O DESAFIO CONSTANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA


Cada vez mais vemos uma transformação da Auditoria Interna no mercado, que assume papel variável em diferentes segmentos de negócios, dependendo do contexto de maturidade e complexidade do ambiente de governança corporativa associado.

A dinâmica do clima de negócios global de hoje está levando as organizações a buscarem novas maneiras de melhorar sua vantagem competitiva.

Nesse contexto, empresas qualificadas oferecem serviços de auditoria interna e possuem times de consultores que ajudam as organizações no alcance de seus objetivos, com uma abordagem econômica, estratégica e disciplinada para o processo de gerenciamento de riscos, o que dá ainda mais ênfase para essa transformação da auditoria interna.

As atividades relacionadas à auditoria interna têm por finalidade agregar valor e sugerir melhorias nas operações de uma organização, e são realizadas em ambientes diversos, para variados objetivos. As organizações almejam posições competitivas e sustentáveis, procurando fazer uma gestão eficaz e rentável, e é nesse contexto que a transformação da auditoria interna emerge, apoiando a busca de uma gestão de recursos adequada.
 
Nos últimos anos, o papel da auditoria interna se modificou, dando espaço ao atendimento de novas demandas, surgidas a partir da pressão dos órgãos reguladores, além da necessidade de melhorias na governança corporativa.
 
Sendo assim, há uma transformação da auditoria interna, que aumentou seu foco em riscos, passou a atuar mais efetivamente na governança corporativa e participar mais ativamente nas melhorias dos processos como um todo. As empresas passaram a acreditar que a gestão de riscos tem impacto altamente positivo e que muitas de suas áreas internas podem melhorar a partir de trabalhos de profissionais externos qualificados.
 
Hoje, podemos identificar como principais prioridades da auditoria interna, a identificação de oportunidades de redução de custos no negócio, melhoria do processo de avaliação de risco e melhoria da capacidade de monitoramento de riscos emergentes. Dessa forma, a transformação da auditoria interna caminha para focar na metodologia interna de auditoria e no alinhamento da estratégia do negócio.

Essa estratégia tem como ponto de partida o alinhamento da estratégia da organização com a estratégia da auditoria interna, focando nos principais riscos do negócio. Para o desenvolvimento do plano estratégico algumas abordagens são necessárias, como a definição da visão da auditoria interna e o desenvolvimento de uma estratégia operacional.

Auditoria Interna E Sua Atuação No Mercado

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Esta definição é mundialmente reconhecida e aceita, sendo divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (Institute of Internal Auditors – IIA), representado no Brasil pelo IIA Brasil.

As mudanças no cenário econômico são quase instantâneas e o desafio da transformação da auditoria internaé acompanha-las na mesma velocidade. Com o crescimento do mercado se torna difícil para a empresa manter-se em destaque, é preciso um esforço constante para não ser deixado para trás. Por isso a necessidade de identificar riscos, otimizar custos, buscar informações estratégias e suporte à governança, entre outras ações que são foco de trabalho da auditoria interna.

A cada dia, mais gestores procuram as avaliações e sugestões da auditoria interna com segurança e confiabilidade de que serão auxiliados na estratégia de identificação de riscos e melhorias nos controles internos da empresa.

Essa transformação da auditoria interna não só ajuda a empresa a ganhar eficiência nos processos como
também auxilia na geração de valor para o negócio como um todo. Através de profissionais com grande experiência técnica e capacidade de buscar ideias inovadoras, trabalha na antecipação de problemas sugerindo soluções flexíveis às necessidades de cada empresa.

O grande objetivo dos serviços de auditoria interna é agregar valor e melhorar as operações de uma entidade por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada, que avalie e aprimore a eficiência de gestão de riscos, controle e processos de governança.

Os profissionais de auditoria interna precisam entender não apenas os processos internos da empresa, mas também a área de negócios em que ela está inserida. Devem acompanhar a transformação da auditoria interna, ser altamente qualificados e com vasta experiência em diferentes áreas de negócios, desenvolvendo visão estratégica e identificando facilmente os riscos aos quais a empresa está vulnerável.

Auditoria Interna – Melhores Práticas

Muitos profissionais compartilham a opinião que um programa de auditoria interna eficiente pode gerar lucros reais para uma organização. Por outro lado, um programa fraco de auditoria interna pode criar caos e diferentes possibilidades de perdas físicas e financeiras. Mais um motivo para a transformação da auditoria interna.

Neste sentido, melhores práticas de auditoria interna podem contribuir às organizações na manutenção em conformidade com suas as obrigações organizacionais. É possível e factível que você evite problemas e melhore a eficiência operacional ao mesmo tempo.

Alguns conceitos sobre o tema, abaixo apresentados, poderão auxilia-lo na condução e reorientação das atividades de auditoria interna. Por exemplo, profissionais de auditoria interna deverão ou poderão ser considerados como opção válida e eficiente quando:

  • Especialistas externos de auditoria interna nem sempre são necessários, porém, um segundo olhar pode contribuir em um processo mais complexo. Nem toda organização tem a experiência necessária para conduzir uma auditoria interna adequada. Os auditores externos trazem uma abordagem inovadora e experiência externa que pode ser muito valiosa para as rotinas diárias de auditoria interna.
  • Auditores externos fornecem uma visão objetiva e eliminam muitos vieses que poderiam estar presentes se a equipe fosse composta apenas por auditoria interna.
  • Um trabalho de auditoria interna não pode ser considerado confiável se o assunto não for adequadamente dominado pela equipe de auditoria.
  • Para ajustar os programas normais de auditoria interna, é preciso que programas sejam construídos no processo de negócios e não excluídos, o que geralmente é o caso.
  • Muitos programas de auditoria interna estão focados em conformidade e legislação, mas negligenciam o risco.
  • Quando as organizações não entendem a importância das auditorias, elas atrasam a sua realização ou reduzem a alocação de recursos. É necessária a alocação de fundos suficientes para as auditorias, essa iniciativa deve vir da alta administração de uma organização.
  • Os programas de auditoria interna devem ser revisitados periodicamente para avaliar se permanecem adequados à luz das mudanças nas circunstâncias.

Para haver uma transformação da auditoria interna e para que uma equipe de auditoria interna seja formada, algumas habilidades devem ser requisitadas. Embora existam procedimentos que estabeleçam o número mínimo de horas para um determinado tamanho de empresa, o número de auditores varia principalmente com o tipo e a complexidade de uma indústria e o escopo da auditoria.

Na formação da equipe, os profissionais de auditoria interna devem ter conhecimento dos processos da empresa e métodos de controle específicos para os riscos auditados, grandes habilidades de comunicação e humildade. Revisão dos papeis de trabalho e adequada segregação de funções também devem ser considerados quando uma equipe de auditoria interna é formada. E à medida que o tamanho da equipe aumenta, os conjuntos de habilidades podem ser isolados para os indivíduos.

Aplicação Da Matriz Swot Na Auditoria Interna

Percebe-se no mercado muitas necessidades de atuação da auditoria interna, e com isso, via de regra o plano estratégico desta atuação deve ser periodicamente revisado e ajustado. Neste sentido, uma análise da matriz SWOT da auditoria interna é satisfatoriamente reconhecida como uma alternativa de se identificar os principais fatores internos e externos que são importantes para alcançar a estratégia definida.

A análise SWOT é indicada para fazer diagnóstico de ambientes, internos ou externos à organização, e que estrategicamente fornece técnicas para identificação, no ambiente interno, das forças e fraquezas, e no ambiente externo, das oportunidades e ameaças.

Na transformação da auditoria interna, sendo a auditoria interna uma atividade independente e que presta assessoria, examinando a adequação, eficiência e eficácia das operações e desempenho das áreas, objetivos e políticas da organização, depende de ferramentas que busquem informações verossímeis ao objetivo da auditoria.

A matriz SWOT da auditoria interna é constituída de quatro elementos, sendo: 1) FORÇAS, que se caracterizam pelas habilidades, ações positivas e competências da organização. 2) FRAQUEZAS, que são as características negativas, ou seja, pontos onde a ausência da capacidade gera problemas ou falta de controle. 3) AMEAÇAS, que correspondem às características externas que são negativas e não podem ser controladas e as 4) OPORTUNIDADES as características externas que influenciam positivamente na
gestão.

Ao construir uma matriz SWOT, a auditoria interna alcança uma rica contribuição à qualidade dos trabalhos, pois está atenta aos pontos fracos e fortes e à adequação entre os fatores externos e internos, desenvolvendo um diagnóstico estratégico e eficaz. A SWOT torna-se assim, parte integrante de métodos de planejamento estratégico, que analisa os cenários, compila as informações coletadas através dos quatro elementos e gera uma matriz de forma estruturada. Além de ser uma ferramenta estratégica, também potencializa o foco e direciona os resultados, fornecendo credibilidade às informações
obtidas pela equipe de auditoria interna.

Abaixo, em detalhes, tópicos relacionados aos quatro elementos da SWOT:

FORÇAS

  • Visão, missão, valores e documentos de auditoria interna definidos, bem como papéis, responsabilidades e relatórios claros, concisos e objetivos;
  • Políticas, procedimentos e manuais, incluindo padrões e modelos de relatórios formais;
  • Planos individuais de treinamento e possibilidade de certificação de pessoal;
  • Acompanhamento formal de recomendação e processo estabelecido para se
    identificar pontos de atenção;
  • Relacionamento construtivo com a alta administração, equipe de auditoria e demais
    entes relacionados;
  • Garantia de qualidade e programa de melhoria continua devidamente formalizado e
    em funcionamento;
  • Uso do Sistema Integrado de auditoria, incluindo o processo de acompanhamento
    de recomendações;

FRAQUEZAS

  • Pessoal limitado;
  • Mudanças significativas no pessoal;
  • Lacuna do conhecimento institucional;
  • Lacunas de competências devido a recursos humanos limitados;
  • Uso limitado de análise de dados e mineração de dados;
  • Limitadas oportunidades de carreira de pessoal dentro da organização e no mercado de forma geral;
  • Participação limitada como observador em vários Conselhos;
  • Baixo apoio da alta administração nos serviços prestados e nos objetivos pretendidos em cada trabalho;
  • Tempo escasso e recursos financeiros insuficientes;

OPORTUNIDADES

  • Melhorar a percepção da habilidade, conhecimento e capacidades da equipe;
  • Educar as partes interessadas sobre o papel e as capacidades da auditoria
    interna;
  • Envolva-se em novas iniciativas cedo para incorporar controles adequados e
    eficientes;
  • Maior colaboração com outras funções de garantia, incluindo gerenciamento de
    riscos;
  • Introduzir o risco e controlar a aplicação de auto avaliações em diferentes níveis;
  • Melhorar o conhecimento e as habilidades em análise de dados, bem como a
    identificação de novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado;
  • Uso efetivo da terceirização e co-sourcing da função, identificando a melhor
    possibilidade para a organização considerando a realidade em que está inserida e
    as metas de curto, médio e longo prazo;

AMEAÇAS

  • Organização lenta para implementar recomendações;
  • Impedimento da independência, ou influência de áreas ou pessoas indevidas;
  • Comunicação ineficaz com a gerência;
  • Redução na cooperação gerencial;
  • Aumento das lacunas de habilidades;
  • Rotatividade de pessoal;
  • Falta de consciência da evolução das estratégias organizacionais e dos riscos emergentes, tais como segurança cibernética, riscos tecnológicos, dentre outros;

Assim, para que haja essa transformação da auditoria interna, cada vez mais o mercado busca profissionais especialistas, com experiências necessárias para serem capazes desses desafios e iniciativas estratégicas.
 
A partir dessa transformação da auditoria interna e complexidade das demandas, estão presentes no mercado várias contribuições, que tem como diferencial o extenso conhecimento em auditoria interna dos profissionais atuantes, a fim de auxiliar a administração na identificação de áreas críticas de risco para praticamente qualquer tipo de negócio, com uma abordagem altamente focada e orientada estrategicamente.

A TATICCA – ALLINIAL GLOBAL já é reconhecida pelos seus clientes e no mercado brasileiro por prestar serviços por meio de profissionais com mais alto padrão técnico, os auditores atuam como consultores, oferecendo sugestões e soluções para aprimorar a gestão e o controle das organizações. Prestamos serviços destinados a fortalecer a confiabilidade das informações para uso dos acionistas, investidores, dos credores, reguladores, cidadãos, administradores e dos demais interessados. Auxiliamos as
empresas em todos os aspectos da auditoria interna, desde o desenvolvimento de planos e estratégias de auditoria até a condução das próprias auditorias. Auxiliamos nossos clientes de forma presencial como remotamente, e oferecemos recomendações práticas que nossos clientes podem usar para tomar decisões para a melhoria contínua em tempo real.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse