Com a
globalização acelerada e novas formas de integração entre as pessoas, a
comunicação corporativa tornou-se extremamente necessária para o crescimento de
sua empresa. Hoje, a falta de uma estratégia de comunicação corporativa pode
acarretar em prejuízos e impactos negativos do negócio.
A
comunicação corporativa é basicamente um conjunto de práticas que envolvem a
gestão e integração das comunicações da empresa, internas e externas. Impactam
desde os colaboradores até os investidores e afetam diretamente a repercussão e
visibilidade de sua marca.
Salvo
alguns enganos sobre o tema, pois muitos empresários ainda não enxergam a
importância dessa prática além da publicidade, a comunicação corporativa já é
incluída como elemento de planejamento estratégico e tomada de decisões em
muitas empresas. O desenvolvimento de relacionamentos sólidos e frequentes com stakeholders, por exemplo, já é visto
como essencial para o sucesso de qualquer negócio, bem como o impacto na
atração de talentos e facilidade de captação de recursos. Até mesmo se fala da
importância da comunicação corporativa nas ações de ESG, já que boas práticas
de governança e ações ligadas ao meio ambiente e social, precisam, sobretudo,
serem comunicadas.
A
comunicação corporativa não envolve apenas relações com as mídias, mas deve ser
planejada de forma consistente e unificada para os públicos internos e
externos. Sejam em reuniões, conferências, entrevistas, informativos e
correspondências oficiais, o compartilhamento de informações deve ser integrado
e executado adequadamente, a fim de melhorar o clima organizacional,
estabelecer clareza e transparência, fortalecer a cultura da empresa e
proporcionar diferencial competitivo.
Para que
se crie uma comunicação corporativa estratégica na sua empresa, recomenda-se
primeiramente identificar e compreender os desafios que abrangem os processos
e podem afetar o compartilhamento de informações.
Atualmente, a comunicação
corporativa é fundamental para a empresa que se preocupa em manter-se
competitiva no mercado. Uma comunicação corporativa que faz parte do planejamento
estratégico do seu negócio precisa ter a premissa de compartilhamento de
informações de valor, pois ela contribui com uma forma integrada de
apresentação e relacionamento com o seu mercado como um todo, sendo que as
vendas e a publicidade são apenas parte desse processo.
Entre em contato com a Taticca
Allinial Global Brasil, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria
interna, contabilidade,
impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia,
consultoria empresarial e treinamentos, para obter mais informações, pelo site www.taticca.com.br
ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais.