PRIMEIROS PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD


O ano de 2020 foi marcado por situações atípicas e inesperadas, que forçaram muitas empresas a operarem de forma remota, o que trouxe um aumento expressivo de criminosos cibernéticos em seus ambientes corporativos. Mas também foi um ano marcado pela vigência da LGPD. Por isso é essencial que os gestores se movimentem de forma rápida para a implementação da LGPD, de modo que seus negócios estejam adequados à nova legislação.

 

O principal objetivo da LGPD é garantir a transparência no uso de dados das pessoas físicas, pois os seus parâmetros são a privacidade e a proteção dos dados pessoais e a multa para quem ignorar a implementação da LGPD será de até 2% do faturamento anual.

 

E quais são então os primeiros passos para a implementação da LGPD? Um dos primeiros passos é compreender quais são seus objetivos e identificar quem são os agentes envolvidos no processo de tratamento de dados, de acordo com os termos do art. 5º, V, VI, VII e VIII, da LGPD: titular, controlador, operador e encarregado. Depois, identificar quais dados são essenciais e se os titulares deram consentimento no momento da coleta. Depois disso, outro passo importante na implementação da LGPD é a elaboração da política de privacidade, que explica aos titulares como os dados serão tratados e para qual finalidade.

 

Na implementação da LGPD também recomenda-se definir um responsável na empresa pela gestão, controle e armazenamento dos dados, e que seja elaborado um termo de confidencialidade, garantindo a proteção das informações. É importante que a empresa esteja disposta a realizar treinamentos com seus colaboradores, já que as rotinas e funções serão afetadas pela nova lei.

 

Toda essa jornada de implementação da LGPD será menos impactante com a ajuda de uma empresa especializada nos pilares necessários para a implementação. Nesse momento, a assessoria de profissionais que conhecem o tema pode resguardar as empresas de irregularidades e evitar sanções aos negócios.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que possui equipe multidisciplinar qualificada e experiente, ferramentas e metodologia para implementar a LGPD de forma objetiva e assertiva, com: orientação e treinamento, diagnóstico, análise de contratos de colaboradores, análise de contratos de fornecedores, análise de políticas internas, análise de contratos de prestação de serviço ou venda de produtos, adaptação de contratos atendendo à LGPD, mapeamento de dados, implementação do canal de atendimento, elaboração de política de privacidade, documentação pré-formatada com todos os requerimentos da LGPD.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse