IMPACTOS DA ADEQUAÇÃO À LGPD NA INDÚSTRIA


Assim como nos demais setores, as mudanças no tratamento de dados pessoais para adequação à LGPD impactarão também na forma de trabalho das indústrias. A LGPD apresenta três princípios de segurança a serem adotados: confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações. Mas também determina que as informações sejam eliminadas após concluída sua finalidade.

 

Com a adequação à LGPD toda cadeia industrial precisará priorizar projetos internos para proteger a privacidade dos dados de clientes e parceiros, bem como estabelecer regras para sua coleta, utilização, tratamento e armazenamento. Para se adaptar à nova legislação, vai precisar revisar seus procedimentos internos, políticas e fluxos de dados, além de revisar, ou elaborar caso não possua, uma política de privacidade e treinamentos internos.

 

As indústrias deverão adotar alguns procedimentos na implantação ou adequação à LGPD, que envolvem em primeiro lugar, nomear um colaborador encarregado dos dados. De acordo com a lei, “é a pessoa responsável pelos dados pessoais coletados, tratados e armazenados pela empresa”. Após identificar quais são os processos da indústria que realizam tratamento de dados, será preciso adotar normas e políticas de privacidade objetivando protege-los.

 

A LGPD estabelece que o controlador dos dados seja responsável pelas decisões referentes ao seu processamento. Nesse caso, na adequação à LGPD, é importante que a empresa reveja seus contratos com fornecedores e prestadores de serviço que utilizam os dados pessoais em seu nome, para ajusta-los se necessário. Indústrias que possuem sites de vendas devem deixar explícito nas páginas os critérios utilizados para o tratamento das informações, de forma que também será preciso adaptar o site tendo em vista a adequação à LGPD.

 

Embora pareça um desafio dos mais trabalhosos, a nova legislação é vista como uma conquista para a área das indústrias e sua adequação à LGPD trará vários benefícios, pois não regulamenta apenas sua relação com o cliente, mas com todos os colaboradores e cadeia de produção.

 

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