DIGITALIZAÇÃO - UM DESAFIO PARA OS NEGÓCIOS


A pandemia da COVID-19 causou efeitos dramáticos na economia mundial, nas atividades empresariais e nas pessoas. Mas a digitalização também está ajudando muitas empresas a se adaptarem e superarem a situação atual. O crescimento do uso da tecnologia no dia a dia de pessoas e empresas para enfrentar essa situação excepcional é uma evidência do processo de aceleração digital. Além disso, novas formas de trabalhar estimularão a demanda por novos talentos, independentemente da localização geográfica das pessoas, a cibersegurança e a privacidade se tornarão dois elementos-chave que apoiarão o desenvolvimento integrado das soluções de tecnologia da Internet das Coisas, IA, Big Data e Robótica.

 

Na transformação digital, em que é feita nas empresas a substituição de tarefas manuais para procedimentos digitalizados, informatizados e automatizados, como uma reinvenção para atender mudanças da cultura dos consumidores e do mercado, a maneira de se trabalhar é essencial para agregar valor aos serviços e clientes. Nesse contexto, a digitalização e a informatização foram os primeiros passos da transformação digital nas empresas.

 

O termo "transformação digital" se tornou uma espécie de chavão nos últimos anos e, como acontece com muitos outros chavões técnicos, poucos sabem ou entendem o que significa para eles. Isso se torna um problema, pois se um líder de negócios não entende algo totalmente, ou se os benefícios não são claros, o caminho para a adoção provavelmente não será tranquilo.

Embora os benefícios de se tornar um negócio digital sejam claros, muitas empresas ainda não fizeram essa mudança.

 

Aqui listamos três principais desafios para a digitalização:


1) Orçamento: a implementação de qualquer sistema ou processo novo, inclusive nas tecnologias digitais, na grande maioria dos casos envolve investimento. Na crise atual da economia, com tantas empresas declarando orçamentos insuficientes como seu principal problema, as empresas precisam focar no retorno do investimento após a implementação da tecnologia digital.

2) Sistemas legados: também são considerados uma barreira para a transformação digital, já que esses sistemas impedem as empresas, pois muitos líderes relutam em adotar novas tecnologias, substuindo os sistemas operacionais antigos.

3) Talentos: o investimento em habilidades digitais também é um desafio. Seja investindo em equipes existentes ou trazendo novas pessoas à empresa, sem as habilidades certas no momento certo, os projetos de transformação digital podem ser fracassados. Isso leva algumas empresas a descobrirem que a transformação digital trouxe a necessidade de criação de funções especialistas que antes não existiam ou não eram necessárias.

 

A oportunidade para as empresas migrarem para o formato digital é inegável, o que pode começar como uma pequena introdução de tecnologias avançadas, pode rapidamente se espalhar por toda a organização e não só para grandes empresas que lidam com clientes. Seja em se tratando de simplificar processos ou melhorar a satisfação do cliente, tudo leva a uma grande economia de custos e os benefícios superam significativamente os riscos, se implementados da forma correta. Vivemos um momento que pede ações nas empresas, sob risco de perderem o porte de crescimento significativo que se encontra à disposição.

 

Com a digitalização, empresas de variados setores estão redesenhando seus recursos e modelos operacionais para aproveitar ao máximo as vantagens das tecnologias digitais, bem como para acompanhar o consumidor conectado. Se tornar uma empresa digital não é das estratégias mais fáceis, mas muitas organizações enfrentam as mudanças, pois sabem que se não caminharem nessa direção, se tornarão candidatas à descontinuidade.

 

As tecnologias digitais tendem a perturbar cadeias de valor, estruturas organizacionais, processos operacionais e modelos de receita, e vão mudar todos os setores e todas as empresas. Porém, gerenciar a transformação digital decidirá quais empresas sobreviverão.

 

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL também atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse