A AUDITORIA DE PROCESSOS COMO PRÁTICA DE NEGÓCIOS


A auditoria de processos traz como principal benefício o aumento da performance de uma empresa. Dessa forma, a auditoria busca identificar pontos de não-conformidades entre o estabelecido em suas políticas internas e o que ocorre na prática, para depois sugerir oportunidades e melhoria. Sendo assim, a auditoria de processos já é vista como prática de negócios, inclusive em casos de desconfianças sobre irregularidades no funcionamento da organização.

A auditoria de processos não centraliza sua atenção nas áreas da organização, mas nas atividades que elas executam. Com isso, auxilia as organizações a verificar lacunas que precisam ser preenchidas e apontar necessidades de correções para melhorar a produtividade e performance do negócio. Se trata de uma atividade de assessoria e não puramente de fiscalização.

Avaliar o trabalho da gestão, que é responsável pela melhoria contínua, é uma das funções principais da auditoria de processos, cujas verificações permeiam tópicos como fatores que afetam negativamente o sucesso de um processo, se os objetivos relativos ao processo foram estabelecidos e se estão sendo alcançados, se existe harmonia entre o processo e a estratégia de negócio, se os recursos que o processo necessita para seus objetivos estão disponíveis, se a eficiência está sendo monitorada, entre outros. Ao verificar estes e outros aspectos, a auditoria de processos é capaz de apontar eventuais vulnerabilidades que podem trazer prejuízos à organização.

A auditoria de processos traz performance e segurança para o negócio, desempenhando um papel de avaliadora, tanto dos processos descritos versus processos executados, quanto dos envolvidos nestes processos, se tem conhecimento suficiente para executá-los e se as tecnologias utilizadas atendem às necessidades da organização. Esse dinamismo existente e necessário para sustentar as empresas na economia atual, fazem com que não só um parecer sobre as demonstrações financeiras seja importante, mas também um relatório sobre identificação de problemas e sugestão de melhorias operacionais.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse