Resultados Obtidos Na Auditoria Contábil

Na auditoria contábil verifica-se a situação financeira de uma empresa, certificando-se da exatidão dos registros contábeis e eficiência dos controles internos. Porém, a auditoria contábil, além de beneficiar a empresa nos setores financeiro, econômico e patrimonial, reflete de forma positiva em outras áreas, como administrativa, fiscal, técnica e social.

Visto que na auditoria contábil o profissional registrará sua opinião sobre a real situação financeira da empresa, é um serviço essencial para o empreendedor, pois o deixará ciente de possíveis erros e irregularidades, sugerindo também as respectivas soluções.

A legislação brasileira torna a auditoria contábil obrigatória para algumas empresas, como instituições financeiras, empresas de capital aberto, consórcios e planos de saúde. Porém, quando não por obrigatoriedade legal, o processo de auditoria contábil também é muito procurado para que o empreendedor consiga visualizar se a empresa está atingindo seus objetivos e/ou detectar se existem fraudes ou falhas nos processos.

De uma forma ou de outra, a auditoria contábil sempre beneficiará a gestão, pois o olhar crítico e detalhista do profissional especializado é um grande diferencial na constatação da credibilidade e segurança da empresa, além de auxiliar no direcionamento da tomada de decisão.

É importante salientar que, embora realizada por profissional capacitado e especializado, também existem limitações na auditoria contábil. Apontamentos podem surgir fora da contabilidade, controle patrimonial ou outras áreas atribuídas ao serviço. Nesses casos, outros profissionais devem envolver-se.

Sendo assim, um relatório de auditoria contábil pode apresentar uma confirmação da coerência das operações contábeis da empresa, em que as mesmas se encontram em cumprimento às normas de contabilidade, mas também pode apresentar a existência de erros ou fraudes, ocasionando falhas nos controles internos.

São considerados erros pela auditoria contábil, casos em que não houve a intenção da prática irregular. Já as fraudes são caracterizadas por ação intencional, como falsificações de documentos ou omissões de transações contábeis. Nesse caso, a auditoria contábil registra a comunicação diretamente à empresa, respeitando o sigilo profissional e recomendando as providências cabíveis.

Ao optar pela realização da auditoria contábil, sócios e acionistas obterão informações detalhadas sobre a real situação econômica da empresa, bem como sobre a eficiência dos seus controles internos. Além disso, a auditoria contábil auxilia a empresa aumentando sua credibilidade junto a bancos e fornecedores, bem como valoriza-se perante possíveis investidores.

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finanance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.