TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 2020


A crise causada pela pandemia da COVID-19 trouxe necessidades de transformação tecnológica em muitas empresas, que viram seus ambientes de trabalho remotos ineficazes, suas infraestruturas incapazes de suportar o aumento do tráfego ou sofreram graves problemas de cibersegurança. Em poucos dias, muitas empresas utilizaram modelos de trabalho remoto, treinaram seus funcionários em plataformas digitais e adaptaram procedimentos para promover um modo de trabalho colaborativo digital.

 

O mercado foi apanhado de forma inesperada e despreparada e rapidamente entrou em um período em que grandes riscos estruturais impactam nas organizações e o digital se tornou o centro de todas as interações, obrigando as empresas a avançarem sua curva de adoção de tecnologia do dia para a noite. Muitos empresários estão se perguntando: que impacto terá a atual crise da COVID-19 no processo de digitalização da minha empresa?

 

O ambiente atual, com mudanças aceleradas e imprevisíveis, obriga as empresas a reagir com força e decisão se não quiserem ficar de fora dessa realidade, já que só sobreviverão organizações com curtos ciclos de adaptação. Antes da crise da COVID-19, a tecnologia já tinha um valor estratégico significativo para as empresas. Agora, é preciso usar o aprendizado para priorizar a transformação digital, além de aproveitá-lo para aumentar a resiliência, ou seja, maior capacidade de superar qualquer incidente interno ou externo que impacte a atividade.

 

As situações vividas e resolvidas durante este período ajudaram as empresas a identificar os pontos fracos e fortes de forma prática e as estimularam a pensar em como ser mais flexíveis para adaptar os processos, canais e modelos de trabalho de forma eficiente.  Em um grande número de organizações, terá servido para identificar aspectos básicos de uma estratégia digital, como a grande variedade de processos que ainda são suportados por documentos em papel e claramente digitalizados para evitar essa dependência.

 

Diante da impossibilidade de antever o futuro que terá de enfrentar, é preciso analisar todos os cenários possíveis, e dotar-se da agilidade necessária para enfrentar rapidamente cenários que podem ser identificados no futuro.  A situação atual estabelece mudanças no comportamento do consumidor em relação ao consumo digital, desenvolvimento do comércio eletrônico, introdução do teletrabalho e promoção da aprendizagem online. Estes fatores aceleram a transformação digital dos modelos de negócio e operacionais, obrigando as empresas a observarem como estas plataformas digitais e novos hábitos de consumo impactam sua atividade.

Vivemos um bom momento para que as empresas revisem as métricas utilizadas para monitorar o desempenho de suas operações. Restringir qualquer gasto na área digital será contraproducente para o futuro da empresa, por isso é necessário manter o investimento em tecnologia, mesmo porque muitas das iniciativas que para a transformação não requerem um investimento excessivo e estão focadas em aspectos de otimização de processos de negócios e produção, ou redução de custos. Muitos casos de sucesso mostram que focar o investimento na correta identificação das áreas essenciais do negócio proporcionará uma maior probabilidade de sucesso, tanto a curto como a longo prazo.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse