Alta dos juros
“O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne hoje e deve elevar os juros em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano. A decisão segue a orientação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que descartou a possibilidade de um aumento mais modesto de 0,25 ponto.
A alta reflete a necessidade de cautela diante da incerteza econômica global e das expectativas de inflação. A postura do Banco Central deixa em aberto a possibilidade de novos ajustes.
O mercado aguarda a evolução dos indicadores econômicos para definir o momento de fim do ciclo de alta dos juros. O C6 Bank projeta juros de 15% até junho, enquanto o banco Inter vê a elevação de 0,5 ponto como último movimento.”
Lula quer investimentos em urânio, fertilizantes e energia
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para viagem oficial à Rússia e à China. O objetivo é equilibrar a balança comercial com a Rússia e atrair investimentos da China, especialmente em
fertilizantes e energia.
A visita reforça a busca do Brasil por maior autonomia no setor de fertilizantes e a redução da dependência de fornecedores estrangeiros, além de consolidar parcerias comerciais estratégicas em setores-chave, como energia e mineração.
O presidente Lula participará de reuniões importantes para assinar acordos bilaterais, incluindo projetos com a Novatek, Tenex, e iniciativas para fortalecer a indústria de fertilizantes e energias renováveis no Brasil.”
Fonte: Desperta | exame, edição de 07/05/2025