A auditoria
interna atua, através de pesquisas, interpretações e pareceres, como
uma forma de avaliação do sistema de controles internos de uma empresa, apresentando
aos líderes dados e informações qualitativas. Basicamente, a finalidade
da auditoria interna pode ser representada por alguns
objetivos como verificação da eficácia e eficiência dos controles internos,
utilização de métodos para salvaguardar ativos e garantia da integridade
dos registros e informações.
Mas a auditoria
interna vai muito além disso. Ela cumpre
papel fundamental para a empresa, garantindo a adequação e eficácia dos
controles internos e a confiabilidade das informações, por exemplo.
É uma das preocupações dos líderes antecipar
mudanças para garantir positivamente seus efeitos sobre a empresa, fazendo com
que o papel da auditoria interna torne-se essencial, já que
proporciona informações valiosas que ajudam a empresa a criar estratégias para
minimizar os impactos dessas mudanças.
A auditoria interna está atenta
a cada fase do crescimento e desenvolvimento de uma empresa, conseguindo formar
um modelo de interação com a mesma, que proporciona um alcance positivo em
ações de previsão e diagnóstico, ou seja, a grande vantagem da auditoria
interna é ter um controle permanente dos processos de gestão.
Em muitos casos a auditoria interna é
considerada punitiva, quando ao contrário, exerce papel fundamental na melhoria
da gestão, visto que seu objetivo principal não é localizar erros, mas
monitorar os controles internos até conseguir sua real eficiência. Verificar
possíveis falhas ou erros que geram riscos à empresa e tornam ineficientes o
controle interno das organizações é uma das funções da auditoria
interna, porém são ações que elevam sua contribuição de acordo com o
desenvolvimento da empresa.
Conforme a organização movimenta-se ao longo das
mudanças, o foco da auditoria interna varia ao longo do tempo,
pois como essas mudanças acontecem rapidamente, detalhes importantes em uma
fase podem se tornar menos significativos em outra, fazendo com que a auditoria
interna esteja sempre alinhada com os objetivos da empresa.
Dessa forma, o crescimento e mudanças na empresa
refletem fortemente no papel da auditoria interna, que entende a
organização como um todo e a auxilia em suas necessidades e expectativas.
A auditoria interna está sempre atenta e pronta a ajudar,
reforçando novas regras e analisando possíveis falhas nos controles internos.
Com a implantação frequente de novos valores no
mercado, impulsiondas também pelo avanço da tecnologia, torna-se necessário uma
visão diferente da auditoria interna, como um trabalho de
mensuração e prevenção, que tem como objetivo buscar a melhoria para problemas
existentes e previnir problemas futuros.
Qual a diferença entre auditoria interna e auditoria externa?
A auditoria
interna é uma função que, embora operando de forma independente de
outros departamentos e reportando diretamente ao comitê de auditoria ou
presidente da empresa, reside dentro de uma organização (ou seja, são
funcionários da empresa ou terceirizados). É responsável pela realização
de auditorias (financeiras e não financeiras) dentro de uma ampla gama de áreas
dentro de uma empresa, como indicado pelo plano de auditoria anual. O
olhar de auditoria interna é
concentrado nos principais riscos enfrentados pela empresa e que está sendo
feito para gerir esses riscos de forma eficaz, para ajudar a organização a
alcançar seus objetivos.
Já a
auditoria externa é um organismo independente que reside fora da
organização. Eles estão focados sobre as informações financeiras,
contábeis e econômicas ou risco associados às finanças e são nomeados pelos
acionistas/proprietários da empresa. A principal responsabilidade da
auditoria externa é realizar a revisão legal das informações financeiras,
fornecendo um parecer sobre se eles são um reflexo verdadeiro na situação financeira
da empresa.
Para empresários e gerentes que desejam iniciar um processo de auditoria interna em suas empresas ou
setores, contratar uma consultoria externa é a melhor solução se levarmos em
consideração fatores como eficácia, experiência e metodologia.
Contratando a consultoria em auditoria interna, a
empresa se protege contra erros comuns que acontecem por falta de familiaridade
com os processos necessários. Por outro lado, o maior benefício é o fato de
assegurar um padrão que de fato irá apontar elementos a serem melhorados.
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25 anos de experiência no segmento de auditoria, a Taticca Allinial Global Brasil
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