INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM TEMPOS DE COVID-19

A pandemia do Covid-19 está trazendo e trará mais impactos significativos para as organizações. Sendo assim, a permanência de uma empresa no mercado será determinada pela sua capacidade de adaptação diante das circunstâncias, otimização dos processos e modernização dos serviços. À medida que o mundo se reúne em combate à crise, é apenas uma questão de tempo até que surjam outras inovações em tecnologia.

 

A IA, por exemplo, embora tenha sido incrivelmente útil no estudo da densidade populacional, demografia e padrões de viagens para ajudar os pesquisadores a decidir para onde enviar suprimentos ou como mitigar um surto, inovações estão focadas em como usar a tecnologia para eliminar informações incorretas. Os gigantes da tecnologia social Facebook, Google e Twitter estão trabalhando no uso da tecnologia para oferecer checagens. A BlueDot canadense desenvolveu um sistema de alerta precoce, que usa inteligência artificial, incluindo processamento em linguagem natural e aprendizado de máquina, para rastrear mais de 100 doenças infecciosas, analisando cerca de 100.000 artigos em 65 idiomas todos os dias.

 

As startups da BioTech, HealthTech estão trabalhando no desenvolvimento de testes mais fáceis e rápidos e máscaras eficazes para identificar e impedir a propagação do COVID-19. Os laboratórios Veredus  em Cingapura informaram que a empresa lançará em breve um kit de detecção "Lab-on-Chip" que pode ser comprado comercialmente. Isso permitirá que os pacientes sejam testados para  três tipos de coronavírus  em duas horas. Duas startups israelenses , Sonovia e Argaman, estão trabalhando em máscaras laváveis ​​e reutilizáveis, incorporadas a agentes antivirais e antibacterianos que podem ser mais eficazes do que as máscaras descartáveis.

 

As possibilidades crescentes de telemedicina, combinadas à robótica, ajudarão os pacientes a obter os cuidados de que precisam, sem colocar os médicos em risco. Nos EUA, um paciente no estado de Washington está sendo tratado pelo coronavírus por um robô chamado Vici, através do qual ele se comunica com sua equipe de atendimento. Na China, um robô chamado Little Peanut  transporta alimentos para pacientes em quarentena em um hotel.

 

Já os drones, chegou a hora de serem usados para entrega de  mercadorias. O Fórum Econômico Mundial publicou uma postagem no blog destacando as contribuições dos drones na luta contra o COVID-19. Na China, a empresa de entrega de drones  JD  trabalhou com as partes interessadas do governo para aumentar drasticamente as áreas de serviço e levar suprimentos para áreas em quarentena e isoladas.

 

Quando a SARS teve seu pico no final de 2002, cientistas levaram mais de um ano para sequenciar o genoma do vírus. Desta vez, o genoma do COVID-19 foi sequenciado em menos de um mês após o primeiro caso ter sido identificado. As inovações nessa área nos ajudarão a fornecer informações sobre como o vírus é transmitido e como ele evolui. O Reino Unido criou a aliança de sequenciamento do genoma COVID-19 para análise do vírus em larga escala.

 

Em resumo, a tecnologia está sendo tratada hoje como parte essencial de proteção à saúde pública e poderá trazer aspectos que irão moldar as rotinas das empresas nos próximos meses e anos. A pandemia terá um fim, mas a transformação está só começando. Vivenciamos revoluções que já deixam sementes para colheitas futuras e já temos muitas comprovações ao redor do mundo de como a tecnologia usada corretamente pode não só frear a pandemia, mas criar uma sociedade mais digital e evoluída.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate financefinancial advisoryrisk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.