Pesquisas indicam que apenas um quarto dos proprietários de empresas possuem
um plano de transição. E qual a razão para isso? Uma delas é que acordos de
franquia do fabricante geralmente determinam que o fabricante aprove a transição,
seja uma transição interna para um membro da família ou funcionário ou a venda
para um empresário externo. Na verdade, é uma situação complicada de
enfrentamento, pensar que no futuro você como proprietário, não estará mais
executando as coisas. Também exige um processo emocional com membros da
família e funcionários. Os proprietários das empresas sabem que todas
essas realidades inevitáveis estão surgindo com o planejamento de transição
e, portanto, atrasam o início do processo.
Mas se o proprietário pensar no que aconteceria à sua empresa se ele
vivenciasse um imprevisto que o impedisse de trabalhar amanhã ou em um futuro
próximo? Uma empresa completamente dependente de seu proprietário tem pouco
valor. Toda empresa precisará de uma eventual transição e cabe ao proprietário decidir
se essa transição ocorrerá voluntária ou involuntariamente. O planejamento de transição
não é sobre o afastamento do negócio, mas integrar um nível mais profundo de
estratégia que agrega mais valor à empresa. Uma empresa deve ser viável,
estável, sustentável e lucrativa para ser valiosa. E o planejamento de transição
pode ajudar a determinar como preencher as lacunas desses requisitos.
Um planejamento de transição pode ser iniciado com medidas simples. Uma
primeira dica é o proprietário conversar com colegas que fizeram transição de
negócios, para descobrir com eles como foi o processo, o que eles gostaram e o
que teriam feito de maneira diferente. Também é importante conversar com empresários
que receberam uma empresa após o processo de transição, qual era uma próxima
transição futura. Depois, ainda vale uma conversa com a consultoria que atende
a empresa. Consultores financeiros, advogados, contadores. O consultor tem uma
boa perspectiva para oferecer sobre a situação e como pode planejar uma
transição que atenda às metas específicas.
Um processo de transição pode levar anos, por isso é importante começar
o quanto antes. Se a ideia é vender a empresa, o melhor momento para fazer isso
é quando ela estiver demonstrando forte lucratividade. Se estiver migrando
para a família ou um funcionário, poderá elaborar um plano que atenda às
metas. Agora, se a intenção não é se aposentar em um primeiro momento, ainda
poderá, após a transição real, trabalhar com tarefas reduzidas. Seja qual
for o caso, iniciar o processo de planejamento agora oferece muito mais opções
do que iniciar quando estiver realmente pronto ou sofrer um imprevisto.
Em particular quando o plano for a transição para um membro da família,
alguns itens importantes devem ser destacados. Por exemplo, envolver toda a
família, tanto os envolvidos nos negócios quanto os não envolvidos. Existirá
um melhor entendimento dos objetivos de todos para a transição e isso ajudará a
evitar tensões, pois todos entenderão o raciocínio para tomar determinadas
decisões. Surpresas não são boas quando se trata de planejamento de transição.
Outro ponto é não colocar metas e prioridades dos membros da família à
frente do planejamento da empresa, pois a ideia é agregar mais valor à sua
empresa, e com isso trazer aos membros da família sucesso e lucratividade. Ter
advogados e consultores independentes também ajuda no processo, pois os membros
da família têm objetivos diferentes e cada um deve ter sua própria orientação e
assistência durante todo o processo.
Por fim, não é recomendável transições baseadas em idades dos membros da
família. O proprietário precisa estar certo que o sucessor realmente quer
assumir o controle da empresa e precisa garantir que ele esteja pronto e bem
equipado para isso.
As melhores chances de sucesso na transição são quando o planejamento é
uma estratégia de longo prazo.
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