Equívoco nº 1: a implementação do reconhecimento de receita
pode ser feita rapidamente
A implementação pode se demorada e exige períodos de tempo e
esforço concentrados. Devido ao quão complicado e envolvido é o reconhecimento
de receita, a implementação do IFRS 15 (CPC 47) raramente pode ser totalmente
resolvida rapidamente. Portanto, para garantir que os prazos de adoção sejam
cumpridos, as organizações precisam se esforçar na fase de planejamento de seu
projeto de reconhecimento de receita. O que vimos é que as organizações (e
especialmente as empresas privadas) estão em todo o mapa em termos de
planejamento e criação de cronogramas viáveis. Vimos que a implementação leva,
em média, de 3 a 12 meses para clientes simples e moderadamente afetados.
Depende naturalmente da complexidade da sua situação e de
quantos recursos você tem disponíveis internamente e externamente. A criação de
cronogramas é muito importante porque você não pode assumir que os recursos
externos estão disponíveis quando estiver pronto e não se esqueça de que seus
recursos internos já têm agenda comprometida em tempo integral. A identificação
de partes interessadas internas e os recursos internos e externos de que você
precisa com antecedência, bem como a criação de um cronograma realista, são
extremamente importantes para garantir uma implementação tranquila do
reconhecimento de receita.
Equívoco nº 2: não precisamos envolver os auditores até o
fim
O novo padrão de reconhecimento de receita é apenas isso:
novo para todos, incluindo auditores. Além disso, requer uma quantidade
significativa de estimativas e julgamentos, criando maior complexidade. Isso
significa que você deve consultar os auditores com antecedência e com
frequência durante o processo de adoção, para que você possa concordar com o
escopo do projeto, seus requisitos, seus cronogramas, quem estará envolvido e
os resultados da fase de análise. Isso permite que você evite surpresas no
tempo de auditoria e impostos, além de evitar prazos perdidos.
Equívoco nº 3: não precisamos considerar isso para fins
orçamentários
Como seus recursos internos já têm suas principais
responsabilidades, as chances de você ter que procurar recursos externos para
implementar efetivamente o reconhecimento de receita são altas. Isso,
obviamente, afeta seu orçamento de uma perspectiva de tempo e dinheiro. De
fato, muitas empresas disseram que subestimaram o que está envolvido na
identificação, registro e rastreamento dos dados necessários para implementar
com sucesso o padrão. E quando você não envolve recursos como seus cosultores
tributários no reconhecimento de receita, isso pode aumentar os custos
orçamentários porque você precisa entender como isso afeta os aspectos
tributários e outros problemas fiscais.
Em última análise, é necessário considerar se os recursos
internos, como a TI, são necessários para garantir uma adoção bem-sucedida e se
esses recursos têm tempo para participar desse processo. Se você concluir que
precisará de recursos externos, precisará ajustar seus cronogramas para refletir
as fases de seleção de recursos e escopo antes de finalmente estar pronto para
iniciar sua implementação de reconhecimento de receita.
Equívoco nº 4: o padrão não terá impacto sobre nós
O novo padrão de reconhecimento de receita tem uma estrutura
mais robusta para gerar consistência, o que significa que você deve percorrer
todas as cinco etapas de 1) identificação de contratos com clientes, 2)
identificação de obrigações de desempenho, 3) determinação do preço de
transação, 4) alocação do preço de transação às obrigações de desempenho e 5)
reconhecer a receita quando ou como obrigações de desempenho são satisfeitas.
Muitas organizações ficam surpresas com o que sai desse
processo de cinco etapas. A pior coisa que você pode fazer é ignorar os termos
e condições de um contrato, porque você não acha que eles afetarão o
reconhecimento de receita. Na implementação do IFRS 15 (CPC 47), os contratos
precisam ser analisados em todas as cinco etapas para determinar o impacto e o
método correto de registrar e divulgar o reconhecimento de receita.
Equívoco nº 5: A informação necessária está prontamente
disponível
Infelizmente, muitas vezes, as informações necessárias para
implementar o reconhecimento de receita não estão prontamente disponíveis. Como
o padrão depende muito de julgamento, ele requer entradas observáveis derivadas
de uma variedade de pontos de dados que podem ser armazenados em sistemas
diferentes ou podem precisar ser criados porque nunca foram rastreados em
primeiro lugar. Novamente, é isso que torna o planejamento e a alocação de
recursos tão importantes.
Equívoco nº 6: Eu não espero que o impacto seja material,
então posso ignorá-lo
O princípio da materialidade estabelece que um padrão
contábil pode ser ignorado se o impacto líquido de tal ação tiver um impacto
tão pequeno nas demonstrações contábeis que um leitor das demonstrações
contábeis não seja induzido em erro. No entanto, os julgamentos feitos sobre a
materialidade precisam considerar fatores quantitativos e qualitativos no nível
do relatório financeiro (ao decidir sobre o escopo dos seus esforços de
reconhecimento de receita) e no nível do contrato individual (ao avaliar
obrigações de desempenho separadas).
Os fatores quantitativos incluem a consideração de fluxos de
receita individuais em comparação à receita bruta. Fatores qualitativos incluem
o efeito potencial da distorção nas tendências, especialmente na lucratividade;
cumprimento de empréstimos; ganhos recorrentes; a probabilidade de que uma
distorção que é atualmente imaterial possa ter um efeito material em períodos
futuros e no nível do contrato; e a importância relativa ou importância de um
bem ou serviço para todo o arranjo. Seja qual for o caso, você precisa analisar
os possíveis impactos e respaldar suas conclusões de materialidade com pontos
de dados para garantir que esteja reportando de acordo com as práticas
contábeis adotadas no IFRS e CPC.
Equívoco nº 7: IFRS 15 (CPC 47) só impacta as finanças
Embora os resultados do reconhecimento de receita sejam
medidos e informados por finanças, são as atividades dos outros departamentos
que afetam diretamente esses resultados. Por exemplo, campanhas de marketing ou
negociações entre um representante de vendas e um cliente que promete descontos
futuros, serviços ou produtos gratuitos ou fazem garantias podem afetar o
número de produtos ou serviços identificados em um contrato, bem como o tempo
de reconhecimento da receita. Outros exemplos incluem a elaboração e aprovação
de termos e condições contratuais pelo departamento jurídico e planos de
incentivo para funcionários desenvolvidos pelo departamento de recursos
humanos.
Uma das melhores coisas que você pode fazer é treinar seus
funcionários sobre o possível impacto que suas ações podem ter no
reconhecimento de receita de sua empresa. Portanto, a colaboração e a
comunicação com todos os departamentos da sua empresa serão fundamentais para
garantir uma adoção bem-sucedida do novo padrão de reconhecimento de receita.
Equívoco nº 8: podemos lidar com nossas próprias conversões
de sistema ou gerenciar com o uso de planilhas
Muitas organizações já utilizam a automação no processo de
reconhecimento de receita, enquanto outras dependem muito do uso de planilhas.
Para aquelas organizações que são muito impactadas pelo novo padrão e / ou têm
muitos contratos abertos no final do ano, as planilhas podem se tornar mais
difíceis e demoradas de manter. As planilhas são especialmente difíceis para
contratos plurianuais que exigem o diferimento da receita e / ou a
capitalização dos custos do contrato. Sem mencionar o fato de que o novo padrão
exige divulgações de notas explicativas expandidas, que podem exigir conjuntos
de dados novos ou expandidos que não estão sendo rastreados no momento. E, para
as organizações que já utilizam a automação, dependendo das listas internas de
projetos de TI e dos recursos internos disponíveis, elas talvez precisem
considerar o aproveitamento de recursos externos para garantir que possam cumprir
os prazos de adoção. Mais uma vez, o planejamento será fundamental na adoção da
norma, de modo que a informação flua através do sistema e forneça aos usuários
internos, bem como aos auditores externos e consultores fiscais, as informações
de que necessitam.
Equívoco nº 9: Meus contadores elaborarão as divulgações de
notas explicativas expandidas ou poderemos copiar de empresas que já adotaram o
IFRS 15 (CPC 47)
Como as empresas públicas costumam ser as primeiras a
adotar, outras geralmente procuram exemplos. No entanto, isso pode resultar em
imprecisões, uma vez que as divulgações das notas explicativas das organizações
devem refletir os padrões econômicos e de fatos de suas práticas específicas de
reconhecimento de receita. Se você é uma empresa de capital fechado, certamente
pode analisar as divulgações de empresas de capital aberto, mas precisará
personalizar as divulgações de acordo com sua empresa e as estimativas e
julgamentos envolvidos nas políticas de reconhecimento de receita de sua empresa.
Simplesmente não funcionará como um recorte e cola das divulgações de uma
empresa pública. Além disso, empresas privadas receberam um alívio em boa parte
dos requisitos de divulgação exigidos de empresas públicas, por isso não faça
mais trabalho do que o necessário. Por último, conforme discutido ao longo
deste artigo, podem ser necessários conjuntos de dados novos e / ou expandidos,
que podem ou não estar prontamente disponíveis. Novamente, isso exigirá que as
organizações planejem antes de relatar os prazos, bem como entendam as mudanças
esperadas, as informações necessárias e as pessoas disponíveis para ajudar
nesse esforço.
Equívoco nº 10: Uma vez que eu adote o IFRS 15 (CPC 47), não
precisarei abordá-lo novamente
Sempre que alterar os termos e condições padrão da sua
organização, aceitar os termos e condições do cliente, alterar o seu modelo de
negócio ou oferecer novos bens e serviços, terá de passar novamente pelo
processo de reconhecimento de receitas em cinco etapas. Além disso, você deve
consultar o IFRS 15 (CPC 47) ao aceitar modificações nos contratos existentes.
Tudo isso significa que a coisa mais importante que você pode fazer é criar um
modelo de reconhecimento de receita sustentável e bem documentado que permitirá
que você faça alterações em sua organização daqui para frente.
Começando com reconhecimento de receita
Se você tiver dúvidas sobre o reconhecimento de receita ou
precisar de recursos externos para ajudar a implementar esse novo padrão, entre
em contato com a TATICCA. Sabemos que o IFRS 15 (CPC 47) é complexo e estamos
aqui para ajudar sua organização por meio de uma implementação tranquila e
bem-sucedida.
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