SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DOS CONTADORES

Sustentabilidade descreve um mundo onde os recursos são pelo menos mantidos e que não vivem consumindo seu capital, seja ele natural, econômico, social ou humano. Sua visão é de que os negócios são conectados às comunidades e ao mundo natural, funcionando em uma sociedade mais ampla e contribuindo para isso. Os negócios e a sociedade não são separados e, de fato, dependem um do outro para trabalhar.

 

Nossa ambição é mudar o comportamento para gerar resultados sustentáveis. Para isso, pretendemos ser ousados, radicais e de mente aberta. O tema unificador do nosso trabalho é explorar como as organizações e os mercados são motivados para oferecer resultados sustentáveis ​​e qual é o papel dos fluxos de informação. Nosso objetivo é estar na vanguarda do pensamento e da ação em sustentabilidade, focando em como as organizações a adotam em suas atividades.

 

Estamos olhando e pensando em muitos aspectos diferentes da sustentabilidade:

 

·         O conceito de capital natural e como ele é aplicado em finanças e negócios;

·         O futuro do sistema financeiro;

·         Como ajudar nossos membros em contabilidade e sustentabilidade;

·         Como o sistema econômico pode apoiar resultados sustentáveis;

·         O papel das empresas sociais no desenvolvimento de comunidades sustentáveis;

·         Mudança de sistemas;

·         Processos de inovação;

·         Usando o pensamento criativo para lidar com questões importantes;

·         Apoiando comunidades de responsáveis ​​pela mudança;

Gerar informações no conceito amplo da sustentabilidade e ser instrumento de gestão completa da organização é possível por meio do relatório de sustentabilidade de modelo do GRI e também do Relato Integrado.

A TATICCA possui mestre em sustentabilidade pela Universidade da Columbia (Nova Iorque) e uma equipe qualificada e experiente para preparar o processo nos conceitos de sustentabilidade, preparar, revisar e auditar relatórios. 

O contador também exerce seu papel nas ações de sustentabilidade, pois ela precisa ser medida, relatada e garantida. Essas áreas de especialização se enquadram naturalmente na competência de um contador. Informações de boa qualidade, confiáveis ​​e direcionadas adequadamente, são vitais para o desenvolvimento sustentável.

As empresas precisam modificar seu comportamento com base em informações. As informações de contabilidade podem fornecer feedback sobre o desempenho, que orienta as decisões de gerenciamento sobre o futuro.

 

As organizações precisam operar de maneira proativa, antecipar questões de sustentabilidade antes que elas surjam e encontrar novas oportunidades de negócios nesse ambiente em mudança.

 

O bom funcionamento desses mecanismos depende da disponibilidade de informações precisas e confiáveis ​​e da garantia desses dados não financeiros. Contadores são experientes no fornecimento de informações e garantia e como tomadores de decisão de negócios. Eles também estão envolvidos na elaboração da estratégia da empresa. 

 

Os revisores oficiais de contas podem estar envolvidos em uma enorme variedade de atividades, incluindo:

 

·         Implementar medidas de eficiência energética (e, portanto, economia de custos);

·         Formular e implementar políticas de responsabilidade corporativa;

·         Projeto de sistemas de informações gerenciais - por exemplo, em torno de licenças negociáveis ​​e emissões de carbono;

·         Garantia de processos e procedimentos da cadeia de suprimentos;

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.