PLANEJAMENTO DE TRANSIÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS

Pesquisas indicam que apenas um quarto dos proprietários de empresas possuem um plano de transição. E qual a razão para isso? Uma delas é que acordos de franquia do fabricante geralmente determinam que o fabricante aprove a transição, seja uma transição interna para um membro da família ou funcionário ou a venda para um empresário externo. Na verdade, é uma situação complicada de enfrentamento, pensar que no futuro você como proprietário, não estará mais executando as coisas. Também exige um processo emocional com membros da família e funcionários. Os proprietários das empresas sabem que todas essas realidades inevitáveis ​​estão surgindo com o planejamento de transição e, portanto, atrasam o início do processo.

 

Mas se o proprietário pensar no que aconteceria à sua empresa se ele vivenciasse um imprevisto que o impedisse de trabalhar amanhã ou em um futuro próximo? Uma empresa completamente dependente de seu proprietário tem pouco valor. Toda empresa precisará de uma eventual transição e cabe ao proprietário decidir se essa transição ocorrerá voluntária ou involuntariamente. O planejamento de transição não é sobre o afastamento do negócio, mas integrar um nível mais profundo de estratégia que agrega mais valor à empresa. Uma empresa deve ser viável, estável, sustentável e lucrativa para ser valiosa. E o planejamento de transição pode ajudar a determinar como preencher as lacunas desses requisitos.

 

Um planejamento de transição pode ser iniciado com medidas simples. Uma primeira dica é o proprietário conversar com colegas que fizeram transição de negócios, para descobrir com eles como foi o processo, o que eles gostaram e o que teriam feito de maneira diferente. Também é importante conversar com empresários que receberam uma empresa após o processo de transição, qual era uma próxima transição futura. Depois, ainda vale uma conversa com a consultoria que atende a empresa. Consultores financeiros, advogados, contadores. O consultor tem uma boa perspectiva para oferecer sobre a situação e como pode planejar uma transição que atenda às metas específicas.

Um processo de transição pode levar anos, por isso é importante começar o quanto antes. Se a ideia é vender a empresa, o melhor momento para fazer isso é quando ela estiver demonstrando forte lucratividade. Se estiver migrando para a família ou um funcionário, poderá elaborar um plano que atenda às metas. Agora, se a intenção não é se aposentar em um primeiro momento, ainda poderá, após a transição real, trabalhar com tarefas reduzidas. Seja qual for o caso, iniciar o processo de planejamento agora oferece muito mais opções do que iniciar quando estiver realmente pronto ou sofrer um imprevisto.

Em particular quando o plano for a transição para um membro da família, alguns itens importantes devem ser destacados. Por exemplo, envolver toda a família, tanto os envolvidos nos negócios quanto os não envolvidos. Existirá um melhor entendimento dos objetivos de todos para a transição e isso ajudará a evitar tensões, pois todos entenderão o raciocínio para tomar determinadas decisões. Surpresas não são boas quando se trata de planejamento de transição.

Outro ponto é não colocar metas e prioridades dos membros da família à frente do planejamento da empresa, pois a ideia é agregar mais valor à sua empresa, e com isso trazer aos membros da família sucesso e lucratividade. Ter advogados e consultores independentes também ajuda no processo, pois os membros da família têm objetivos diferentes e cada um deve ter sua própria orientação e assistência durante todo o processo.

Por fim, não é recomendável transições baseadas em idades dos membros da família. O proprietário precisa estar certo que o sucessor realmente quer assumir o controle da empresa e precisa garantir que ele esteja pronto e bem equipado para isso.

As melhores chances de sucesso na transição são quando o planejamento é uma estratégia de longo prazo. 

 

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