AUDITORIA PARA OBRAS E PROJETOS CONSTRUTIVOS


Por Ricardo Massera

As auditorias de obras e projetos construtivos são demandadas por organizações de diversos setores, independentemente do tamanho e do propósito (construção, reforma, ampliação e demais benfeitorias), e para os variados regimes de execução (empreitada por preço global, empreitada por preço unitário, tarefas, empreitada integral e contratação integrada).

Os serviços de auditoria de obras e projetos construtivos não somente tem como objetivo a revisão de dados para recuperação de custos e despesas, mas também a prevenção de custos e despesas ao longo dos projetos, suporte à implantação de controles internos, melhoria na salvaguarda de ativos, acompanhamento de indicadores de performance e otimização dos processos, bem como prevenção à fraude, conluios e demais irregularidades. É de suma importância o acompanhamento por auditores e/ou consultores desde a fase inicial da obra, incluindo revisão do orçamento, suporte à elaboração e revisão dos contratos, definição do eventograma e caminho crítico, programação de recursos, elaboração e revisão de políticas e processos, dentre outros aspectos relevantes.

Os auditores geralmente atuam como intermediários entre o contratante e as empresas contratadas, dando suporte e opinião a disputas, litígios e pleitos em relação ao projeto, com o propósito de prover asseguração independente e objetiva sobre os investimentos de capital.

Mapear, conhecer e gerenciar os riscos com foco no tripé de gestão (custo, tempo e qualidade) é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Podemos ilustrar a seguir, alguns fatores de riscos frequentemente encontrados em auditorias realizadas:

·         Serviços mal executados, executados parcialmente ou intempestivamente;

·         Alterações documentais e processos informais;

·         Usos de recursos financeiros programados para atividades diferentes das planejadas;

·         Descumprimento de políticas e processos organizacionais;

·         Pleitos e solicitações de alteração das contratadas por problemas de planejamento;

·         Superfaturamento, conluios e indícios de fraude;

·         Problemas trabalhistas;

·         Manipulação de processos de compra e contratações;

·         Problemas relacionados à saúde, segurança do trabalho e meio-ambiente;

·         Riscos relacionados às faltas de seguro ou coberturas inadequadas para os seguros contratados.

Dentre esses fatores, destacam-se os problemas trabalhistas, como responsáveis por mais da metade das ocorrências (em quantidade de casos), bem como os problemas relacionados a seguros, com cerca de 20% de ocorrências, a partir de estudo dos pontos mais comuns identificados nos serviços realizados.

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL possui uma equipe de profissionais especializados na prestação de serviços de auditoria e acompanhamento de obras e projetos construtivos, dando suporte efetivo à sua empresa com independência e qualificação técnica, auxiliando na recuperação de custos, melhoria dos controles internos, no acompanhamento do status e indicadores, bem como na melhoria dos aspectos de segurança e salvaguarda de recursos.

Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse