O progresso da Indústria 4.0 é caracterizado pela rápida mudança do ambiente empresarial e social e pelo crescimento contínuo. A importância não é dada apenas o negócio, mas também aos impactos sociais do conceito da Indústria 4.0. Essa nova forma de operar os negócios e o aumento da digitalização também levam a mudanças na sociedade, e esse impacto na sociedade é denominado Sociedade 5.0.
O conceito de Sociedade 5.0 ganhou ampla cobertura pela primeira vez em um famoso discurso intitulado “Declaração de Hannover", proferido na CeBIT 2017 em Hannover, Alemanha, quando o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, delineou a visão da Society 5.0. Neste conceito, levando em consideração a mudança tecnológica da indústria, devemos nos concentrar no bem-estar geral dos cidadãos e buscar uma sociedade superinteligente.
À medida que a economia cresce, a demanda por energia e alimentos aumenta, a expectativa de vida se torna mais longa e o envelhecimento da sociedade também avança. Além disso, avança a globalização da economia e a competição internacional torna-se cada vez mais acirrada, fazendo crescerem problemas como a concentração da riqueza e a desigualdade regional. Isso envolve reconhecer que há um limite para o que as pessoas podem fazer e que os humanos podem ter uma vida melhor se beneficiando das ferramentas tecnológicas mais recentes.
Trata-se de como resolver os desafios sociais incorporando as inovações da quarta revolução industrial, como por exemplo: IoT, big data, inteligência artificial (IA), robótica e economia compartilhada, em todos os setores e aspectos da vida social. Com isso, a sociedade do futuro estará focada em agregar valor e evoluir continuamente, para tornar a vida das pessoas mais confortável e sustentável.
Com a Sociedade 5.0, a digitalização é um meio, mas os profissionais permanecem como peças fundamentais. Tradicionalmente, a inovação impulsionada pela tecnologia tem sido responsável pelo desenvolvimento social, mas, no futuro, a tendência é revertermos nossa forma de pensar, focando em como construir uma sociedade que nos proporcione um senso de valor.
E os maiores desafios ainda estão por chegar. Eles virão na forma de modificação genética para a saúde, bioengenharia e engenharia de IA social. Deixamos a prática comum de coletar informações através da rede para análise. Na Sociedade 5.0, pessoas, itens e sistemas estão todos conectados no ciberespaço, criando resultados ideais obtidos pela IA e que são diretamente retornados ao espaço físico. Esse processo agrega novo valor à indústria e à sociedade de maneiras que antes não eram possíveis.
Tendo sistemas de tecnologia, natureza e sociedade operando em escopo equilibrado, podemos manter um edifício eficiente, fornecendo energia para uma cidade inteligente, garantindo que todos os serviços prestados por aquela cidade sejam eficientes e disponíveis. Isso é conseguido graças a um alto grau de convergência entre o ciberespaço e o espaço físico.
Na Sociedade 5.0, o novo valor criado por meio da inovação, eliminará as lacunas regionais de idade, gênero e idioma e permitirá o fornecimento de produtos e serviços perfeitamente ajustados às diversas necessidades individuais e latentes. Dessa forma, será possível construir uma sociedade que tanto promova o desenvolvimento econômico quanto encontre soluções para os problemas sociais.
O conceito de sociedade 5.0 é a visão de uma natureza humana e sociedade tecnológica sustentável, onde as pessoas, a natureza e a tecnologia encontram uma economia circular de equilíbrio na transformação digital inteligente, abrangendo comunicação constante entre o melhor da ciência, impulsionada pela inovação tecnológica e todos os agentes da sociedade.
A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL também atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.