As empresas brasileiras, em especial as de capital aberto, estão se preparando para uma transição no formato de reporte dos seus resultados, oportunidades e riscos relacionados à sustentabilidade. Após o lançamento, em 26/06/2023, dos novos padrões para relatórios de sustentabilidade IFRS, a CVM - Comissão de Valores Mobiliários lançou recentemente, em 20/10/2023 uma resolução para que as empresas apresentem essas informações de sustentabilidade e gestão de riscos ESG, tornando a adesão voluntária até 2026 e após esse prazo obrigatória para empresas de capital aberto, fundos de investimento e securitizadoras.
A decisão coloca o Brasil na liderança dos países que adotaram os novos critérios do Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (em inglês na sigla ISSB) sobre relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras.
A adesão à medida será voluntária até 2026, quando passará a ser obrigatória para as empresas de capital aberto, fundos de investimento e securitizadoras. A partir de 2027 a divulgação será obrigatória e passará a ocorrer três meses após o exercício social ou simultaneamente às demonstrações financeiras. A decisão está atrelada ao Plano de Transformação Ecológica, lançado este ano pelo Ministério da Fazenda. Trata-se de um plano complexo de desenvolvimento econômico e social, com componentes robustos de preservação ambiental e tecnologia.
Os padrões inaugurais estabelecidos pelo conselho internacional, S1 e S2, ajudam a melhorar a confiança nas divulgações das empresas sobre sustentabilidade, com o objetivo de informar as decisões de investimento. O relatório deverá seguir as normas de padronização do International Sustainability Standards Board, e precisará conter informações a respeito das oportunidades e riscos relacionados ao clima e à sustentabilidade. Com isso, pela primeira vez será criada uma linguagem comum para divulgar o efeito dos riscos e oportunidades relacionados ao clima nas perspectivas de uma empresa.
Entendendo a IFRS S1 e S2:
O Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB em inglês) lançou no dia 26/06/2023, suas primeiras normas com foco em sustentabilidade. O IFRS S1, com foco em sustentabilidade, e o IFRS S2, voltada para fatores climáticos. O IFRS S1 e o IFRS S2 têm como foco os investidores, acionistas e financiadores, por isso também ajudam na melhoria da padronização, maturidade e confiança referentes às informações divulgadas pelas empresas sobre os temas. As normas também contribuirão com o processo de tomada de decisão dos investidores e das organizações.
O objetivo do IFRS S1 é a obrigação de que uma empresa divulgue informações sobre seus riscos e oportunidades relacionados a sustentabilidade, de forma útil aos usuários. O IFRS S2 complementa o IFRS S1, mais especificamente com relação aos riscos e oportunidades climáticos.
O papel das IFRS S1 e S2 é considerado essencial na promoção da padronização contábil global, transparência financeira e governança corporativa relacionadas à sustentabilidade e ao clima. Segundo especialistas, além de beneficiar as empresas facilitando o acesso aos investimentos e comércio internacional, também trazem vantagens para a sociedade, possibilitando que as informações financeiras ligadas à sustentabilidade e ao clima sejam apresentadas de forma clara e confiável.
As opiniões são muitas de que as mudanças serão benéficas, mas ainda há muita preocupação com relação à trajetória de preparação das empresas para o cumprimento das normas. Recomenda-se fortemente que sejam realizados diagnósticos detalhado dentro das empresas, para começar o processo entendendo principalmente qual o atual nível de maturidade das suas divulgações e como se encontra o seu time de especialistas em relatórios financeiros e de sustentabilidade.
Para acessar na íntegra a Resolução CVM 193 pelo site oficial, clique no link abaixo:
https://conteudo.cvm.gov.br/legislacao/resolucoes/resol193.html
Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.