade perdida para a automação.
A mentalidade de escala significa abraçar um novo modelo operacional que explora o potencial latente da empresa. Uma mentalidade de escala não descapacita a equipe de TI. Eleva o seu perfil dentro da organização. As equipes de negócios precisam ser capacitadas por treinamento, consultoria, mentoria, serviços de suporte e a combinação correta de tecnologias. A equipe de TI é ideal para isso.
Repensar o conhecimento técnico não é projetado para substituí-los, mas elevá-los como um administrador do potencial da empresa. Adotar a mentalidade de escala fará mais do que expandir a capacidade técnica de uma empresa – ela pode focalizá-la.
Capacidade de gestão da nova mentalidade de automação A coordenação de pessoas, software e dados em processos de ponta a ponta para realizar trabalhos. Com a gestão adequada, as pessoas, clientes, funcionários ou parceiros – ainda são componentes-chave do processo onde seus pontos fortes são mais necessários.
A gestão permite que nosso pessoal e tecnologia maximizem seus respectivos pontos fortes. A tecnologia, especialmente a IA, é capaz de interpretar grandes conjuntos de dados em todo o processo e até mesmo construir um modelo para a gestão ideal de ponta a ponta, mas as pessoas são melhores em tarefas criativas ou manipulação de exceções fora do padrão. A gestão mantém a tecnologia, a experiência humana e a automação em equilíbrio, maximizando os resultados para a empresa. Ele pergunta como fazer o melhor trabalho com cada recurso disponível.
Pessoas, processos e sistemas são os blocos de construção mais básicos da gestão. Os processos de ponta a ponta sempre envolvem os três. Esses ingredientes estão entrelaçados e ligados entre si. Ao gerenciar, as empresas estabelecem vantagens sustentáveis com processos sem atrito e eficientes.
Capacidade de adaptação contínua Todos anseiam que pessoas e empresas façam melhor do que sobreviver a tempos difíceis; desejando que prosperem sempre, sejam em momentos de crises ou mesmo na evolução constante de transformar tudo em oportunidade de crescimento sustentável. Assim, precisamos construir sistemas que prosperem sob estresse de crises ou mesmo de crescimentos.
As pessoas e empresas devem crescer e se reconectar em resposta aos desafios e oportunidades. Infelizmente, isso não é típico. Os processos são rígidos e, nesse clima, uma empresa rígida está morrendo.
Os processos flexíveis permitem que as empresas:
Prosperem apesar da pressão externa da economia ou da concorrência Reconcentrem-se rapidamente em tempos de turbulência organizacional interna Melhorem continuamente para identificar novas e únicas formas de atingir os objetivos Entre em novos mercados, maximize a eficiência, crie experiências surpreendentes para os clientes, desenvolva produtos e serviços inovadores Os três principais componentes que as organizações devem incluir em sua estratégia de automação são:
Capacidades estruturantes: permitindo que as equipes transformem automações nos blocos de construção da organização; Gestão assistida por IA: a capacidade de reunir rapidamente blocos de construção para alcançar resultados de ponta a ponta manualmente ou por meio de IA assistida; Experiências flexíveis: permitindo que as pessoas interajam e participem de fluxos de trabalho sem exigir longos ciclos de desenvolvimento. Recomenda-se que as empresas integrem primeiro estes componentes para eliminar a rigidez.
Democratização da automatização Os responsáveis por manter a tecnologia da empresa protegem a empresa de riscos. Os trabalhadores da linha de negócios estão tentando tornar seus trabalhos mais rápidos, mais fáceis ou alcançar resultados de maior qualidade. Esses dois objetivos nem sempre estão alinhados. Os líderes devem abraçá-los como forças complementares e construir um modelo operacional que apoie ambos os lados.
Democratizar a automação permite que as pessoas automatizem fluxos de trabalho usando suas ideias do que é melhor para a empresa. Às vezes, essas ideias vêm do negócio e outras vezes da TI.
Uma abordagem colaborativa cria confiança entre as duas equipes e um respeito saudável pelos desafios que cada equipe enfrenta diariamente. Isso é fundamental, pois sem confiança, muitos projetos ficam atolados em apontamentos e discordâncias.
Nessa visão de democratização, a TI precisa assumir um papel de liderança mais estratégico. A TI deve permitir que as pessoas em toda a empresa automatizem. Treinamento, consultoria, mentoria e suporte são necessários. Isso inclui fornecer a tecnologia e os meios para fazer o trabalho, mas também significa estabelecer, comunicar e aplicar regras que protejam a empresa.
Dominando sua jornada de automação O que aprendemos até agora nos dá um ponto de vista que se eleva acima de nossas metas e projetos imediatos para ver os resultados que precisam ser entregues em toda a empresa. Com essa visão, podemos alinhar nosso trabalho de automação aos resultados de negócios que fazem uma empresa prosperar.
Nossa nova mentalidade de automação nos faz reconhecer os principais resultados que a automação pode:
Impulsione o crescimento da receita Aumentar a retenção e expansão de clientes Ajude a reter funcionários e capacitá-los a serem produtivos Melhorar o relacionamento e a eficiência com os fornecedores Incentivar a excelência operacional Esses resultados são fundamentais para qualquer negócio. Eles também devem ser fundamentais para qualquer estratégia de automação.
Os processos geralmente têm um foco principal em um desses objetivos de nível superior. Ao se propor a executar uma estratégia de automação, os líderes devem organizar sua abordagem em torno desses cinco pilares, que impulsionam os objetivos centrais associados.
O Back Office As funções de back office de TI e finanças são cruciais para uma empresa com a nova mentalidade de automação. Muitas empresas trabalharam duro para tornar as funções de back office mais eficientes, mas ainda há muito espaço para melhorias com a automação, incluindo processamento mais rápido de ponta a ponta, maior agilidade e experiências aprimoradas.
Embora algumas pessoas minimizem a importância das funções de back-office devido a elas não serem serviços geradores de receita direta, elas são, na verdade, a base de todas as empresas.
A automatização desses processos fundamentais pode ter um impacto direto em todos os aspectos da experiência do cliente, da experiência do funcionário e das operações de front-office e ajuda a garantir que o resto do negócio não pare.
Tudo isso resulta em real diferenciação competitiva para o negócio. É por esse motivo que muitas empresas começam com funções de back office ao embarcar em sua jornada de automação.
O Front Office O pilar de front-office da automação inclui partes da empresa que são voltadas para o cliente ou para a geração de receita, com vendas e marketing sendo as maiores funções. Todas essas áreas são oportunidades de automação.
As metas de automação para o front-office são, em suma, as mesmas que as metas de negócios. Fundamentalmente, queremos aumentar a receita.
Isso é alcançado ajudando as equipes de vendas a vender mais produtos ou serviços, o marketing para aumentar a conscientização e as equipes de suporte ao cliente ou de entrega para reter e vender mais clientes.
Mas os resultados não param por aí. Um front office bem automatizado resulta em experiências aprimoradas para o cliente, experiência elevada do funcionário e melhora as linhas inferior e superior, criando momentos incríveis para os clientes.
A Experiência do Colaborador O pilar de experiência do funcionário inclui tudo o que envolve como um funcionário se envolve com seu empregador. Há um enorme potencial para encantar nosso pessoal e gerar mais produtividade com a automação.
É necessário construir processos contínuos para suportar toda a jornada do colaborador e criar os momentos que mais se passam. Não apenas teremos funcionários felizes, mas encontraremos eficiências ao longo do caminho.
A automação para melhorar a experiência do funcionário tem três componentes: cultura, tecnologia e processos. Se quisermos criar experiências agradáveis para os funcionários, os três precisam se unir.
A Experiência do Cliente A experiência do cliente deixa uma impressão duradoura e é a diferença entre as pessoas se tornarem promotoras ou detratores de nossas marcas. Assim, criar e obcecar por uma ótima experiência do cliente é uma abordagem inteligente.
Como muitas interações com os clientes acontecem no espaço digital, as expectativas dos clientes mudaram para corresponder. Isso significa que os clientes querem que suas experiências sejam mais rápidas, autoatendimento, orientadas por aplicativos e muito mais. Por outro lado, eles não querem as experiências impessoais ou restritivas que são excessivamente automatizadas e impessoais.
O pilar de automação da experiência do cliente é composta pelos principais pontos de contato entre as organizações e seus clientes. Isso inclui funções de atendimento ao cliente, gerenciamento de dados de clientes, marketing e comércio.
Operações com Fornecedores Quase todas as empresas têm que trabalhar com fornecedores. As empresas podem estar adquirindo matérias-primas para fabricação, alavancando prestadores de serviços externos ou contando com parceiros para apoiar outras partes de seus negócios. As interações entre uma empresa e seus fornecedores e parceiros são oportunidades maduras para a automação.
Toda cadeia de suprimentos tem dois fluxos – fluxo de mercadorias e materiais em uma direção e dados, e informações fluem de volta na outra direção. À medida que as mercadorias são enviadas do remetente para o destinatário, as informações de cada etapa ao longo da jornada são retransmitidas ao remetente.
Os processos típicos que fazem parte da torre de operações do fornecedor incluem pedido para descontar, compra para pagar, fonte para contratar, plano para produto e muito mais. Todos esses desafios e todos esses processos têm oportunidades de aplicar a automação para agilizar significativamente as operações.
e organizações. Mais do que texto, código ou imagens, o que a Inteligência Artificial pode lhe dar é a capacidade de adicionar substância às ideias. Olhando para isso a partir de uma lente corporativa, a IA pode repensar completamente os processos existentes. Mas como? A Inteligência Artificial é versátil e expressiva, mas a saída é bruta e varia de acordo com a entrada.
Para aproveitar a Inteligência Artificial em escala, as empresas precisam de uma plataforma de IA empresarial com um conjunto de especificações técnicas e recursos básicos:
A capacidade de gerar soluções que podem ser interpretadas com precisão por qualquer ser humano. Os usuários devem apenas ser capazes de conectar ou executar essas soluções. Os meios necessários para que as pessoas não técnicas monitorem e solucionem quaisquer problemas que possam surgir. A capacidade de treinar e aprimorar seu modelo com base em problemas descobertos como parte da execução de soluções geradas por IA. O ecossistema de automação O número de potenciais soluções de automação é grande. A maioria das empresas usa muitas ferramentas especializadas, mas ainda assim se esforça para obter o valor que lhes foi prometido. A abordagem é quebrada e insustentável e o custo e esforço da maioria das ferramentas de automação é intenso. Para sermos bem-sucedidos nesta nova era, temos de aplicá-los da maneira correta.
Precisamos de uma abordagem robusta, coesa e estratégica para cumprir a promessa da automação. Essa abordagem estratégica para a automação requer a capacidade de democratizar e permitir que equipes mais amplas automatizem.
Ele precisa agir como a cola para unir nossos aplicativos, pessoas e ferramentas de automação especializadas.
A plataforma de IA corporativa e Automação Empresarial A Inteligência Artificial mudou a maneira como vemos nossas tarefas, trabalhos, de tal forma que mantemos nossa plasticidade.
Isso pode parecer uma ordem alta, mas a realidade é que tudo isso é totalmente possível hoje. Isso é algo que as empresas já estão avançando, chamado de automação empresarial.
Diferentes tecnologias abrangem diferentes capacidades. Mas algumas dessas tecnologias oferecem mais valor técnico do que valor comercial. A nova mentalidade de automação exige uma visão mais ampla do problema: uma visão que se alinhe com os resultados de negócios que queremos, em vez da tecnologia. Isso vem abaixo para focar no que estamos procurando simplificar: o processo de negócios.
Todo processo de negócio é feito de interações humanas e ações do sistema. Processos automatizados precisam funcionar dentro dos ambientes dinâmicos do negócio. Isso significa que as tarefas humanas e as ações do sistema precisam interagir com:
Canais de comunicação e ferramentas de colaboração Aplicativos (Apps) Dados armazenados em todos os locais Parceiros e fornecedores Há três pilares de recursos de integração que precisamos apoiar para automatizar totalmente os processos de negócios.
Experiência: Recursos relacionados à integração com funcionários, clientes e outras partes interessadas. Dados: recursos para integrar dados em vários sistemas para consistência de dados, atualizações do sistema e gerenciamento de eventos de negócios nos dados. Processo: recursos que nos permitem vincular essas ações humanas e do sistema em um fluxo de ponta a ponta com caminhos de exceção e alavancando ações orientadas a eventos. Para dar suporte a esses requisitos de integração em escala, precisamos permitir vários estilos arquitetônicos. Uma boa arquitetura permite que as equipes criem soluções fáceis de operar, testar e dimensionar. Também permite que eles compartilhem ativos reutilizáveis para reduzir a reinvenção da roda.
O Novo Modelo Operacional Aplicar a automação em todos os cantos da empresa é um grande negócio e quase certamente mudará a maneira como os funcionários fazem seu trabalho. Uma abordagem bem planejada é fundamental.
A mudança organizacional em grande escala requer uma combinação dos incentivos certos com a pressão social certa para mover a empresa na direção certa. Com a automação, queremos colocar o modelo operacional certo em prática e alimentá-lo com uma cultura de automação. Esse tipo de mudança impacta muitas pessoas em toda a empresa, e elas precisam estar acompanhadas pela mudança.
Os Novos Planos de Carreira O medo da mudança faz parte da natureza humana. Hoje, muitos estão preocupados que robôs, IA e automação nos tornem todos redundantes. Alguns políticos e jornalistas estão construindo carreiras com base nesse medo antigo. O medo se expande para além da tecnologia, mas mesmo dentro da tecnologia, com os rápidos avanços da Inteligência Artificial, as pessoas começam a se perguntar. Quando a tecnologia promete mudar a forma como trabalhamos, reagimos naturalmente:
O que isso vai fazer com os empregos? Como os planos de carreira mudarão? Que tipo de novos papéis crescerão em valor? O que as pessoas podem fazer para se manter à frente? A mudança é constante, mas algumas inovações têm um impacto descomunal na sociedade. A história está do nosso lado, pois a tecnologia tem criado cada vez mais oportunidades.
Enquanto robôs que imitam o trabalho humano e modelos generativos de IA têm ganhado as manchetes, uma revolução empolgante na carreira vem acontecendo silenciosamente nos bastidores. Plataformas de automação de baixo código e sem código estão alimentando uma nova explosão criativa nas empresas.
Os líderes empresariais estão vendo as oportunidades sendo criadas e funções focadas em tecnologias estão aparecendo em milhares de empresas.
Novas oportunidades, ideias, desafios e eficiências estão apenas esperando para serem descobertas. Basta alguém motivado e capaz de dar um passo à frente e construir algo que mude a trajetória de sua empresa – e de sua carreira – para sempre.
As decisões de até mesmo um líder empresarial podem ter implicações reais sobre como a história se desenrola. Se mantivermos a velha mentalidade de automação, estaremos preparando nossas empresas para o fracasso. Adotar a nova mentalidade de automação é o caminho certo para toda empresa.
Não só levará a resultados dramáticos nos negócios, mas também capacitará os indivíduos a acelerar suas próprias carreiras, levando a pessoas mais felizes e a uma sociedade mais saudável. A tecnologia está aí. Tudo o que precisamos fazer é assumir nossos papéis como catalisadores – e o resto virá.
As pessoas-chave que você precisa considerar ao implementar uma estratégia de automação podem ser agrupadas em três categorias:
Liderança: O uso generalizado da automação requer adesão e suporte dos níveis superiores da empresa. Construtores de automação: Aqueles que constroem e mantêm as automações para a empresa precisarão aprender novas habilidades e assumir novos desafios. Destinatários da automação: Ao automatizar qualquer processo de negócios, há uma ampla gama de funcionários e contratados cujos trabalhos podem mudar como resultado dessa automação. Cada um desses grupos tem incentivos muito específicos e desbloqueá-los ajudará a mostrar a cada grupo como eles estarão em melhor situação. Desenvolva mensagens-chave que ressoem com essas equipes e, à medida que essas mensagens-chave se enraízam, você começará a ver um movimento na empresa.
O Futuro da Empresa O novo mindset de automação é uma nova forma de pensar em tecnologia e uma forma diferente de pensar em negócios. Mas, no fundo, é um caminho para construir empresas imparáveis, adaptáveis e resilientes apesar dos desafios.
O cenário em mudança do software, com a revolução de tecnologias em andamento, significa que a chance de construir empresas imparáveis está mais acessível do que nunca.
A nova mentalidade de automação não é mais reservada apenas para empresas que podem pagar exércitos de engenheiros.
É tentador pensar na nova mentalidade de automação como um objetivo final. Se chegarmos ao pico mágico da montanha, pensamos que nossa jornada está completa.
É um chamado para estar sempre melhorando, e estar sempre procurando maneiras de ser mais ágil, trabalhar mais do que nunca para construir um tipo diferente de empresa, uma empresa para prosperar nas próximas décadas.
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