MELHORE A GESTÃO DA SUA EMPRESA COM AUDITORIA DE PROCESSOS


Uma auditoria também é utilizada para verificar se os  processos estão operando dentro dos limites especificados e atingindo as metas estipuladas pela organização. A auditoria de processos examina as atividades e etapas do processo para verificar se as entradas, ações e saídas estão de acordo com os requisitos definidos. É uma avaliação das etapas e técnicas sequenciais do processo dentro do sistema e fornece valor para a gestão pela avaliação dos processos, seu controle, riscos e alcance dos objetivos.

 

A auditoria de processos também pode ser definida como um exame sistemático e independente para determinar se as atividades e os resultados relacionados estão em conformidade com os arranjos planejados e se esses arranjos são implementados de forma eficaz e adequados para atingir os objetivos. Atualmente, a auditoria de processos é uma das principais ferramentas de gestão, pois fornece evidências objetivas sobre a necessidade de redução, eliminação e, principalmente, prevenção de não conformidades. Os resultados dessa auditoria podem ser usados ​​pela administração para melhorar o desempenho da organização.

 

A auditoria de processos é normalmente realizada para objetivos como (a) avaliar o sistema da organização em relação a um padrão de sistema, (b) determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos do sistema com os requisitos especificados, (c) determinar a eficácia de o sistema implementado para atender aos objetivos especificados, (d) oferecer uma oportunidade de melhoria no sistema, e (e) atender aos requisitos estatutários e regulamentares.

As etapas da auditoria de processos começam com a definição do escopo e frequência da auditoria. O escopo é determinado pelas necessidades da organização e a frequência é determinada após considerar-se os requisitos especificados ou regulamentares e quaisquer outros fatores pertinentes. A auditoria interna e externa devem fazer parte do cronograma.

 

Na fase de preparação, como base para o planejamento da auditoria, o profissional deve revisar os manual e procedimentos para depois desenvolver um planejamento de auditoria deve ser feito junto com a empresa auditada. Este planejamento deve incluir o objetivo e o escopo da auditoria juntamente com as atividades a serem auditadas, as pessoas que são diretamente responsáveis ​​pelas atividades auditadas, documentos de referência, data, hora e local da auditoria, cronograma com o tempo previsto e a duração de cada atividade, cronograma de reuniões, entre outros.

 

O profissional da auditoria de processos tem a responsabilidade de preparar o relatório, que deve refletir fielmente o tom e a condução dos trabalhos. O relatório de auditoriadeve conter apenas declarações factuais de discrepâncias suportadas por evidências objetivas e deve incluir, se aplicável, itens como o escopo e o objetivo da auditoria, detalhes do plano de auditoria, a norma e qualquer outro documento com base no qual a auditoria foi conduzida, observações dos relatórios de não conformidade, opinião da equipe de auditoria quanto à conformidade com as normas aplicáveis ​​e outros documentos e a capacidade do processo de atingir os objetivos.

 

Uma das principais vantagens da implantação da auditoria de processos está relacionada, justamente, à aplicação das melhorias nos processos, pois é inviável a implantação dos mesmos se não forem bem utilizados e consequentemente, não trouxerem os resultados esperados. Dessa forma, a auditoria de processos é um trabalho de verificação dos processos da empresa, quaisquer que sejam, e de sua efetividade.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse