O Que É Contabilidade E Auditoria Contábil

A contabilidadee a auditoria contábil são funções de negócios essenciais que, embora com conceitos distintamente diferentes, podem se inter-relacionar. As empresas devem configurar um sistema de contabilidade antes de abrir suas portas para gerenciar e registrar dados financeiros, mas a auditoria contábil também pode ser imprescindível para monitorar e aprimorar práticas e credibilidade nas informações. Compreender as definições de contabilidade e auditoria contábil, bem como a correlação entre os dois, é vital para a compreensão das finanças empresariais.

 

Contabilidade

 

A contabilidade é o processo sistemático de classificação, armazenamento e apresentação de dados financeiros da empresa. Os contabilistas mantêm registros complexos de todas as transações financeiras, incluindo reconhecimento de receitas e despesas de vendas, além de custos, tais como folhas de pagamento e impostos. O ciclo de contabilidade começa com recibos de transações e outros documentos financeiros originais. Os contadores fazem registros de todos os eventos financeiros em contas individuais, na maioria das vezes usando um programa de contabilidade. Usando a informação armazenada nas contas da empresa, os contadores elaboram rotineiramente demonstrações financeiras, como balanços e demonstrações de resultados, para fornecer aos interessados ​​internos e externos informações relevantes da situação financeira de uma empresa.

 

Auditoria contábil

 

A auditoria contábil é o processo de revisão e pesquisa de qualquer aspecto de uma empresa, financeira ou não financeira. Os auditores são totalmente treinados para detectar áreas de necessidade de melhoria, perigos potenciais e incidentes de conduta não ética em sua área de especialização. A auditoria contábil pode interromper o fluxo normal de negócios em uma empresa, mas a capacidade de detectar e solucionar potenciais pontos fracos pode superar quaisquer perdas temporárias de produtividade. Entre as diversas questões, a auditoria contábil pode revisar as políticas de recursos humanos, procedimentos operacionais, políticas de qualidade ou segurança e, claro, todo tipo de informação gerada pela contabilidade.

 

A auditoria contábil combina esses dois conceitos distintos e podem transmitir benefícios significativos tanto para pequenas e grandes empresas. Uma auditoria contábil, por definição, é uma revisão sistemática e investigação das políticas, procedimentos e sistemas implementados para registrar, armazenar e apresentar dados financeiros dentro de uma empresa. A auditoria contábil cobre toda a gama do ciclo contábil, buscando inconsistências, ineficiências, erros e incidentes de conduta não ética em todas as etapas do processo. A auditoria contábil começa por analisar os sistemas implementados para garantir que o departamento de contabilidade receba todos os documentos de transação em tempo hábil. A auditoria contábil revisa o sistema de contabilidade em profundidade para garantir que todas as contas necessárias estejam presentes e mantidas com precisão. A auditoria contábil também revisa as demonstrações financeiras e os processos utilizados para elaborar demonstrações financeiras.

 

 

Entre em contato com a TATICCA, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finanance, auditoria interna, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.