Portal de Notícias sobre o
Setor Elétrico

Veja aqui as informações e notícias mais recentes sobre o setor elétrico. A curadoria do conteúdo é feita por nossos especialistas, considerando a importância do tema para o mercado.
No items found.

PORTARIA DO LRCAP (geração)

3/4/2025

O juiz Diego Câmara, da 17ª Vara da Justiça Federal em Brasília, concedeu liminar suspendendo os efeitos da Portaria Normativa 100, do Ministério de Minas e Energia, que estabelece a sistemática do Leilão de Reserva de Capacidade de 2025 (LRCAP). Na decisão proferida na última terça-feira (01/04), o magistrado determinou a realização de consulta pública para tratar das regras do certame, incluindo a alteração que afeta o cálculo do preço de lance. O LRCAP está previsto para o fim do mês de junho.

> Continue a leitura na notícia “Justiça Federal suspende portaria do LRCAP e determina realização de consulta pública”: https://bit.ly/41XTbW3

- Paraguai suspende negociações do Tratado de Itaipu (política)

O governo paraguaio suspendeu todas as negociações relacionadas ao anexo C do Tratado de Itaipu até que o Brasil esclareça suposta ação de inteligência. O processo estava em fase de envio do entendimento firmado entre os países no ano passado e que precisa ser ratificado pelos Congressos Nacionais dos países para ser assinado e oficializado. O país vizinho, sócio na hidrelétrica, convocou ainda o embaixador do Brasil para explicar o caso realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

> Leia mais em “Paraguai suspende negociações do Anexo C do Tratado de Itaipu”: https://bit.ly/42rZX6q

Gostou deste conteúdo?

CORTES DE GERAÇÃO (expansão)

3/4/2025

Os cortes de geração de energia renovável estão sendo analisados e deverão até mesmo fazer parte das análises do PDE 2035 no horizonte decenal. Com esses dados em mãos, a Empresa de Pesquisa Energética deverá trabalhar para sinalizar como as baterias poderão calibrar a oferta do produto que o sistema precisará. A atual sinalização da EPE é de que a necessidade do país pela tecnologia é elevada na forma de capacidade nos próximos 10 anos, está acima de 8 GW.

> Saiba mais em “Curtailment será analisado no PDE 2035, sinaliza EPE”: https://bit.ly/4hVZGNF

Gostou deste conteúdo?

DISTRIBUIDORAS DA AMAZÔNIA LEGAL DESCUMPREM METAS DO LUZ PARA TODOS, APONTA IDEC

2/4/2025

Acre e Tocantins não registraram nenhum atendimento no ano passado, segundo o levantamento da entidade de consumidores, a partir de dados disponíveis do MME

A maior parte das distribuidoras da Amazônia Legal não cumpriu a meta prevista de atendimentos do Programa Luz para Todos em 2024, segundo levantamento feito pelo Instituto de Defesa de Consumidores - Idec. O estudo foi realizado a partir de dados do Ministério de Minas e Energia.

Dos nove estados pesquisados, apenas o Amapá, com 1.709 atendimentos para uma meta de 300 (470% a mais) e o Pará, com 20.825 ligações para uma meta de 16.413 (27%) apresentaram desempenho superior ao valor estabelecido para o período em áreas remotas ainda não universalizadas.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Fonte: ESS News/PORTAL CANALENERGIA – edição de 27/03/2025

Gostou deste conteúdo?

SILVEIRA DIZ QUE ESPERA EM BREVE SABATINA DE CANDIDATOS PARA A ANEEL

2/4/2025

Ministro confirma que enviou dois nomes à Casa Civil, sendo um deles do secretário Gentil Nogueira Jr.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira (20/03) estar convicto de que terá uma resposta em breve sobre as sabatinas dos indicados para a diretoria da Aneel. Segundo Silveira, há dois nomes na Casa Civil da Presidência da República, sendo um deles, já conhecido, o do secretário de Energia Eletrica do MME, Gentil Nogueira Jr. Ele prometeu divulgar o segundo candidato, que não foi oficialmente anunciado pelo ministério.

Além da vaga aberta com o término do mandato de Hélvio Guerra no ano passado, ocupada interinamente pela servidora da Ludimila Silva, uma nova vaga para o colegiado vai se abrir com o fim do mandato do diretor Ricardo Tili em 24 de maio.

Gostou deste conteúdo?

CCEE: CONSUMO DE ENERGIA SOBE 4,9% E BATE RECORDE EM FEVEREIRO

2/4/2025

Uso de mais aparelhos de ar-condicionado por temperaturas elevadas ajudam a explicar volume histórico de 77 mil MW médios no mês

O consumo de energia elétrica subiu 4,9% no Brasil em fevereiro. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o país ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 77 mil MW médios em um único mês. O calor intenso registrado no período e que faz aumentar o uso de aparelhos de ar-condicionado é o principal fator que ajuda a explicar os resultados.

O mercado regulado computou crescimento de 5,5% no consumo, enquanto o livre aumentou 4% no comparativo anual. O avanço reflete uma combinação das temperaturas mais altas com a maior atividade em alguns setores produtivos e a entrada massiva de novos consumidores no ambiente

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Fonte: Portal CanalEnergia

Gostou deste conteúdo?

Credenciada na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para trabalhos de apoio ao órgão regulador

Soluções no Setor Elétrico

Nossa expertise no Setor Elétrico é resultado de diversos projetos executados por nossos profissionais em empresas de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

Por que escolher a TATICCA?

O objetivo de nosso time é apresentar insights relevantes para o seu negócio e apoiá-lo em seu crescimento!

  • Equipe personalizada para cada projeto

  • Adequação caso a caso

  • Abordagem flexível

  • Envolvimento de Executivos Sêniores nos serviços

  • Expertise

  • Independência

  • Recursos locais globalmente interconectados

  • Equipe multidisciplinar

  • Capacitação contínua

  • Métodos compartilhados com os clientes

  • Amplo conhecimento dos setores

  • Mais modernidade, competência, flexibilidade, escalabilidade e foco no cliente

Nossa equipe

Profissionais especialistas no setor elétrico
Você possui alguma dúvida?

Envie-nos uma mensagem

por favor, preencher o campo.

Obrigado por entrar em contato! Recebemos sua mensagem e em breve retornaremos!
Infelizmente não foi possível enviar sua solicitação, tente novamente mais tarde.