INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM AUDITORIA


As organizações estão mudando. A tecnologia da informação está sendo cada vez mais usada para digitalizar processos de negócios existentes ou criar modelos de negócios totalmente novos. As tecnologias emergentes estão transformando a maneira como o mundo vive e trabalha. Aprender a identificar o poder transformador da tecnologia é uma obrigação para que as organizações de todos os setores tenham sucesso. E essas revoluções tecnológicas em auditoria estão levando a um trabalho menos mecânico e mais criativo para os profissionais da área.

 

O que a maioria das organizações tem em comum é que elas são, obrigatória ou voluntariamente, a publicar suas demonstrações financeiras. Os profissionais de auditoria verificam a confiabilidade dessas declarações, executando os procedimentos prescritos por leis e regulamentos. Os procedimentos de auditoria são automatizados ou terceirizados para minimizar o esforço necessário para cumprir essas leis e regulamentos. A tecnologia ainda é subutilizada para aumentar os insights fornecidos por uma auditoria ou enriquecer a experiência do cliente. Recentemente, isso começou a mudar. As empresas estão esperando mais de seus auditores, o que está levando a mudanças na forma como a auditoria é realizada e na forma como os resultados da auditoria são apresentados.

 

A cada dia mais o trabalho de auditoria auxilia nas decisões que afetam a direção dos negócios, como formular essas decisões e como encontrar e processar os dados que suportam esses modelos de tomada de decisão. Os aplicativos fazem a contabilidade e para o empresário. O proprietário de uma pequena empresa, por exemplo, não precisa aprender sobre contabilidade. Ele pode entrar diretamente nos negócios, mas ainda estar em conformidade com todos os regulamentos, como folha de pagamento e imposto de renda.

 

Assim, as inovações na área de contabilidade e auditoria estão liberando os profissionais de negócios e proprietários de pequenas empresas do trabalho mecanizado, permitindo que eles foquem no crescimento e inovação.

 

Robert Nehmer, PHD e professor de contabilidade e finanças nos EUA, tem dedicado suas pesquisas a examinar os efeitos e aplicações da tecnologia em contabilidade e auditoria. Ele afirma que, “na área de auditoria, estamos vendo uma revolução usando tecnologia para auditoria e monitoramento contínuos, começando na auditoria interna”. Também disse que “O processo de auditoria está passando por uma reengenharia em que as partes mais estruturadas da auditoria são retiradas das partes menos estruturadas. Os processos estruturados são então automatizados, deixando que os humanos tomem as decisões mais difíceis e críticas na auditoria. Para as organizações, esses avanços significam controles melhores e mais precisos para custos mais baixos.”

 

Inovações e tecnologias emergentes estão aumentando a relevância da tecnologia de auditoria nas auditorias de demonstrações financeiras. Por outro lado, as expectativas dos clientes estão levando os auditores a se tornarem mais inovadores dentro da auditoria, exigindo o uso dessas tecnologias. Esse processo ainda conta com desafios devido a regulamentações externas, custos iniciais e mudanças nos requisitos de qualificação. No entanto, já se percebe o impacto com feedback positivo de clientes usando novas tecnologias dentro da auditoria.

 

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua com serviços integrados de auditoria, auditoria interna, contabilidade, impostos, corporate finance, financial advisory, risk advisory, tecnologia, consultoria empresarial e treinamento, para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse