QUAL O PAPEL DAS COOPERATIVAS NA SOCIEDADE


As cooperativas são formadas por um grupo de pessoas, com objetivos comuns e que se associam voluntariamente, seja prestando serviços ou desenvolvendo uma determinada atividade. Um exemplo são consumidores que se reúnem para estabelecer contatos diretos com os fabricantes e fornecer mercadorias a preços mais baixos, evitando assim o lucro dos intermediários. Uma sociedade cooperativa não visa o lucro, ela é baseada nos princípios de autoajuda e ajuda mútua, visando o proveito comum de seus cooperados.

 

O sistema cooperativista é também tem outras definições populares, como: “uma sociedade que tem seus objetivos para a promoção dos interesses econômicos de seus membros, de acordo com os princípios cooperativos”, ou “uma forma de organização em que as pessoas se associam voluntariamente como seres humanos com base na igualdade para a promoção dos interesses econômicos de si mesmas”. Percebe-se que esse sistema é originado de constantes lutas sociais e, portanto, tal modalidade contratual foi inserida na Consolidação das Leis do Trabalho, em 1994, pela Lei 8.949/94.

 

A sociedade cooperativa é dirigida por usuários que aplicam nela as regras da democracia, liberdade e universalidade, com o objetivo de realizar ações econômicas conjuntas e de interesse comum. Ato que pode ser respaldado pelo apoio do governo, sendo que o superávit líquido é aplicado parcialmente para a eficiência geral e parcialmente compartilhado na proporção dos negócios realizados por cada membro da associação, e não na proporção do capital realizado. Então o trabalho de auditoria de cooperativas é necessário?

 

No Brasil, esse modelo ganha a cada dia mais espaço, reconhecimento e aceitação. Entretanto, em meio às constantes fraudes à legislação celetista, o Conselho Monetário Nacional – CMN, instituiu o serviço de Auditoria Cooperativa, pela resolução 4.454/2015, que tem como propósito avaliar a cooperativa quanto ao seu desempenho econômico e social.

 

A auditoria de cooperativas, bem como a contabilidade para as cooperativas têm evoluído muito nos últimos anos. O mercado conta com profissionais qualificados, que além de prestar o serviço técnico e contribuir no processo de transparência das cooperativas, geram informações úteis para a sociedade.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL presta os serviços de auditoria de cooperativas e possui uma equipe capacitada para atentar às demandas das novas resoluções, com o objetivo de atender as cooperativas na obtenção da transparência em sua gestão.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL também atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse