- CORTES DE GERAÇÃO (geração)
“A falta de mudanças no modelo do setor elétrico nos últimos anos e lacunas regulatórias acabam dificultando uma solução para o curtailment. Em Meet Up realizado para assinantes do CanalEnergia nesta quarta-feira, 23 de abril, a exaustão do modelo foi destacada pelos debatedores. A diferenciação do setor e a necessidade de revisitar a precificação e as alocações de custos e riscos se tornam cada vez mais necessárias, uma vez que o arcabouço atual não se mostra capaz de dialogar com os cortes na geração.
Continue a leitura em "Lacunas regulatórias atrapalham soluções para mitigação do curtailment": https://bit.ly/3Gqa43e”
- REFORMA DO SETOR ELÉTRICO (política)
“O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Diego Andrade (PSD-MG), encomendou uma avaliação técnica dos impactos das medidas previstas na proposta de reforma do setor elétrico, divulgada na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia. O parlamentar considera a ampliação do benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica importante, mas diz que é preciso avaliar se ela se sustenta.
Saiba mais em "Gratuidade da tarifa social tem que parar de pé, afirma presidente da CME": https://bit.ly/3S2m5ye”
- SEGURANÇA DE BARRAGENS (geração)
“A Aneel abriu consulta pública nesta quinta-feira (24/04) para discutir a alteração da Resolução Normativa 1.064, que estabelece critérios e ações de segurança de barragens de usinas hidrelétricas fiscalizadas pela agência. A atualização da norma é necessária para adequá-la à mais recente resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos sobre a classificação de barragens por dano potencial associado, por volume e por categoria de risco.
Leia mais na notícia "Aneel abre consulta pública para atualizar norma sobre segurança de barragens": https://bit.ly/3ELWc2J”
- CANALENERGIA (eventos)
ENASE
11 e 12 junho/2025
Hotel Windsor Oceânico – RJ
www.enase.com.br