Em casos de não obrigatoriedade, a real necessidade
de um custo com contratação de auditoria
ainda gera dúvidas entre os empresários. Nesses casos, um fator que justifica a
realização da auditoria externa é a
transparência e credibilidade do negócio. O proprietário precisa comprovar a
solidez do seu negócio para obter empréstimos e fazer investimentos, por
exemplo. E como não aplicar essa importância em empresas que não tem a
obrigatoriedade da Lei?
O aval da auditoria
embasa as informações que a empresa publicou em seus relatórios. Traz
credibilidade e dá a oportunidade aos colaboradores de corrigirem possíveis
erros e chegarem aos números corretos. Sócios e investidores são mais seguros os
com a imparcialidade da auditoria
externa. Ao recorrer a financiamentos com instituições financeiras,
as taxas de juros e demais condições podem ser melhor negociadas se a empresa
apresentar informações auditadas aos bancos.
Em casos de expansão nos
negócios de uma empresa, a auditoria
pode contribuir ao avaliar se existem atividades na empresa que podem ser
terceirizadas ou reorganizadas, com benefícios econômicos e condições de manter
o foco nas atividades prioritárias da empresa.
Se a auditoria for contratada numa relação
de parceria, as empresas de menor porte podem se beneficiar desse tipo de
consultoria externa de várias maneiras. A primeira delas é uma revisão da organização contábil e
práticas contábeis. Além das funções de auditoria de demonstrações financeiras, onde o auditor realiza
procedimentos específicos para emitir seu parecer, os auditores podem
contribuir com orientações sobre temas
contábeis, tributários, trabalhistas, societários e econômicos.
Quando se
realiza uma avaliação independente da empresa, a auditoria busca identificar as deficiências internas e comunicá-las
aos contratantes de seus serviços sem medo de se comprometer ou se prejudicar
dentro da empresa. Desta forma, a auditoria
é capaz de detectar, por exemplo, problemas na gestão de estoque ou inadequada
organização da estrutura hierárquica, que podem indicar que profissionais
diferentes podem estar executando tarefas em duplicidade ou desnecessárias. No
caso de grandes empresas, a auditoria
produz credibilidade junto ao público externo. Para empresas de menor porte, em
geral, a auditoria se mostra mais
útil para a reorganização interna.
Por meio das orientações da auditoria, o empresário
e sua equipe podem perceber melhores fluxos de trabalho para se organizarem.
Muitas vezes, é comum que empresas menores não tenham ainda métodos bem
definidos já estabelecidos para seus procedimentos. O auditor, por meio de sua análise e levantamento de
dados, consegue destacar para a área responsável o que é importante e
qual a melhor forma de apresentar as informações para investidores, sócios e
demais órgãos.
Outra grande vantagem da auditoria externa é a possibilidade de detectar riscos em uma fase
inicial. Após o levantamento dos dados, se houver algum problema, o empresário
e seus colaboradores estarão aptos a adequar a situação rapidamente.
Em geral, a auditoria pode estar vinculada a
grandes negócios ou crises. Nesse contexto, parece ser algo não agradável.
Entretanto, uma auditoria externa
pode não só ser feita em um negócio de menor porte, como pode ser extremamente
importante para o crescimento sustentável da empresa. Ao definir de forma
adequada o que se espera com o trabalho de auditoria,
o negócio da empresa pode ter uma elevação importante na qualidade da gestão e
por consequência de seu negócio.
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