COMO AS METODOLOGIAS ÁGEIS TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA


À medida que a tecnologia e as sociedades evoluem, também evoluem as maneiras como gerenciamos negócios. Especificamente, com as mudanças organizacionais provocadas pela revolução digital, estamos vendo uma mudança nas formas como as organizações criam e equilibram dinamismo e estabilidade. Enquanto as estruturas organizacionais e os estilos de gerenciamento tradicionais lutam para adaptar seus processos e resultados com rapidez suficiente, as organizações que adotam uma abordagem de metodologia ágil prosperam com as mudanças.

 

Essa busca pela padronização de processos e práticas de excelência foi um dos aspectos responsáveis pelo nascimento das metodologias ágeis, que compõem um conjunto de ferramentas e práticas que buscam promover entregas rápidas, com eficiência e qualidade. Tudo isso baseado em uma abordagem de negócios que equilibra os objetivos da empresa com as necessidades do cliente.

 

A garantia de que a execução de um projeto tenha sucesso, seja relacionado ao desenvolvimento de um produto ou de um software de tecnologia, entre outros, sempre foi um grande desafio para as organizações e para aprimorar os processos de desenvolvimento de software, a metodologia ágil foi inicialmente criada nas áreas de tecnologia. Com o tempo percebeu-se que, com a tecnologia aplicada aos negócios, a adoção do compartilhamento de dados e o trabalho em rede, por exemplo, contribui também para a tomada de decisões.

 

Alinhar as equipes e transmitir mensagens claras, focando nas definições do projeto é um trabalho complexo que não depende só de um bom gerenciamento. As metodologias ágeis são capazes de se adaptar e reagir rapidamente às mudanças nas circunstâncias. Se caracterizam como uma rede de equipes que compõem um modelo operacional ágil, de rápido aprendizado e ciclos de tomada de decisão. Eles instilam um propósito comum e usam novos dados para dar direitos de decisão às equipes mais próximas da informação, combinando de maneira ideal velocidade e adaptabilidade com estabilidade e eficiência.

 

Ao englobar orientações e métodos variados que contribuem para as equipes desenvolverem soluções eficientes e dinâmicas, a metodologia ágil (que também é conhecida como metodologia agile) otimiza o fluxo do trabalho, melhorando a produtividade dos projetos e maximizando as perspectivas de sucesso do negócio.

 

A questão atual é que organizações verdadeiramente ágeis podem ser estáveis ​​e dinâmicas ao mesmo tempo. Tudo começa com um projeto de elementos de rede que evoluem lentamente e oferecem suporte a recursos dinâmicos que podem se adaptar rapidamente a novas oportunidades e desafios. Além disso, as organizações ágeis se mobilizam rapidamente, têm autonomia para agir e facilitam a ação. Enquanto as metodologias ágeis mantêm uma estrutura hierárquica de nível superior tradicional, o restante da organização é essencialmente um sistema de equipes autônomas em rede com um propósito e visão compartilhados.

 

Outra caracteristica da metodologia ágil é a centralização no cliente. Ao invés de focar na otimização dos processos operacionais para aumentar as margens de lucro, as metodologias ágeis se concentram em entender as necessidades de seus clientes e criar soluções customizadas. Ter lucro não é menos importante, porém é gerado criando valor para os clientes.

 

As metodologias ágeis tem um propósito compartilhado. Uma cultura organizacional que se concentra em seu pessoal, investindo em seu desenvolvimento, constrói uma forte comunidade de funcionários capacitados. A liderança inspiradora e uma cultura organizacional centrada nas pessoas são essenciais para conectar os funcionários à visão e ao propósito da empresa. Ao adotar um estilo de comunicação transparente e aberto, se torna mais fácil para equipes e indivíduos obterem informações para tomar decisões assertivas. Também permite que eles façam muito mais rápido do que seriam em um sistema que impõe uma estrutura de comunicação definida por políticas e protocolos detalhados para cada eventualidade.

 

Ao invés de simplesmente digitalizar os processos existentes, as metodologias ágeis se esforçam para integrar novas tecnologias em seus processos e práticas operacionais. Novas ferramentas de colaboração, comunicação e gerenciamento, por exemplo, não apenas introduzem uma nova maneira de trabalhar juntos e gerenciar projetos, mas também podem economizar muito tempo.  Para responder rapidamente a um ambiente imprevisível e em constante mudança, as metodologias ágeis têm ciclos curtos de aprendizado, desenvolvimento de produtos e decisões. Isso permite que eles façam pequenas mudanças contínuas e focadas que agregam valor incrementalmente.

 

A cada dia mais se comprova que as metodologias ágeis trazem benefícios às organizações, desde o aumento na satisfação do cliente até a redução de custos. A comunicação ativa entre os participantes do projeto e os clientes ajuda a monitorar o foco em prazos, possibilitando a sincronização do cronograma de execução do projeto com as etapas e a entrega.

 

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse