- RENOVAÇÃO DA EDP ES (distribuição)
“A diretoria da Aneel decidiu por unanimidade recomendar a prorrogação da concessão da EDP Espírito Santo. Não houve, no entanto, consenso em relação às propostas de inclusão de novos parâmetros para avaliação da prestação do serviço das distribuidoras, apresentadas pelos diretores Fernando Mosna e Ricardo Tili e rejeitadas por maioria.
> Saiba mais em “Aneel recomenda renovação da EDP ES e rejeita ampliar análise sobre qualidade”: https://bit.ly/3Gx0ko1
- ONS ESTUDA SEPS (operação)
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico elaborou um estudo para buscar aprimoramentos nos Sistemas Especiais de Proteção (SEPs), com o objetivo de conseguir aumentar em cerca de 1.000 MW o limite de intercâmbio do Nordeste para o Sudeste. A partir das conclusões desse trabalho poderão ser ampliados os limites de intercâmbio de energia entre os subsistemas Nordeste, Norte e Sudeste/Centro-Oeste e gerar ganhos na operação. A medida também poderá auxiliar na redução do curtailment do Nordeste ao ampliar a transmissão desta região para os demais subsistemas.
> Continue a leitura na matéria “ONS estuda SEPs para aumentar intercâmbio e reduzir curtailment”: https://bit.ly/42STcK5
- INVESTIMENTOS NO ENTORNO DO LAGO DE FURNAS (geração)
“O ministro Alexandre Silveira anunciou o investimento de mais de R$ 340 milhões em obras de saneamento básico, recuperação de áreas degradadas e nascentes em mais de 50 municípios da região de Furnas, no Sul de Minas. As obras serão contratadas e executadas pela Eletrobras. De acordo com o MME, os investimentos visam ampliar a flexibilidade operativa do reservatório da UHE Furnas (MG, 1.216 MW), preservando os usos múltiplos da represa.
> Leia mais na notícia “Investimentos de R$ 340 mi serão feitos no entorno do lago de Furnas”: https://bit.ly/3EKMPAq”
CANALENERGIA (eventos)
ENASE
11 e 12 junho/2025
Hotel Windsor Oceânico – RJ
www.enase.com.br