O PAPEL DA AUDITORIA NAS EMPRESAS


O papel que a auditoria exerce nas empresas é muito importante, pois reflete a sua imagem contábil. Dessa forma, a auditoria ajuda a detectar falhas, promover melhorias para a empresa e saber qual é o seu real estado. A auditoria faz um exame de algum processo, mecanismo ou setor para ver qual é o seu desempenho e para detectar o que está indo bem e o que está errado. Desta forma, qualquer um dos pontos-chave da empresa pode ser aprimorado. No caso da auditoria contábil, significa submeter as contas de uma empresa a um exame para descobrir como ela está atualmente e que direção deve tomar.

 

Toda auditoria, dependendo do seu tipo, executa ações para a empresa que está atendendo, que incluem por exemplo, revisão das contas da empresa objetivando comprovar uso dos recursos de forma eficaz, conhecimento dos problemas atuais da empresa e quais suas maiores dificuldades, verificação dos relatórios fornecidos pela empresa sobre a sua atividade econômica, entre outros. Porém, seu principal objetivo é levar em consideração a situação atual e exata da empresa.

 

Uma auditoria de qualidade busca detectar se há alguma fraude sendo cometida na empresa, verifica a legalidade de todos os produtos e ações que a empresa possui, observa se o sistema de trabalho utilizado na empresa é eficiente e eficaz.

 

É muito importante realizar auditoria nas empresas, a fim de direcionar e tomar decisões que permitam seu sucesso e continuidade, além de evitar violações de aspectos legais. No contexto atual de crise econômica e enfrentamento da pandemia, a auditoria também se torna peça chave para auxiliar na continuidade das empresas e na detecção de fraudes.

 

Embora a grande maioria das empresas não estava preparada para o momento que vivemos, com planos de continuidade estruturados, boa parte delas já contava com times experientes de auditoria interna e externa, que atualmente ajudam muito na gestão dos negócios. Os profissionais de auditoria possuem grande experiência em identificar os pontos fracos na execução de controles e processos, seja pelo seu conhecimento específico da área em que atua, ou pela experiência em trabalhos realizados em outras empresas do mesmo segmento.


Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

 

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse