Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.
No items found.

Resumo das Notícias de Hoje

11/4/2025

Silveira promete gratuidade na conta de luz para 60 milhões de brasileiros; Haddad diz que medida não chegou à área econômica

Ministro de Minas e Energia prometeu ampliar a isenção da conta de luz para cidadãos que consomem até 80 KW por mês. Atualmente, estão isentos casos em que o consumo é de até 50KW.

Fonte: Canal Energia

China aplica tarifas de 125% aos EUA

A China anunciou, nesta sexta-feira, 11, tarifas de 125% sobre produtos dos Estados Unidos, em resposta à sobretaxa americana de 145%. A medida entra em vigor no sábado, 12.

A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo se intensifica. A escalada tarifária ameaça o crescimento econômico global e gera incerteza entre investidores

A China apresentou nova queixa à OMC e reforçou restrições a empresas e produtos dos EUA. Tensão deve crescer nos próximos dias.

Fonte: Desperta | exame – 11/04/2025

Prof. Nivalde de Castro

Com todo respeito institucional, O Ministro só fala para plateias, sem menor preocupação e fundamentação com os fatos, dados e contexto político. O ministério da Fazenda imediatamente desmentiu a proposta (fala) do Ministro. E a propagada Reforma para modernização do SEB tem a alcunha de N+2, ou seja, sempre será finalizada daqui a dois meses. Enquanto isto a competência e seriedade do SEB segue em frente, bastando ler a ata da última reunião do CMSE, salvo engano presidida pelo Secretário Thiago Barral.

Fonte: Canal Energia

LEILÃO DE RESERVA DE CAPACIDADE (expansão)

O edital do Leilão de Reserva de Capacidade deve ser apresentado em até 60 dias para que o certame possa ser realizado ainda este ano. De acordo com o ministro Alexandre Silveira, que participou da abertura do Fórum de Líderes em Energia, nesta quinta-feira, 10 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), esse prazo pode ser adiantado e ele já determinou à Secretária de Transição Energética e Planejamento agilidade no processo. Já o primeiro leilão de baterias, previsto para esse ano, deve ter seu edital publicado em maio.

> Saiba mais em “Para leilão de capacidade em 2025, ministro pede edital em 60 dias”: https://bit.ly/3Rdbmkh

> Sobre o mesmo assunto, leia também “Técnicos defendem volta às origens na revisão do LRCAP”: https://bit.ly/4i8E8gP

ABERTURA DO MERCADO LIVRE NO FIM DE 2026 (comercialização)

Além de destacar as realizações da sua gestão como a renovação das concessões na distribuição e a quitação da conta covid e a conta escassez hídrica, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prometeu durante o Fórum de Líderes em Energia, nesta quinta-feira, 10 de abril, a abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores no final de 2026. O consumidor residencial deverá poder migrar completamente um ano depois.

> Continue a leitura em “Governo promete baixa tensão no mercado livre no fim de 2026”: https://bit.ly/3GgpcQw

CANALENERGIA (eventos)

ENASE

11 e 12 junho/2025

Hotel Windsor Oceânico – RJ

www.enase.com.br

Gostou deste conteúdo?

OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

10/4/2025

Para Eneva, CP de 15 dias é suficiente para leilão de capacidade: https://bit.ly/43Ofi2y

“Diretor vê necessidade de discussão do Fator A”.

10/04/2025 (continuação)

Recessão global amanhã? É difícil prever

O Goldman Sachs, na quarta, revisou suas previsões econômicas para os Estados Unidos, prevendo uma recessão com probabilidade de 65%, após o aumento das tarifas. A previsão foi revertida pouco depois, após Trump anunciar uma trégua de 90 dias.

A mudança de cenário é um reflexo da volatilidade das decisões de Trump sobre tarifas, que podem impactar diretamente o crescimento econômico global e a inflação. A incerteza sobre a economia gera preocupação nos mercados.

O Goldman prevê crescimento de 0,5% no PIB dos EUA em 2025 e uma probabilidade de recessão de 45%. A expectativa é de cortes de juros no terceiro trimestre de 2025.

Fonte: Desperta | exame – 10/04/2025

Tarifas de Trump colocam em risco uma das maiores parcerias comerciais da história

As tarifas de importação extras dos Estados Unidos, que entraram em vigor nesta quarta-feira, 9 de abril, impactaram gravemente o comércio global. A cobrança sobre produtos da China, por exemplo, pode chegar a 104%.

A medida eleva os custos de produtos e pode reduzir a perspectiva de crescimento econômico global. A China e os EUA, principais afetados, enfrentam um cenário de incerteza.

Mais países devem retaliar as novas tarifas, o que poderá intensificar a guerra comercial. O Brasil negocia contrapartidas com os EUA e pode se beneficiar em alguns mercados.

Fonte: Desperta | exame – 09/04/2025

Gostou deste conteúdo?

Resumo das Notícias de Hoje

10/4/2025

Dia 10 de abril de 2025, quinta-feira

- ARMAZENAMENTO DE ENERGIA (política)

A regulamentação do uso de tecnologias para o armazenamento de energia elétrica, proposta pela Aneel em Consulta Pública (CP) nº 39/2023, foi um dos temas abordados na abertura do evento UTCAL Summit 2025, que acontece nesta quarta-feira, 09 de abril, no Rio de Janeiro. O processo é aguardado com grande expectativa pelo mercado, tendo em vista que as novas tecnologias são essenciais para garantir a continuidade dos avanços no setor elétrico e consequentemente na transição energética.

> Saiba mais na matéria “Armazenamento de energia é um dos focos do setor para 2025”: https://bit.ly/42qGGB8

- AGENDA REGULATÓRIA DO GÁS (geração)

Criticada ontem pelo ministro Alexandre Silveira por ainda não regular preços para a transporte e escoamento de gás natural, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis está avançando na regulação dessa área. Durante o Fórum de Líderes de Petróleo e Gás, a diretora da ANP, Symone Araújo, disse a jornalistas o que a agência tem feito nessa temática.

> Leia mais em “Após críticas de Silveira, ANP diz seguir com agenda regulatória do gás”: https://bit.ly/4jdHf8H

- O PLANO DO RIO DE JANEIRO PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA (expansão)

Considerado um dos principais polos de conhecimento, infraestrutura e desenvolvimento de tecnologias ligadas aos setores elétrico e energético, o plano do Rio de Janeiro para a transição energética, para além da exploração de petróleo e gás, está centrado em eólica offshore, energia solar, biogás e biometano. Foi o que afirmou o secretário de Energia e Economia do Mar do RJ, Cássio Coelho, em entrevista exclusiva ao CanalEnergia após participação no primeiro painel do Fórum Brasileiro Líderes em Energia, que acontece na capital fluminense nessa quarta-feira, 9 de abril, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

> Continue a leitura na matéria “Secretário do RJ destaca foco em eólica offshore, solar e biogás”: https://bit.ly/4iteeox

- CANALENERGIA (eventos)

ENASE

11 e 12 junho/2025

Hotel Windsor Oceânico – RJ

www.enase.com.br

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

Para Eneva, CP de 15 dias é suficiente para leilão de capacidade: https://bit.ly/43Ofi2y

“Diretor vê necessidade de discussão do Fator A”.

Light Com chega a São Paulo e quer figurar entre as 5 maiores do país: https://bit.ly/3G1HBRb

“Comercializadora reinicia operações na cidade de São Paulo para estar mais próxima dos clientes, mas está focada em expansão no ACL em todo o país para chegar a 3 mil clientes em todos segmentos”.

Vulnerabilidade em tecnologias pode facilitar ataques cibernéticos no setor elétrico: https://bit.ly/4j3YtWb

“Falhas na segurança de sistemas monitoradas podem afetar continuidade e confiabilidade do fornecimento elétrico”.”

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

FRAGMENTOS EXTRAÍDOS DA REVISTA O SETOR ELÉTRICO – edição de 09/04/2025

9/4/2025

REPORTAGEM

Infraestrutura elétrica desafia expansão do mercado de data centers

Reunindo atributos como localização estratégica, abundância de fontes de energia renováveis, vasta disponibilidade territorial, alta demanda de serviços de computação em nuvem, armazenamento de dados e processamento de informações, o Brasil vem atraindo cada vez mais empresas de data centers para o seu território. Dados do Ministério de Minas e Energia indicam que o segmento registrou um crescimento atípico de fornecimento de energia para projetos de Data Center. Os pedidos para este segmento indicam uma demanda máxima que pode chegar a 9 GW até 2035, considerando 22 projetos registrados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

Clique aqui e leia mais sobre a reportagem

ENERGIA INCIDENTE

Capítulo 2 – Termos e Definições e Ponderações Anteriores ao Estudo de Energia Incidente

Neste segundo capítulo do fascículo, o objetivo é deixar o leitor ao par da terminologia utilizada sobre o tema energia incidente. São apresentadas definições fundamentais de perigo e risco, destacando suas diferenças e a importância do entendimento desses conceitos no contexto da segurança elétrica. Também são abordados termos técnicos como ATPV, EBT, Arc Flash Boundary, e categorias de risco, além das terminologias da norma IEEE 1584. O fascículo ainda traz ponderações importantes para a realização de estudos de energia incidente, como a escolha entre energia e categoria, a relevância da precisão dos dados utilizados, a simulação de cenários operacionais diversos e as contribuições de motores e geradores.

Texto assinado por Cláudio Sérgio Mardegan.

Clique aqui e confira na íntegra


SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL

Capítulo 2 – O Sistema Interligado no Brasil: principais características

O SIN (Sistema Interligado Nacional) brasileiro é um dos mais complexos e abrangentes do mundo, conectando diferentes regiões do país e garantindo um suprimento de energia eficiente, econômico e de alta segurança operativa. A interligação dos subsistemas visa a otimização dos recursos energéticos e a confiabilidade da operação, permitindo assim o compartilhamento de excedentes entre regiões e contribuindo para a segurança elétrica do país. Este artigo apresenta os princípios da transmissão, a história da interligação do sistema, os desafios da inserção das fontes renováveis e os mecanismos de proteção contra grandes blecautes.

Texto assinado por Rogério Pereira de Camargo.

Clique aqui e confira na íntegra

Sandboxes Tarifários auxiliam Aneel na modernização do setor

As distribuidoras de energia brasileiras se preparam para realizar projetos-pilotos em amostras de consumidores e avaliar possíveis novas estruturas para a tarifa no Brasil. Trata-se do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Governança de Sandboxes Tarifários, iniciado em 2022. Neste ano, espera-se que a maioria dos projetos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estejam em fase de campo.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

IA nos processos de Gestão de Ativos: A modelagem preditiva e a tomada de decisão baseada em dados no setor elétrico – Parte 2/2

A modelagem preditiva emerge como um campo fundamental na análise de dados, oferecendo insights essenciais para a tomada de decisões estratégicas no setor de energia elétrica. Para compreender adequadamente seu impacto, é crucial, primeiro, explorar os conceitos de dados e analytics. A modelagem preditiva integra um conjunto mais amplo de ferramentas analíticas, com a finalidade de oferecer respostas a perguntas específicas e, com isso, possibilitar decisões mais precisas sobre o futuro.

Coluna assinada por Lilian Ferreira Queiroz.

Saiba mais

Redes compartilhadas de distribuição com Telefonia e TV a Cabo conforme NR10 – Parte 2/3

Referência no padrão construtivo das instalações elétricas, a NBR 15688 – Redes de Distribuição Aérea de Energia Elétrica com condutores nus, define uma distância de até 60 cm entre o “primeiro condutor” (referência o solo) energizado e a rede de telecomunicação.  De forma intrínseca, fica evidenciado a necessidade dos trabalhadores adentrarem os limites da ZC (0,7 m) estabelecida pela NR10 para execução de atividades de telefonia e TV a cabo.

Texto assinado por Aguinaldo Bizzo.

Fonte: REVISTA O SETOR ELÉTRICO – edição de 09/04/2025

Gostou deste conteúdo?

Resumo das Notícias de Hoje

9/4/2025

Dia 09 de abril de 2025, quarta-feira

- LEILÃO DE RESERVA DE CAPACIDADE DE 2025 (expansão)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (08/04) que determinou a retomada imediata da discussão das regras do Leilão de Reserva de Capacidade de 2025, para garantir que o certame seja realizado ainda esse ano. A consulta pública que vai tratar de pontos questionados judicialmente por geradores termelétricos, como a adoção do mecanismo relacionado à flexibilidade das usinas, deverá ser feita pelo período mínimo de 15 dias, para dar maior celeridade do processo.

> Leia mais na notícia “Silveira promete rapidez para garantir LRCAP ainda em 2025”: https://bit.ly/4lsSqvS

> Dentro do mesmo tema, leia também “Ministro descarta leilão emergencial de térmicas por atraso na contratação de potência”: https://bit.ly/3E9HK4v

- REVISÃO DA RAP DE TRANSMISSORAS (política)

A diretoria colegiada da Aneel decidiu pelo estabelecimento de súmula para consolidação do seu entendimento a respeito do cálculo do Custo de Capital de Terceiros (rD) para fins de revisão tarifária periódica da Receita Anual Permitida (RAP) das transmissoras, presente na Cláusula Sétima dos Contratos de Concessão do segmento.

> Continue a leitura em “Aneel mantém decisão sobre cálculo para revisão da RAP de transmissoras”: https://bit.ly/4clPUmK

- CANALENERGIA (eventos)

ENASE

11 e 12 junho/2025

Hotel Windsor Oceânico – RJ

www.enase.com.br

- OUTRAS NOTÍCIAS DE HOJE

Scatec mira expansão com foco em projetos híbridos e baterias: https://bit.ly/4jazYGU

“Companhia possui em análise cerca de 800 MW em projetos renováveis, concentrados principalmente

no Nordeste, além de Minas Gerais”.

Reajuste da CPFL Paulista com incorporação de R$ 4,6 bi é adiado na Aneel: https://bit.ly/3R6cXbE

“Pedido de vistas do diretor Fernando Mosna postergou novamente decisão sobre inclusão de créditos no processo tarifário da distribuidora”.

ONS: Revisão Quadrimestral da Carga 2025-2029 traz variação média de 3,4% no SIN: https://bit.ly/3DZwtDS

“Em 2025, projeção de aumento na carga é de 3,7%. Workshop hoje apresentará resultados”.

Fonte: Canal Energia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.