Strategic Sourcing

Tradicionalmente, o processo de compras e aquisição nas organizações baseava-se simplesmente em gerar as ordens de compras, com orçamentos feitos superficialmente, em busca de produtos e serviços com os menores preços possíveis. Após diversos estudos realizados, ficou evidenciado que as aquisições visando apenas os menores preços, muitas vezes eram mais onerosas para a empresa.

Uma das estratégias utilizadas hoje no mercado é conhecida como Strategic Sourcing. Esse novo modelo busca tornar o setor de compras mais estratégico, considerando outras variáveis que influenciam no custo total, além do preço de aquisição dos insumos e serviços.

Uma das ferramentas mais utilizadas na Gestão de Compras, é a chamada Matriz de Kraljic. Como a prática de Strategic Sourcing visa uma gestão de compras mais estratégica, é importante que as informações estejam organizadas de forma clara e detalhada para que as análises e tomadas de decisão sejam feitas. Assim, a Matriz de Kraljic permite ter essa visão, classificando os itens segundo os riscos e os impactos na empresa. As 4 categorias que compõem a Matriz de Kraljic são:

  • Itens Alavancáveis: são os itens de pouco volume mas de alto valor agregado.
  • Itens Estratégicos: são os itens mais importantes, possuem um alto valor e também alto impacto para o processo produtivo.
  • Itens Não Críticos: são os itens que representam o maior volume de compras, e são facilmente comprados com alta disponibilidade de fornecedores.
  • Itens Gargalo: são os itens de difícil aquisição, pois há o risco de não ter disponível. Representam baixo impacto financeiro.

O Strategic Sourcing considera tantos os custos internos quanto os custos externos na aquisição de insumos, ou seja, o planejamento permite conhecer melhor os fornecedores, os níveis de serviço, a disponibilidade de materiais, o custo com estocagem, dentre outros fatores que impactam no negócio em si.

A implementação do Strategic Sourcing traz inúmeras vantagens relacionadas à aquisição de materiais, influenciando no custo total do processo de compras completo. Dentre as vantagens do Strategic Sourcing, podemos citar:

Melhores negociações

Novos fornecedores

Parcerias com fornecedores

Processo mais transparente

Padronização de preços

Controle de estoques


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