PILARES PARA A IMPLANTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA SUA EMPRESA


A transição para o futuro digital acelerou com a pandemia da COVID-19 e se antes identificávamos hábitos e comportamentos que levariam anos para mudar, percebemos que aos poucos já estão se consolidando.

De acordo com os 122 executivos de multinacionais do Brasil, ouvidos pela pesquisa publicada pela consultoria Cushman & Wakefield, 73,8% afirmam que pretendem instituir o home office como prática definitiva no país. Antes do isolamento social pela pandemia, 42,6% nunca tinham adotado a prática e 23,8% estavam analisando o modelo de trabalho.

 

A implantação da transformação digital nas empresas está baseada em três pilares:

 

1)      Novos modelos de negócios: a necessidade de inovar os processos e a maneira de se trabalhar neles para melhor se adequarem às mudanças.

 

2)      Satisfação do cliente: o comprador está no início e no final do processo, por isso as novas estratégias de digitalização priorizam o relacionamento da empresa com o cliente e a sua geração de valor.

 

3)      Automação dos processos: o que antes era executado manualmente precisa ser automatizado e digitalizado, trazendo maior produtividade e redução de custos.

 

A partir da mudança digital, são vários os setores que obtém impactos positivos, como o relacionamento com os clientes, por exemplo. A digitalização traz facilidade e menor custo no fortalecimento da relação, pois utilizam maneiras simples de manter a satisfação, como a utilização das redes sociais que aproximam a empresa do consumidor, além de identificar suas preferências. O setor financeiro também se beneficia, já que a tecnologia possibilita identificação rápida da saúde da empresa, já que ajuda a acompanhar em tempo recorde todas as transações. Na transformação digital a gestão de pessoas pelo setor de RH também gera mais motivação e crescimento dos colaboradores.

 

Apesar de seus benefícios, a transformação digital exige mudança de mentalidade na gestão e precisa ser implantada com planejamento. Esse aspecto traz desafios que precisam ser vencidos, como o desenvolvimento da cultura digital interna, mudança comportamental no trabalho e planejamento seguido de monitoramento. Liderança e comunicação serão os principais canais para manter os valores e alcançar os objetivos da empresa, com um relacionamento entre empresa e profissionais mais fluído. Com os profissionais à distância, a liderança será exercida na base da confiança, o que requer disciplina para estabelecer metas e habilidade para delegar.

 

A transformação digital é o caminho para a inovação e desenvolvimento de novos produtos, trazendo geração e receita e oportunidades de mercado.

 

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