Importância Da Implementação De Gerenciamento De Riscos Corporativos


Importância da implementação de gerenciamento de riscos corporativos

1.     Risco e retorno

Antes de entrar no tema gerenciamento de riscos, é preciso relembrar que toda e qualquer atividade empresarial necessariamente envolve riscos. A grandeza entre os ganhos e os riscos são diretamente proporcionais. Portanto, quanto maior os ganhos esperados, maiores são os riscos envolvidos. Empreender é a busca do equilíbrio entre o retorno e o risco, evitando riscos muito altos para buscar o retorno contínuo e sustentável.

O termo risco é normalmente ligado aos eventos que podem acontecer e que tem impacto negativo sobre a atividade exercida. No mundo empresarial, o conceito foi modificado para identificação e mensuração daquele evento que pode acontecer.

2.     Categorização de riscos

No processo de gerenciamento de riscos, dois principais critérios devem ser adotados na sua categorização: Pessoas, como agentes dos potenciais riscos e imagem, como a consequência dos atos praticados pelos agentes. A falta de documentação dos processos pode causar falta de sinergia entre os colaboradores, gerando vários tipos de riscos:

·         Reputacional, onde a imagem da empresa pode ser posta em risco por mal-uso de recursos ou atitudes de marketing mal elaboradas.

·          Risco de mercado, onde a posição de mercado da empresa pode ser prejudicada pela má execução de tarefas operacionais e administrativas, gastando recursos a mais que o necessário

·         Risco financeiro: riscos relacionados ao mal planejamento financeiro, que podem botar a companhia em insolvência financeira.

 

3.     Avaliação de riscos

Para avaliação dos riscos, é necessário definir o nível de exposição que a empresa está exposta ao risco. No gerenciamento dos riscos, esse nível de exposição é levado em consideração a probabilidade de o risco acontecer, aliado a quantidade de provável perda econômico-financeira que a empresa sofrerá pelo acontecimento do risco.

4.     Mensuração de riscos

A mensuração dos riscos é fundamental para a avaliação em um processo de gerenciamento dos riscos. O processo de mensuração envolve a projeção do orçamento empresarial por área, atentando-se para as projeções e tendências de mercado. As áreas mapeadas com possíveis riscos são projetadas os riscos por categoria, usando critérios dos possíveis riscos operacionais, reputacionais e financeiros.

5.     Tratamento de riscos

Ao adotar o gerenciamento de riscos, a empresa deve atentar para uas medidas principais: Evitá-lo, ou aceita-lo. Evitando o risco, a empresa não participa de eventuais ganhos aliados ao risco, o que pode ser benéfico ou maléfico, dependendo da quantidade de retorno e risco associado. Aceitando o risco, a empresa toma frente de que o risco existe, mapeia, mensura e categoriza, visando o retorno sustentável aliado aquele risco. Isso pode ser feito das seguintes formas: reter, reduzir ou compartilhar.     

·         Reter o risco significa manter o nível de risco e retorno proporcionais, em níveis aceitáveis, através de padronização de ações e análises da área ou tipo de negócio.

·         Reduzir significa tornar o risco mais baixo, levando-se em consideração que o retorno esperando está abaixo do risco tomado.

·         Compartilhar significa pulverizar o risco, diluindo com outras empresas o risco e dividindo também os resultados esperados.

·          

6.     Benefícios na implantação de método de gerenciamento de riscos

A adoção do método de gerenciamento de riscos pode trazer inúmeros benefícios para a empresa que o adota, dos quais podemos destacar:

·         Promove maior transparência da empresa trazendo mais credibilidade no mercado, agregando valor de mercado.

·         Melhora dos padrões e cultura organizacionais da empresa.

·         Prevenção de riscos sistêmicos e identificação de processos falhos nas atividades operacionais e administrativas.

·         Melhoria de índices financeiros, pelo aproveitamento máximo dos recursos, aumento a eficiência e eficácia da companhia.

Entre em contato com a TATICCA – ALLINIAL GLOBAL, que atua em todo o Brasil e globalmente, com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, corporate finance, tecnologia, risk advisory, consultoria empresarial e treinamento. Para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse