Desde o início da pandemia da COVID-19, em que a forma de trabalhar mudou mundialmente, trazendo principalmente a modalidade híbrida, muitas empresas ainda estão desenvolvendo o novo ambiente de trabalho, avaliando tecnologia adquirida e tentando encontrar meios de expandir a capacidade de infraestrutura. Isso concentra o foco dos departamentos de TI e traz o desafio de revisar todo o suporte tecnológico para o negócio.
Um recente levantamento realizado pela FindUP, empresa especializada em Field Service e suporte de TI em geral, concluiu que, em especificamente 252 companhias brasileiras, a busca por manutenção de equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação aumentou em 142% desde 2020. O setor bancário liderou o ranking dos setores que mais buscaram esse tipo de atendimento, seguido do setor varejista. Mas o terceiro lugar ficou com a área de tecnologia.
Uma das maiores preocupações das equipes de TI é fornecer um suporte contínuo ao trabalho híbrido, junto com uma plataforma colaborativa munida de ferramentas de proteção, visando agilidade e adaptação ao mercado em constante mudança. Pesquisas apontam um foco maior no gerenciamento de segurança e melhorias das operações e desempenho dos sistemas. O objetivo geralmente é garantir que todos os colaboradores de uma empresa possuam igual acesso e experiência com as ferramentas, independente do local onde trabalhem.
As tendências são de aumento nos reparos de dispositivos físicos, esforços para modernizar a infraestrutura, maior gerenciamento de segurança e inovação constante. Enquanto em 2020, ano do início da pandemia, a TI estava focada em sobreviver no meio da pressão do trabalho remoto, após reformularem estratégias para acomodar o novo modelo, 2022 avançou com estratégias flexíveis e políticas sobre local de trabalho. A mesma pesquisa citada anteriormente constatou que nos últimos dois anos 60% dos atendimentos realizados pelos profissionais de tecnologia para os bancos passaram a ser feitos de forma remota.
Muitos líderes já veem os benefícios do trabalho remoto em termos de experiência e produtividade, e por isso aumentaram o orçamento com TI para moderniza-lo e protege-lo, já que a segurança também se tornou uma grande preocupação, principalmente com os principais riscos como ataques de ransomware , ameaças internas, violações e vulnerabilidades de API/software, phishing e ataques relacionados à nuvem. Comprova-se isso com outra pesquisa recente da F-Secure, que mostra a segurança e privacidade como as principais preocupações dos funcionários remotos. De acordo com os dados, respondidos por mais de sete mil trabalhadores do mundo todo, 67% deles que trabalham remotamente, se preocupam com a segurança e privacidade on-line. Enquanto apenas 58% dos colaboradores internos informaram suas preocupações.
Ao adequar a infraestrutura de TI para o trabalho híbrido, algumas soluções podem não mais atender às necessidades da empresa, por isso é importante consolidar custos identificando soluções para substituir as atuais que estão consumindo quantidade desproporcional de tempo e orçamento desnecessário do departamento de TI. Por exemplo, muitos colaboradores precisam de acesso a documentos, dados estruturados, frameworks acessados e criados por outros e ferramentas que lhes permitam colaborar de onde quer que estejam. Nesse sentido, as ferramentas digitais e processos automatizados funcionarão melhor. Além disso, ao criar uma cultura híbrida na empresa, outros departamentos parceiros, como RH, financeiro e jurídico podem compartilhar melhores práticas.
É muito importante que no modelo de trabalho híbrido a colaboração entre as equipes de TI e demais linhas de negócios seja fortalecida, para investir nas ferramentas de colaboração digital, incluindo materiais de treinamento baseados em nuvem, por exemplo com RH. Ou garantindo esforços para monitorar a produtividade dos colaboradores, em parceria com o jurídico e a conformidade as políticas e procedimentos da empresa.
Como acontece com toda mudança dessa grandeza, normalizar o trabalho híbrido exige um compromisso contínuo e muita disposição frente aos desafios que vão surgindo ao longo do processo, fazendo com que os setores de TI estejam em um momento de muito evidência. Segundo pesquisa do Gartner Peer Insigths, junto com a segurança cibernética e capacitação digital, o trabalho híbrido será uma das principais prioridades dos líderes em 2023.
Para conferir a pesquisa na íntegra, clique abaixo:
2022 CIO Priorities | CIO Dive
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