Ao ter um pequeno empreendimento, se você não souber como ganhar dinheiro, seu negócio morrerá. Isso ocorre em parte porque as grandes corporações têm sistemas e processos em vigor que as pequenas empresas muitas vezes não têm. Selecionamos algumas dicas para fazer uma empresa de menor porte expandir. O que os empreendedores de pequenas empresas precisam é de um sistema simples de estruturas que otimizem seus negócios para o crescimento. Para sua empresa de menor porte expandir, eles precisam de uma maneira de criar previsibilidade e confiabilidade em suas operações diárias. São alguns passos importantes que o empreendedor precisa observar, entre os quais:
Liderança A liderança compreende o primeiro passo:
• Ter planejamento estratégico
• Ter uma visão convincente
• Saber o que e quando contratar e vender
• Todo mundo está ocupado, mas o negócio não está crescendo
O principal trabalho do líder e da equipe de liderança é definir claramente um destino e, em seguida, fazer engenharia reversa de um plano para chegar lá.
Pouquíssimas declarações de missão das empresas incluem objetivos econômicos. Isso é um erro para tentar fazer uma empresa de menor porte expandir. O negócio existe para gerar lucro ao mesmo tempo em que cria valor para os clientes. Esta não deve ser uma agenda oculta. As prioridades devem ser específicas e mensuráveis, impulsionar a receita da empresa e impulsionar o lucro da empresa.
O ser humano se transforma quando quer algo que exige que ele seja uma versão melhor de si mesmo para alcançar esse algo. Os melhores talentos querem mais do que qualquer outra coisa é trabalhar para um negócio que os ajude a se transformar em um profissional de alto valor.
Aqui estão três perguntas a serem feitas ao determinar as principais características:
Que características específicas cada um de nós precisará para criar ou vender os produtos que resolvem os problemas dos nossos clientes?
Que características precisaremos manter quando os desafios parecerem avassaladores?
Que características precisaremos para criar uma cultura segura e incentivadora?
Agora que você já conhece três prioridades econômicas e que tipo de pessoas você precisa se tornar para alcançar seus objetivos financeiros, vamos falar sobre quais ações precisamos tomar para viver nossa missão.
Marketing O marketing compreende o segundo passo para fazer uma empresa de menor porte expandir e é preciso resolver estes problemas:
• Você não tem certeza de como falar sobre seus produtos para que eles vendam
• Seu site e material de marketing não estão se convertendo em vendas
• Suas redes sociais não têm uma ideia controladora
• Você não criou uma marca.
Nosso esforço de marketing se concentrará em um objetivo claro: explicar o que nossos produtos têm a oferecer em uma linguagem tão clara e simples que todos entendam por que devem comprar nossos produtos e estão motivados a fazê-lo.
As pessoas só compram produtos e serviços para resolver problemas. Se você fala sobre os problemas que seus clientes experimentam, você está abrindo ainda mais o ciclo de história que eles devem comprar seu produto para resolver.
Você precisa fornecer aos seus clientes três ou quatro passos que eles precisarão dar para comprar seu produto e resolver o problema deles.
É um fenômeno estranho, mas as pessoas não tendem a fazer coisas, a menos que você lhes peça para fazer coisas. E fazer compras é uma dessas coisas. Chame seu cliente para a ação com confiança.
Vendas Para fazer empresa de menor porte expandir, as ações em vendas compreendem um passo importante:
• Você não gosta de vender, mas sabe que precisa para expandir seu negócio
• Você não se sente confortável quando pede dinheiro
• Você não sabe como escrever um e-mail de vendas que irá fechar imediatamente as vendas
• Você precisa de mais vendas e precisa delas agora.
Todo dono de pequena empresa e todo executivo de conta ou o representante de vendas deve saber como elaborar um discurso de vendas de um milhão ou mais. Isso significa um discurso de vendas que pode ser usado repetidamente para ganhar um milhão ou mais, não importa o quão grande ou pequeno seja o seu negócio. Se você souber como elaborar um ótimo argumento de vendas, poderá trazer milhões em receita para o seu pequeno negócio.
Poucos de nós que administramos ou possuímos um pequeno negócio pensam como vendedores, mas a verdade é que todos temos que vender. Senão, nossos pequenos negócios tendem a não dar certo.
Produtos O quarto passo irá ajudá-lo a resolver estes problemas e fazer uma empresa de menor porte expandir:
• Você não tem certeza de qual de seus produtos estão produzindo mais lucro
• Sua oferta de produtos está ficando chata para seus clientes
• Você precisa de mais dinheiro e precisa dele rapidamente
• Você não tem um processo em vigor para vender produtos para clientes existentes
Seus mecanismos de marketing e vendas só funcionarão se eles tiverem um produto para vender. A pergunta a ser feita é: como você pode trabalhar tanto quanto está trabalhando agora e gerar mais receita. Então, como otimizamos nossa oferta de produtos e serviços. Existem três exercícios que você pode realizar:
Classifique seus produtos pelo lucro. Olhe para as ofertas atuais e seja brutalmente honesto sobre o que está trazendo dinheiro e o que está pesando seu avião.
Análise de produtos e serviços para ver se você pode oferecer novos que trarão mais receita e lucro.
Use um resumo do produto para decidir quais produtos você deve criar para expandir seus negócios. Este é um aspecto que você deverá avaliar toda vez que tem uma nova ideia de produto que irá ajudá-lo a perceber se o novo produto é ou não uma boa ideia.
Quando você executa esses três exercícios, e continua a realizá-los regularmente, você melhorará seu negócio, certificando-se de que esteja sustentado em pilares firmes.
Despesas Gerais e Operações O quinto passo para fazer empresa de menor porte expandir, irá ajudá-lo a resolver estes problemas:
Gastos não planejados, falta de orçamentosOs membros da equipe não estão recebendo feedback consistente Sua cultura parece um caos organizado Seus líderes precisam de melhores habilidades de gerenciamento Para a maioria das pequenas empresas, o inchaço de gastos deve ser foco permanente de atenção. Não podemos deixar as pessoas irem sem monitoramento. Em vez de deixar todo mundo ir, toda a sua força de trabalho se tornasse um grupo de construção de negócios de profissionais focados que contribuíssem poderosamente para os resultados. Isso significa que seu negócio começaria a crescer e sua sobrecarga se transformaria em um investimento em vez de um gasto.
Tudo o que você precisa fazer é começar a realizar reuniões separadas. Isso pode parecer muitas reuniões, mas essas reuniões são projetadas para substituir a maioria das reuniões que estão atualmente atrapalhando você:
A reunião de todos os funcionários:
Todas as segundas-feiras de manhã, toda a equipe se reúne com um triplo propósito de reunião:
Manter o alinhamento e o foco em torno das prioridades econômicas, Atualizar toda a equipe sobre quaisquer iniciativas ou sucessos do departamento, e Mantenha a moral elevada honrando publicamente os membros da equipe que estão demonstrando um trabalho excepcional que ajuda sua equipe a progredir em direção às suas três prioridades econômicas. Reunião de Liderança Ocorre logo após a Reunião de Todos os Funcionários. Reúne os chefes de departamento e destina-se a falar sobre as principais iniciativas em curso, bem como a resolver quaisquer obstáculos que estejam a atrasar os seus objetivos económicos. Os líderes de departamento definem objetivos para os próximos dias de trabalho e abordam quaisquer obstáculos que os membros da equipe possam estar enfrentando.
A Verificação de Velocidade de Prioridade Pessoal É fundamental para manter a produtividade e o moral elevados. Em uma breve reunião, os líderes se reúnem com membros individuais da equipe a cada semana para ampliar as responsabilidades de cada pessoa dentro do contexto da equipe.
Avaliações de desempenho trimestrais A cada trimestre, você avaliará cuidadosamente o desempenho de cada membro da equipe. Essas conversas são uma mistura entre gestão e coaching, em que cada membro da equipe pode entender como melhorar sua carreira profissional.
Seu negócio deve ter reuniões de liderança e gestão, com o foco em suas prioridades econômicas e levar sua produtividade ao seu nível mais alto e sua empresa estará ganhando muito mais dinheiro.
Fluxo de Caixa O fluxo de Caixa compreende também outro importante passo para fazer empresa de menor porte expandir, e irá ajudar a resolver estes problemas:
Você não tem certeza de onde suas finanças pessoais e as finanças do negócio começam e terminam Você se preocupa constantemente em ficar sem dinheiro Você não tem certeza de quanto lucro a empresa realmente faz Você quer que a pequena empresa o ajude a fazer investimentos externos que construam riqueza Mesmo que seu negócio seja projetado para ser perfeito, é chocantemente fácil ficar sem dinheiro. Seu fluxo de caixa é seu combustível. Se você tem abundância, você pode voar longe e rápido e não ter do der cabeça quando houver problemas.
Então, como administrar o dinheiro de tal forma que possamos pagar nossas contas, desfrutar de um ótimo salário, guardar algum lucro para superar períodos críticos, pagar impostos, investir fora do negócio e, o mais importante, nunca ficar sem dinheiro. A resposta está no gerenciamento dos fluxos de caixa da sua pequena empresa usando conceitos de gestão de caixas para os principais centros de necessidades de dinheiro.
Você não precisa mais suar as finanças se você administrar seu dinheiro e permitirá que você:
Veja a saúde geral da sua empresa em um instante Separe o dinheiro pessoal do empresarial Nunca falte na hora do imposto Sinta-se confiante de que sua empresa pode sobreviver a um retrocesso Veja quanto dinheiro está sendo guardado para criar riqueza pessoal As contas correntes que você usará para gerenciar as finanças de sua pequena empresa entram e saem umas das outras para criar um sistema fluido que lhe dá óptica e controle sobre seu dinheiro. Aqui está uma descrição de cada um e como usá-los:
Caixa Operacional Todo o dinheiro que entra e sai do seu negócio vai entrar e sair dessa conta. Esta é a conta principal que você usará para pagar contas, incluindo seu salário pessoal.
Caixa Pessoal Esta conta receberá uma transferência automatizada da conta comercial que irá compor o seu salário pessoal.
Caixa Lucro do negócio: É onde você armazena o dinheiro que sua empresa ganha que não precisa voltar para a empresa para mantê-lo vivo.
Caixa Impostos É onde você vai colocar o dinheiro que vai usar para pagar impostos.
Caixa Investimento É onde você coloca dinheiro e guarda para períodos mais críticos ou novos investimentos. Quando fica tão grande que não faz sentido guardar tudo para um fundo de emergência, você vai movimentar parte do dinheiro para comprar investimentos externos.
O trabalho que você está fazendo para construir seu negócio é importante. A qualidade de vida das pessoas, incluindo a sua, melhora à medida que fazemos o trabalho. Aqui está o sucesso do seu negócio e do como fazer uma empresa de menor porte expandir.
Entre em contato com a TATICCA Allinial Global Brasil , que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.