Novo Perfil Do Profissional De Contabilidade


Em 2017, com a introdução da Lei no 11.638 que altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404 que dispõe sobre as sociedades por ações de 1976, a contabilidade no Brasil passou por uma grande transformação. No mesmo ano, através do Decreto nº 6.022, instituiu o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, o qual passou a adotar uma nova tecnologia para entrega das declarações fiscais e contábeis. O SPED é um módulo da Receita Federal que unifica, recebe, valida, armazena e autentica os livros e documentos que integram toda a escrituração contábil e fiscal das sociedades empresárias, mediante o ambiente computadorizado de informação.

Diante das tantas mudanças normativas e principalmente tecnológicas, tornou-se imprescindível que todas as empresas e escritórios que prestam serviços de contabilidade, introduzam novas soluções tecnológicas como sistemas integrados (ERP - Enterprise Resource Planning, traduzindo: Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e sistemas de analytics, para atender as demandas dos órgãos fiscalizadores, como por exemplo, a Receita Federal e também prestar serviços de qualidade para a tomada de decisões.

Com essas mudanças surge a necessidade de novas alternativas para tornar o fluxo de processamento de informações mais dinâmico. Ou seja, os escritórios de contabilidade passam então a fazer uso dos sistemas de informações para melhoria contínua dos processos e se manter competitivos no mercado.

Isso porque a tecnologia da informação aliada à contabilidade, ajuda as empresas a se manterem no mercado, agilizando os processos e transformando a informação em poderoso instrumento de gestão empresarial, além de reduzir esforços no cumprimento das obrigações fiscais e tributárias impostas pelo governo. Diante de um controle rígido do fisco em relação aos contribuintes, os escritórios de contabilidade, por um lado precisam interpretar as novas exigências do governo, e por outro precisam prestar auxílio às empresas no cumprimento das obrigações fiscais.

A chegada de novas tecnologias e mais particularmente, essa informatização da contabilidade faz surgir um novo perfil de profissional contábil, especialista em consultoria empresarial, pois para cumprir seu papel precisa conhecer os processos da empresa e todos os sistemas de informação utilizados.

O profissional de contabilidade não tem mais como função realizar registros manuais em livros contábeis. Essas atividades burocráticas agora passam a ser realizadas pelos softwares e o profissional não mais produz dados, mas passa a analisa-los. Não olha mais para o que passou, para o montante que entrou na empresa, mas passa a olhar para o resultado presente e fazer previsões futuras. A implantação dos sistemas de informação para a contabilidade transformou em analítico um trabalho que era burocrático.

A profissão contábil exige mais conhecimento a cada dia. De forma que o profissional de contabilidade deve estar preparado para essa adaptação ao mundo globalizado e aos avanços da tecnologia da informação. E consequentemente, as organizações também passam a valorizar alguns conceitos gerenciais para atingirem suas metas, como desempenho, profissionalismo, conhecimento dos processos e transparência das informações.

É também através dos profissionais de contabilidade que as empresas adotam essa nova postura em busca de informação e avaliam os impactos decorrentes nas decisões tomadas. Nesse ambiente cada vez mais tecnológico, é necessário que a contabilidade administre de forma eficiente sua base de informações, tornando a empresa competitiva e de gestão eficaz.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse