Indicada para avaliar e investigar os balanços contábeis de uma empresa, a auditoria independente é uma forma de melhorar a governança corporativa e dar segurança aos investidores. Quando se trata de levantar e organizar informações sobre uma empresa, poucas coisas são tão efetivas quanto uma auditoria independente. Quando se trata de levantar e organizar informações sobre uma empresa, poucas coisas são tão efetivas quanto uma auditoria independente. Por definição, a auditoria independente é o processo de análise e validação das informações financeiras e patrimoniais de um negócio por uma empresa isenta e externa. O processo consiste em contratar uma auditoria externa respeitada e embasada no mercado , que irá aplicar sua metodologia para analisar e dar um parecer sobre a atual situação de seu cliente.
Durante a contratação de uma auditoria independente, a empresa contratante deverá ter em mente que a análise será transparente e baseada na atual realidade do negócio. O auditor independente construirá um relatório expressando sua opinião sobre os números do balanço financeiro auditado.
O auditor independente irá precisar de acesso aos números do balanço contábil da empresa e outras informações, como patrimônio e tributações que estão sendo pagas. A principal vantagem de contar com uma auditoria independente é poder contar com um relatório imparcial e com diretrizes claras do que deverá ser corrigido ou melhorado.
Poder contar com diretrizes honestas é de alto valor para a governança corporativa, pois gestores poderão ver erros que talvez estivessem ignorando, já sabendo de seu impacto para a competitividade do negócio no mercado. O documento poderá guiar profissionais de liderança na coordenação de suas equipes para que tudo seja seguido e os resultados benéficos à companhia cheguem o mais rápido possível.
Ainda sobre as vantagens de contar com uma auditoria independente, receber a certificação de uma auditoria é algo extremamente bem visto no mercado por acionistas e investidores. Isso porque haverá uma informação com alta credibilidade para as respectivas conferências. Do ponto de vista do acionista, o investimento transmitirá uma informação mais segura, tornando a aplicação do capital algo mais claro e confiável.
Análise Das Demonstrações Contábeis Além de reforçar a veracidade dos números apresentados, a análise das demonstrações contábeis realizada na auditoria independente, permite um melhor planejamento para o futuro.
Demonstrações contábeis são de suma importância para qualquer organização. É por meio delas que diferentes partes tomam conhecimento sobre a atual situação de uma empresa, verificando se os recursos investidos estão sendo devidamente bem aplicados em torno do objetivo de trazer lucro ao negócio.
Dentro das demonstrações contábeis, várias informações são levantadas. É fundamental que estejam presentes dados como balanço patrimonial, demonstração do resultado referente ao período previsto, disponibilização e explicação de números referentes a lucro ou prejuízo, fluxo de caixa, demonstração de valor acionado e notas explicativas com devidas descrições das práticas contábeis.
As demonstrações contábeis devem seguir os padrões previstos pelo mercado. É fundamental que normas e leis sejam seguidas corretamente para que o documento tenha validade. De acordo com a Lei 6.404/76, no artigo 176, por exemplo, fica determinado que as demonstrações devem indicar os valores do exercício anterior para efeito comparativo dos resultados apresentados.
Por que realizar a análise das demonstrações contábeis? A análise das demonstrações contábeis, que também pode ser colocada como revisão das demonstrações contábeis, garante uma série de benefícios à empresa contratante e ao documento em si. Primeiramente, certifica-se a veracidade e exatidão dos dados apresentados. Ao utilizar uma auditoria independente, evita-se que os números possam chegar ao relatório final de maneira ludibriosa ou simplesmente com erros. A revisão provém números confiáveis e verdadeiros.
Dessa forma, a revisão das demonstrações contábeis também irá solidificar o documento; que passará a ser relevante na tomada de decisões do negócio. Sabendo que possuem dados reais, as lideranças da companhia podem planejar de forma mais bem preparada as metas e estratégias para um futuro próximo. O fato em si torna-se uma segurança para a empresa e seu modelo de negócio.
Empresas de diferentes tamanhos podem contar com a TATICCA Allinial Global Brasil , que possui longa e conhecida eficácia em áreas como auditoria externa , consultoria, assessoria e impostos. Nossos profissionais possuem mais de 30 anos de experiência no segmento, contando com metodologia e disponibilização de certificação. É possível a auditoria independente atender às necessidades dos investidores? As demonstrações financeiras, submetidas aos procedimentos de auditoria externa de uma entidade, estão entre as muitas peças de informação que investidores consideram quando eles avaliam onde alocar recursos. Mas comunicados de imprensa, apresentações de empresas, informações adicionais em relatórios anuais e de indicadores-chave de desempenho não-contábeis e métricas financeiras são também fontes de informação disponíveis para os investidores.
Os auditores não estão envolvidos como muitas destas fontes de informação dos investidores. Há uma demanda de outros participantes no mercado de capitais para os auditores para fornecer mais segurança em tempo real de informação que está fora das demonstrações financeiras. Essas novas métricas estão se tornando uma percentagem cada vez maior do mix de informações que os investidores estão confiando. Portanto, há potencialmente um apetite para que auditores envolvam-se de tal forma que podemos fornecer a garantia de que esses números estão sendo invocados pelos mercados.Por causa das rigorosas normas que regem os procedimentos de auditoria independente, seria necessário um processo de colaboração para expandir a garantia dos auditores. É um processo teria de envolver reguladores, auditores e investidores.Compreender os investidores de informação auditada seria uma das partes mais importantes do processo. Uma vez que é determinado, em padrões, incluindo profissionais registrados e certificados nos órgãos nacionais e internacionais talvez precise ser alterada para permitir que auditores possam realizar procedimentos novos ou diferentes.Queremos trabalhar juntos para descobrir quais dessas informações são diretamente da competência da auditoria externa e se beneficiariam os auditores ao executar algum nível de procedimentos e depois dizendo ao público investidor o que é que fizemos.
Auditoria contábil Sendo a auditoria contábil um processo que analisa a situação financeira de uma empresa e valida a precisão dos registros contábeis, se mostra vantajoso, porque além de validar as informações, certifica aos administradores que os controles internos estão sendo realizados de maneira eficiente e eficaz. Ou, em caso contrário, sugere melhorias.
Justamente por isso, em qualquer empresa, independente do porte ou área de negócio, a auditoria contábil agrega segurança e transparência no processo. Entretanto, é comum que as empresas só a procurem quando perceba indícios de erros ou fraudes nas demonstrações contábeis.
Vale lembrar que a auditoria contábil pode ser realizada não somente nas empresas que atendem a obrigatoriedade, mas também em empresas de pequeno porte, pois identifica fraudes e irregularidades na administração. Em caso de não obrigatoriedade, a decisão de realizar uma auditoria contábil cabe à gestão da empresa.
O processo de auditoria contábil pode apontar erros, que são não intencionais, como por exemplo, interpretações incorretas das normas, ou pode apontar fraudes, que são intencionais, como por exemplo, manipulações ou falsificações de registros. Irregularidades identificadas pela auditoria contábil podem ser analisadas pelo nível gerencial, que também aplicará as correções e melhorias. Já as fraudes são comunicadas diretamente ao gestor, por razões de sigilo.
O mais importante é esclarecer que, ainda que a auditoria contábil não identifique erros ou fraudes, sempre contribuirá com melhorias nas práticas da empresa.
O objetivo principal da auditoria contábil é realizar a comparação das demonstrações contábeis com a situação patrimonial e financeira, porém esse processo alcança outras áreas da empresa.
De forma a ressaltar a importância do processo, além da principal que é proteger erros e fraudes na área financeira, listamos algumas das áreas que se beneficiam com a auditoria contábil:
· Na área fiscal, a auditoria contábil garante o cumprimento das obrigações fiscais, protegendo assim a empresa de multas e penalidades;
· Na área patrimonial, a auditoria contábil ajuda a controlar os bens da empresa;
· Na área administrativa, a auditoria contábil diminui a negligência e ineficiência dos processos;
· Na área social, a auditoria contábil sugere a correta aplicação de recursos, aumentando a credibilidade dos investimentos.
São apenas alguns dos benefícios trazidos pela auditoria contábil, que é restrita ao auditor e em conformidade com as normas brasileiras e internacionais, devido a questões de independência.
Uma auditoria contábil é o exame das demonstrações contábeis (conhecidas também por demonstrações financeiras) de uma organização – conforme apresentado no relatório anual – por alguém independente dessa organização. As demonstrações contábeis incluem um balanço patrimonial, uma demonstração do resultado, uma demonstração das mutações do patrimônio líquido, um demonstrativo de fluxo de caixa e notas explciativas que compõem um resumo de políticas contábeis significativas e outras notas explicativas.
O objetivo de uma auditoria contábil é formar uma visão sobre se as informações apresentadas das demonstrações contábeis, tomadas como um todo, refletem a posição financeira da organização em determinada data.
Ao examinar as demonstrações contábeis, a auditoria contábil deve seguir os padrões de auditoria estabelecidos por um órgão governamental. Uma vez que os auditores concluíram seu trabalho, eles escrevem um relatório de auditoria, explicando o que eles fizeram e dando uma opinião extraída de seu trabalho. Geralmente, todas as companhias de capital aberto e companhias de responsabilidade limitada estão sujeitas a uma auditoria a cada ano. Outras organizações podem exigir ou solicitar uma auditoria contábil dependendo da sua estrutura e propriedade.
Numa auditoria contábil, os auditores não realizam procedimentos de auditoria sobre:
Auditar outras informações fornecidas aos membros da organização, por exemplo, o relatório dos diretores. Verificar cada item das demonstrações contábeis – as auditorias são baseadas somente em testes seletivos. Julgar a adequação das atividades comerciais da organização ou estratégias ou decisões tomadas pelos diretores. Observar todas as transações realizadas pela organização. Testar a adequação de todos os controles internos da organização. Comentar aos acionistas sobre a qualidade dos diretores e gerentes, a qualidade da governança corporativa ou a qualidade dos procedimentos e controles de gerenciamento de risco da organização. Também numa auditoria contábil, os auditores não podem ser responsáveis por:
Prever o futuro – A auditoria contábil refere-se a um período contábil anterior específico. Não julga o que pode acontecer no futuro e, portanto, não pode garantir que a organização continuará em negócios indefinidamente. Estar lá o tempo todo – A auditoria contábil é realizada durante um período de tempo definido, e os auditores não estão na organização o tempo todo. O objetivo principal da auditoria contábil é formar uma opinião sobre a informação das demonstrações contábeis, como um todo, e não identificar todas as irregularidades possíveis. Isso significa que, embora os auditores estejam atentos aos sinais de fraude material potencial, não é possível ter certeza de que as fraudes serão identificadas. A administração da organização prepara as demonstrações contábeis, de acordo com os requisitos legais e os padrões de relatórios financeiros. Os diretores da organização aprovam as demonstrações contábeis.
A auditoria contábil inicia seu exame, entendendo as atividades da organização e considerando os problemas econômicos e industriais que podem afetar o negócio durante o período de relatório. Para cada atividade principal listada das demonstrações contábeis, os auditores identificam e avaliam quaisquer riscos que possam ter um impacto significativo na posição financeira ou desempenho financeiro e algumas das medidas (chamadas controles internos) que a organização implementou para mitigar esses riscos.
Com base nos riscos e controles identificados, a auditoria contábil considera o que a gerência fez para garantir que as demonstrações contábeis sejam exatas e examine as evidências de apoio. Os auditores então fazem um julgamento sobre se as demonstrações contábeis apresentadas como um todo apresentam uma visão verdadeira e justa dos resultados financeiros e posição da organização e seus fluxos de caixa, e se está em conformidade com as normas de relatório financeiro. Finalmente, os auditores elaboram um relatório de auditoria que apresenta sua opinião, para os acionistas ou membros da organização.
Os auditores discutem o escopo do trabalho de auditoria com a organização – os diretores ou a gerência podem solicitar a realização de procedimentos adicionais. Os auditores mantêm a independência da administração e dos diretores para que testes e julgamentos sejam feitos objetivamente. A auditoria contábil determina o tipo e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem executados, dependendo dos riscos e controles que identificaram. Os procedimentos podem incluir:
fazer perguntas – de perguntas escritas a perguntas orais informais – de uma série de indivíduos na organização. examinar registros financeiros e contábeis, outros documentos e itens tangíveis, como instalações e equipamentos. fazer julgamentos em estimativas significativas ou premissas que a gerência fez quando prepararam das demonstrações contábeis. obter confirmações escritas de certas questões, por exemplo, solicitando ao devedor que confirme o montante da dívida com a organização. testar os controles internos da organização. testar processos ou procedimentos sendo realizados. Está procurando por uma empresa de auditoria? A TATICCA pode ajudar o seu negócio por meio de diferentes serviços, contanto sempre com uma equipe experiente e especializada. Conheça as opções de serviços disponibilizados. Para mais detalhes, consulte nossa página de auditoria externa .
Auditoria das demonstrações contábeis/financeiras Revisão de demonstrações contábeis/financeiras Revisão de informações intermediárias Procedimentos previamente acordados Trabalho de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão Relatório de Asseguração Relacionado com Sustentabilidade e Responsabilidade Social Laudos de Avaliação Due diligence contábil e financeira Assessoria e Consultoria em IFRS, CPC, IPSAS e USGAAP Assessoria na Preparação de Demonstrações Financeiras Serviços de Consultoria Contábil e Financeira Análise de políticas contábeis e sistemas de controles internos Serviços para entidades de setores regulados Fundações, Associações, ONG’s Combinações de Negócios, Cisão, Fusão e Incorporação Laudos Contábeis, Perícias e Investigações Transações Corporativas Auditoria Interna Detalhes importantes antes de contratar uma empresa de auditoria
Antes de contratar uma empresa de auditoria, empresários, gerentes e diretores devem estar atentos a detalhes que não podem ser ignorados. É fundamental que a empresa de auditoria ofereça o certificado que comprova a realização do processo. O documento servirá como comprovante para investidores e sócios.
Também é essencial contar com uma equipe reconhecida por sua competência e referência de mercado. Dessa forma, garante-se a eficácia dos processos. A auditoria deve ser capaz de produzir relatórios com dados claros e de fácil compreensão.
Outro fator é comprar com uma empresa de auditoria que forneça recomendações e direcionamentos aos contratantes. A auditoria independente deve apontar rumos sustentáveis para o cliente, mostrando onde ele poderá otimizar os processos contábeis e financeiros.
Entre em contato com a TATICCA Allinial Global Brasil , que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.