Orçamento Base Zero

Com a crescente competitividade entre as empresas, entregar produtos e/ou serviços de qualidade com custos enxutos se pauta obrigatória para as organizações. Uma das ferramentas desenvolvidas a fim de elevar a eficiência, eliminar desperdícios e excessos e garantir maior alinhamento entre o planejamento financeiro e estratégico é o Orçamento Base Zero (OBZ). No OBZ, todos os, custos e despesas de cada departamento, receitas e investimentos  são estimados não tomando como referência os dados históricos da empresa, mas sim, uma base zerada. Dessa forma, o OBZ busca eliminar gastos supérfluos dentro de uma organização, deixando o orçamento menos inchado, mais próximo da realidade e gerando economia.

A aplicação dessa metodologia exige maior comprometimento dos gestores das áreas, que devem elaborar os orçamentos de forma estratégica, pensando nos objetivos da organização, demandando tempo e abandono de sua zona de conforto.

Um componente essencial para a implementação do Orçamento Base Zero é a Gestão Matricial de Despesas. Essa ferramenta permite maior clareza e senso de propriedade acerca dos custos da organização. Os principais conceitos a serem definidos pela Gestão Matricial de Despesas estão listados abaixo:

·        Pacotes: Gastos que pertencem a uma mesma categoria (exemplo: TI);

·        Entidades: Gastos realizados por um conjunto de centros de custo/unidades de negócio (exemplo: Produção, Marketing, etc);

·        Donos de pacote: Responsáveis por definir diretrizes, assim como buscar a otimização de recursos, supervisionar as metas e monitorar o orçamento;

·        Dono de entidade: Responsável pelo cumprimento das diretrizes e definição dos planos de correção de desvios.

 

Em conclusão, o Orçamento Base Zero é ideal para empresas que usam a base histórica para realizar os seus orçamentos, de forma a identificar desperdícios e proporcionar aumento da eficiência. Os aspectos práticos da implementação do OBZ são variáveis e devem levar as particularidades de cada organização em consideração. Uma opção frequentemente adotada por muitas empresas é a realização do Orçamento Base Zero a cada 2 ciclos de orçamentos padrões anuais, porém aspectos regulatórios de cada setor, além do cenário econômico do momento devem ser levados em consideração.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, atuamos com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.