PRIORIDADES DAS LIDERANÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO PÓS-PANDEMIA DE COVID-19


Muitas empresas não estavam preparadas para lidar com crises de proporções como a da atual pandemia de COVID-19 e por isso percebemos muitos líderes atuando de diversas formas para enfrentá-la. É um momento em que o foco na estratégia é fundamental para o seu negócio, não apenas para sobreviver à crise, mas também para sua continuidade no futuro. Algumas destas estratégias aumentam a capacidade de avaliação e resposta a novas circunstâncias, algumas não. Por isso, além da percepção sobre os impactos negativos, a crise também amplia a experiência em gerar oportunidades de inovação e métodos que agreguem valor aos negócios.

 

No atual momento, são prioridades da maioria das empresas: Avaliar listas de pendências e determinar ações apropriadas, resolver atrasos de projetos inerentes
aos temas trabalhistas ou outros, proteger a saúde e o bem-estar dos colaboradores e monitorar com atenção os lucros brutos dos contratos em andamento. E muitas lideranças já consideram que o atual cenário poderá trazer efeitos positivos, desde que sejam revistas suas estratégias e processos, bem como a implementação de uma governança para gestão de crises e também planejamento de investimentos em tecnologia e segurança cibernética.

 

Para isso, um ponto importante que está sendo observado é como a estratégia atual poderá evoluir para novas demandas. Durante uma crise, os objetivos estratégicos mudam, muitas vezes de forma radical. Encurtar o tempo das metas pode ser uma saída, ou estipular que ações devem ser tomadas para atender prioridades, entender como seus processos de marketing e sistemas internos precisam mudar e que oportunidades podem estar disponíveis no momento. Sem a noção de como as circunstâncias mudam dia a dia, os objetivos a curto prazo exigem agilidade.

 

Outro ponto importante é criar uma equipe para analisar o novo cenário e considerar quais as melhores respostas às circunstâncias que ele vem trazendo. Esta equipe precisa de um gerenciamento sólido, focado em acompanhar cada processo e se concentrar na logística das tarefas. É essencial registrar o que funcionou e o que não funcionou enquanto operando em crise, para obter uma estratégia atualizada de gerenciamento de crises. Os membros da equipe devem se concentrar em suas áreas. Por exemplo, em finanças, perguntar-se se os projetos estão atrasados ou foram encerrados, se os pagamentos estão entrando em ritmo normal ou mais lentos. Já em operações, saber como a crise está afetando o fluxo de trabalho, como a empresa está mantendo seus colaboradores seguros e onde novos recursos devem ser realocados. À medida que a liderança toma decisões sobre a realocação de recursos, algumas funções podem ser focadas na necessidade imediata e outras devem se concentrar no longo prazo.

 

Além da preocupação com os possíveis impactos econômico-financeiros e com a segurança à saúde dos colaboradores, outro tema que se mostra relevante é a comunicação. Manter, em momentos de crise, os públicos internos e externos adequadamente informados. Sair de uma crise com sucesso requer que objetivos estratégicos e comunicações andem juntos. Manter uma boa comunicação fluindo ajuda a cada um a entender como sua contribuição é importante para superar o momento difícil e qual o seu papel na estratégia atual. Durante tempos de crise, o excesso de comunicação é essencial para manter a motivação e quando ela vem com credibilidade, consistente e unificada, estabelece canais claros de dúvidas e feedbacks.

 

Por fim, as lideranças também estão atentas ao seu papel na comunidade, pois toda crise que afeta seus negócios também afeta sua comunidade. Nesse contexto, é interessante responder às mudanças no ambiente externo, encontrando soluções para sua comunidade ou oferecendo algum tipo de suporte para os seus membros.

 

É difícil concentrar-se diante de uma crise, mas as empresas inovadoras tendem a prosperar em meio às mudanças e incertezas. As crises são momentos para lideranças resilientes e transformadoras.

 

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