Aos poucos os estados e cidades começam a
reabrir seus negócios, ainda que com capacidade reduzida em alguns casos. É um
momento importante para que as empresas equilibrem a necessidade de retornar
aos negócios com as preocupações contínuas em torno do risco à saúde dos
funcionários, bem como à reputação da organização. Empresas brasileiras podem
tomar como exemplos as lições aprendidas com as reaberturas na Ásia e na Europa,
que começam a reabrir dentro de novos regulamentos rígidos, que provavelmente
permanecerão em vigor no futuro próximo.
Ao retomar o seu negócio, considere três etapas
que podem ajudar você a manter a sua segurança, de seus funcionários e clientes:
1. Reveja seu local de trabalho
O design
de escritórios em espaço aberto, que ganhou popularidade na última década, foi
promovido para incentivar a interação e a inovação dos funcionários. Hoje, eles
representam importantes problemas de saúde e estão sendo rapidamente
descartados em favor de espaços de trabalho socialmente distanciados que
limitam o contato físico. É momento de fechar as áreas de descanso e
lanchonetes para desencorajar a aglomeração. Remover ou reposicionar
refrigeradores de água ou estações de café do escritório também ajuda a manter
as regras de distanciamento social. Outra ação recomendável é analisar o fluxo
do tráfego do escritório, para determinar quais rotas as pessoas costumam
seguir para chegar às mesas e onde os congestionamentos se formam com mais
frequência. Podem ser colocados marcadores de distância e direção no chão, para
evitar o bloqueio ou aglomeração do escritório em torno dos pontos de entrada e
saída, como elevadores.
E claro, vale considerar o trabalho remoto
sempre que possível, mesmo quando a equipe retornar ao escritório. Um bom
exemplo é a utilização da videoconferência para reuniões no lugar da mesa de
conferência. Criar um ambiente seguro é fundamental para aumentar a
confiabilidade dos funcionários, por isso, comunicar ativamente quaisquer
alterações ajudara tranquiliza-los.
2. Seja flexível
Nem todos os funcionários se sentem
confortáveis em retornar ao local de trabalho, mesmo quando as restrições de
ficar em casa são levantadas. Isso pode ser especialmente verdadeiro para os
funcionários em risco ou com familiares em risco, ou até para aqueles que
dependem de transporte público. Sendo flexível, você pode reduzir o estresse
dos funcionários. Por sua vez, isso pode melhorar a produtividade, permitindo
que sua organização enfrente melhor esse tempo de incerteza.
A flexibilidade de horários é uma boa saída,
permitindo que as pessoas trabalhem mais horas em menos dias, por exemplo, para
gerenciar as necessidades de cuidados com os filhos ou minimizar as viagens que
eles fazem no transporte público. Abra exceções para funcionários em categorias
de alto risco e explore maneiras de permitir que eles continuem trabalhando
remotamente.
3. Priorize a saúde e a segurança
À medida que seus funcionários retornam ao
local de trabalho, você pode implementar medidas que ajudam na sua proteção.
Por exemplo: verificações diárias de temperatura, uso obrigatório de máscaras,
regras oficializadas de distanciamento social, procedimentos de desinfecção e
quarentena, procedimentos para o caso de alguém adoecer no trabalho, entre
outras.
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