A transição para o futuro digital acelerou com a
pandemia da COVID-19 e se antes identificávamos hábitos e comportamentos que
levariam anos para mudar, percebemos que aos poucos já estão se consolidando.
De acordo com os 122 executivos de multinacionais
do Brasil, ouvidos pela pesquisa publicada pela consultoria Cushman &
Wakefield, 73,8% afirmam que pretendem instituir o home office como prática
definitiva no país. Antes do isolamento social pela pandemia, 42,6% nunca
tinham adotado a prática e 23,8% estavam analisando o modelo de trabalho.
A implantação da transformação digital nas empresas
está baseada em três pilares:
1)
Novos modelos de
negócios: a necessidade de inovar os processos e a maneira de se trabalhar
neles para melhor se adequarem às mudanças.
2)
Satisfação do
cliente: o comprador está no início e no final do processo, por isso as novas
estratégias de digitalização priorizam o relacionamento da empresa com o
cliente e a sua geração de valor.
3)
Automação dos
processos: o que antes era executado manualmente precisa ser automatizado e
digitalizado, trazendo maior produtividade e redução de custos.
A partir da mudança digital, são vários os setores
que obtém impactos positivos, como o relacionamento com os clientes, por
exemplo. A digitalização traz facilidade e menor custo no fortalecimento da
relação, pois utilizam maneiras simples de manter a satisfação, como a
utilização das redes sociais que aproximam a empresa do consumidor, além de
identificar suas preferências. O setor financeiro também se beneficia, já que a
tecnologia possibilita identificação rápida da saúde da empresa, já que ajuda a
acompanhar em tempo recorde todas as transações. Na transformação digital a
gestão de pessoas pelo setor de RH também gera mais motivação e crescimento dos
colaboradores.
Apesar de seus benefícios, a transformação digital exige
mudança de mentalidade na gestão e precisa ser implantada com planejamento.
Esse aspecto traz desafios que precisam ser vencidos, como o desenvolvimento da
cultura digital interna, mudança comportamental no trabalho e planejamento
seguido de monitoramento. Liderança e comunicação serão os principais canais
para manter os valores e alcançar os objetivos da empresa, com um relacionamento
entre empresa e profissionais mais fluído. Com os profissionais à distância, a
liderança será exercida na base da confiança, o que requer disciplina para
estabelecer metas e habilidade para delegar.
A transformação digital é o caminho para a inovação
e desenvolvimento de novos produtos, trazendo geração e receita e oportunidades
de mercado.
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